A expressão na filosofia da música de Theodor W. Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Paulo Cerruti de Arruda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-26042024-114920/
Resumo: Pretendemos discutir a questão da expressão na filosofia da música de Theodor Adorno. Veremos como, na leitura de Adorno, a expressão muda de função no contexto da nova música e de sua recusa da tonalidade. Nas composições expressionistas de Arnold Schoenberg, a expressão deixa de afirmar a reconciliação entre os impulsos expressivos do sujeito musical e as convenções da tonalidade, e assume uma função negativa, denunciando o caráter antagônico da vida social ao invés de ocultá-lo por meio da fraude da harmonia. Veremos ainda como a postura crítica da nova música, indissociável da expressão entendida como contratendência em relação à logicidade da forma, é colocada em risco no pós-Guerra. Ao rejeitar a expressão in totum e optar por sistemas composicionais que tendem a excluir o sujeito, a música de vanguarda recupera o caráter ideológico que havia superado por meio da crítica à expressão tradicional. Por fim, argumentamos que a obra de Morton Feldman é capaz de superar os impasses que Adorno identifica na produção de seus contemporâneos. Sua crítica à expressão tradicional não o leva a sistemas musicais alheios ao sujeito, mas a uma música sistematicamente assitemática, na qual sobrevive o ímpeto crítico da nova música
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spelling A expressão na filosofia da música de Theodor W. AdornoExpression in Theodor W. Adorno's philosophy of musicExpressãoExpressionFilosofia da músicaMorton FeldmanMorton FeldmanMúsica NovaNew MusicPhilosophy of musicTheodor AdornoTheodor AdornoPretendemos discutir a questão da expressão na filosofia da música de Theodor Adorno. Veremos como, na leitura de Adorno, a expressão muda de função no contexto da nova música e de sua recusa da tonalidade. Nas composições expressionistas de Arnold Schoenberg, a expressão deixa de afirmar a reconciliação entre os impulsos expressivos do sujeito musical e as convenções da tonalidade, e assume uma função negativa, denunciando o caráter antagônico da vida social ao invés de ocultá-lo por meio da fraude da harmonia. Veremos ainda como a postura crítica da nova música, indissociável da expressão entendida como contratendência em relação à logicidade da forma, é colocada em risco no pós-Guerra. Ao rejeitar a expressão in totum e optar por sistemas composicionais que tendem a excluir o sujeito, a música de vanguarda recupera o caráter ideológico que havia superado por meio da crítica à expressão tradicional. Por fim, argumentamos que a obra de Morton Feldman é capaz de superar os impasses que Adorno identifica na produção de seus contemporâneos. Sua crítica à expressão tradicional não o leva a sistemas musicais alheios ao sujeito, mas a uma música sistematicamente assitemática, na qual sobrevive o ímpeto crítico da nova músicaWe intend to discuss the question of expression in Theodor Adorno\'s philosophy of music. We will see how, in Adorno\'s understanding, expression changes function in the context of new music and its rejection of tonality. In Arnold Schoenberg\'s expressionist compositions, expression no longer affirms the reconciliation between the expressive impulses of the musical subject and the conventions of tonality, but takes on a negative function, denouncing the antagonistic nature of social life instead of concealing it through the fraud of harmony. We will also see how the critical stance of new music, inseparable from expression understood as a counter-tendency in relation to the logic of form, is put at risk in the post-war period. By rejecting expression in totum and opting for compositional systems that tend to exclude the subject, avant-garde music recovers the ideological character that it had overcome by criticizing traditional expression. Finally, we argue that Morton Feldman\'s work is capable of overcoming the impasses that Adorno identifies in the production of his contemporaries. His critique of traditional expression does not lead him to musical systems alien to the subject, but to a systematically a-systematic music, in which the critical impetus of new music survivesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSafatle, Vladimir PinheiroSampaio, Paulo Cerruti de Arruda2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-26042024-114920/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-30T14:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-26042024-114920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-30T14:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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