Análise da influência dos grupos de educação de familiares e/ou cuidadores sobre a frequência nos retornos dos pacientes ao hospital no pós-operatório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5155/tde-02092021-152658/ |
Resumo: | Introdução: Atualmente, o câncer é um problema de saúde pública. Estima-se que 625.000 novos casos anuais de tumores malignos serão diagnosticados no Brasil para o período de 2020/22. Apesar dos avanços ocorridos no campo da radioterapia/tratamentos sistêmicos, a cirurgia ainda é o principal tratamento para a maioria dos tumores malignos sólidos. Após a cirurgia, muitos pacientes retornam ao hospital com dúvidas no manuseio de dispositivos médico-hospitalares. Devido a isso, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, desenvolveu o Programa Ensinando a Cuidar (PEC), que oferece capacitação teórico/prática para familiares e/ou cuidadores em simuladores de baixa fidelidade portando dispositivos médico-hospitalares. Objetivo: Identificar a influência do PEC referente ao cuidado com o dreno sobre os retornos dos pacientes ao hospital no pós-operatório. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo com familiares e/ou cuidadores de pacientes que realizaram cirurgias e foram de alta hospitalar usando dreno, que não participaram do PEC de drenos (grupo controle) e que participaram do PEC de drenos (grupo exposição), no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017. Características dos pacientes foram apresentadas utilizando estatísticas descritivas. Associação entre as variáveis qualitativas foi realizada pelo teste qui-quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher segundo a distribuição dos valores esperados. As análises foram realizadas no software estatístico SPSS versão 18 para Windows. Resultados: Foram incluídos 195 pacientes (grupo controle: 146 pacientes/ grupo exposição: 49 pacientes). Em relação aos grupos, observou-se um maior número de mulheres, sendo 133 mulheres (68,2%) e 62 homens (31,8%), cuja idade variou de 19 a 88 anos, com média de 57,26 anos. Observou-se que os pacientes do grupo exposição entraram em contato com o serviço do \"Alô Enfermeiro\" com maior frequência em relação ao grupo controle. As dúvidas e/ou complicações do grupo exposição eram inerentes ao processo cirúrgico. Enquanto que as dúvidas e/ou complicações do grupo controle eram inerentes ao cuidado com o dreno. Conclusão: O PEC de drenos minimiza retornos ao pronto atendimento e ligações no \"Alô Enfermeiro\" por dúvidas e/ou complicações relacionadas ao dreno. |
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Análise da influência dos grupos de educação de familiares e/ou cuidadores sobre a frequência nos retornos dos pacientes ao hospital no pós-operatórioAnalysis of the influence of the family/caregiver education groups, reflecting on the frequency of patient returns to the hospitalCaregiverscirurgia oncológicaCuidadoreseducação em saúde.Health EducationSurgical OncologyIntrodução: Atualmente, o câncer é um problema de saúde pública. Estima-se que 625.000 novos casos anuais de tumores malignos serão diagnosticados no Brasil para o período de 2020/22. Apesar dos avanços ocorridos no campo da radioterapia/tratamentos sistêmicos, a cirurgia ainda é o principal tratamento para a maioria dos tumores malignos sólidos. Após a cirurgia, muitos pacientes retornam ao hospital com dúvidas no manuseio de dispositivos médico-hospitalares. Devido a isso, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, desenvolveu o Programa Ensinando a Cuidar (PEC), que oferece capacitação teórico/prática para familiares e/ou cuidadores em simuladores de baixa fidelidade portando dispositivos médico-hospitalares. Objetivo: Identificar a influência do PEC referente ao cuidado com o dreno sobre os retornos dos pacientes ao hospital no pós-operatório. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo com familiares e/ou cuidadores de pacientes que realizaram cirurgias e foram de alta hospitalar usando dreno, que não participaram do PEC de drenos (grupo controle) e que participaram do PEC de drenos (grupo exposição), no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017. Características dos pacientes foram apresentadas utilizando estatísticas descritivas. Associação entre as variáveis qualitativas foi realizada pelo teste qui-quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher segundo a distribuição dos valores esperados. As análises foram realizadas no software estatístico SPSS versão 18 para Windows. Resultados: Foram incluídos 195 pacientes (grupo controle: 146 pacientes/ grupo exposição: 49 pacientes). Em relação aos grupos, observou-se um maior número de mulheres, sendo 133 mulheres (68,2%) e 62 homens (31,8%), cuja idade variou de 19 a 88 anos, com média de 57,26 anos. Observou-se que os pacientes do grupo exposição entraram em contato com o serviço do \"Alô Enfermeiro\" com maior frequência em relação ao grupo controle. As dúvidas e/ou complicações do grupo exposição eram inerentes ao processo cirúrgico. Enquanto que as dúvidas e/ou complicações do grupo controle eram inerentes ao cuidado com o dreno. Conclusão: O PEC de drenos minimiza retornos ao pronto atendimento e ligações no \"Alô Enfermeiro\" por dúvidas e/ou complicações relacionadas ao dreno.Introduction: Currently, cancer is a public health problem. It was estimated that 625.000 new annual cases of malignant tumors will be diagnosed in Brazil for the period 2020/22. Despite advances in the field of radiotherapy/systemic treatments, surgery is still the main treatment for most solid malignant tumors. After surgery, many patients return to the hospital with doubts about the handling of medical devices. Due to this, the \"Instituto do Câncer do Estado de São Paulo\", developed the \"Programa Ensinando a Cuidar (PEC)\", which offers theoretical/practical training for family/caregivers in low fidelity simulators carrying medical devices. Objectives: To identify the influence of the PEC referring to drains care on the returns of patients in the hospital in the postoperative period. Methods: Retrospective cohort study with family/caregivers of patients who underwent surgeries and were discharged with drain and did not participate in the PEC of drains (control group) and participated in the PEC of drains (exposed group), in the period from December 2016 to December 2017. Characteristics of the patients were presented using descriptive statistics. The association between qualitative variables was performed by Pearson\'s chi-square test or Fisher\'s exact test according to the distribution of the expected values. The analyses were performed in the statistical software SPSS version 18 for Windows. Results: It was included 195 patients (control group: 146 patients / exposed group: 49 patients), of which 133 women (68,2%) and 62 men (31,8%), whose age varied from 19 to 88 years, with on average of 57,26 years. It was observed that the exposed group contacted the \"Alô Enfermeiro\" services more often than control group. The doubts/complications of the exposed group were inherent to the surgical process. Whereas, the doubts/complications of the control group were inherent to the care of drains. Conclusions: The PEC minimizes returns to the emergency room and calls in the \"Alô Enfermeiro\" for doubts/complications related to the drain.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKulcsar, Marco Aurélio VamondesMedeiros, Camila de2021-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5155/tde-02092021-152658/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-09T12:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-02092021-152658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-09T12:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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