Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrozo, Tatiane Faria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-15082013-091033/
Resumo: INTRODUÇÃO: O Transtorno Fonológico (TF) é uma alteração de fala, de causa indefinida e de manifestações heterogêneas. OBJETIVO: Verificar o desempenho de crianças com TF em medidas fonológicas, inconsistência de fala (IF) e habilidades metafonológicas em função da presença do histórico de otite media e da alteração de Processamento Auditivo Central (PAC). MÉTODO: Fizeram parte desta pesquisa 21 sujeitos, com idades entre 7:0 anos e 9:11 anos com diagnóstico de TF, Fizeram parte desta pesquisa 21 sujeitos, com idades entre 7:0 anos e 9:11 anos com diagnóstico de TF. Três diferentes análises foram realizadas de acordo com: 1) as medidas fonológicas (21 - sujeitos); 2) com a ausência (GSHO - 16 sujeitos) ou presença (GHO- cinco sujeitos) do histórico de otite média e 3) com a ausência (G1 - 10 sujeitos) ou presença (G2 - 11 sujeitos) da desordem do Processamento Auditivo Central. RESULTADOS: quando agrupados por meio das medidas fonológicas, mostraram que quanto maior a gravidade do TF, pior o desempenho na IF e nas habilidades metafonológicas. Quando foram agrupados de acordo com o histórico de otite média, os resultados demostraram não haver diferença para nenhuma das variáveis estudadas, com exceção do subteste do Teste de Sensibilidade Fonológica (TSF) de aliteração diferente na versão visual, sendo que os sujeitos com o histórico de otite foram piores neste subteste. Quando os sujeitos foram agrupados de acordo com a alteração do PAC, os resultados mostraram não haver diferença entre os grupos em função da idade, histórico de otite média, IF e para o número de diferentes tipos de processos fonológicos. Os sujeitos com alteração de PAC apresentaram maior ocorrência do processo fonológico de Simplificação do Encontro Consonantal (SEC), somente na prova de Imitação de palavras, menores valores de Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC), Porcentagem de Consoantes Corretas - Revisado (PCC-R) e maiores de Process Density Index (PDI). A construção da curva ROC para o PDI indicou poder discriminatório para a composição dos dois grupos (área=0,79), sendo o valor de corte estabelecido 0,54 com sensibilidade (0,73) e especificidade (0,90). Este resultado sugere que crianças com TF e valores de PDI acima desse valor podem apresentar alteração no PAC. Os sujeitos com alteração do PAC apresentam maior dificuldade no TSF em todos os subtestes, tanto na versão auditiva como na visual. CONCLUSÃO: Foi possível verificar com as análises realizadas, evidências de que o maior comprometimento da representação fonológica indica também maior comprometimento do PAC. O histórico de otite não mostrou evidências de sua influência no TF. A análise dos sujeitos com TF em função da presença de alteração do PAC sugeriu maior comprometimento dessas crianças nas medidas de fonologia e das habilidades de rima e aliteração envolvidas no TSF, porém isso não ocorreu para IF. Assim a aplicação de provas complementares forneceu informações relevantes para o diagnóstico do TF
id USP_199d8286f0777d2c8ee24737659b2cc9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15082013-091033
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo centralPerformance of children with speech sound disorders according to central auditory processing assessmentArticulation disordersChildCriançaDiagnosisDiagnósticoFalaFonoaudiologiaHearing disordersSpeechSpeech language and hearing sciencesTranstornos da articulaçãoTranstornos da audiçãoINTRODUÇÃO: O Transtorno Fonológico (TF) é uma alteração de fala, de causa indefinida e de manifestações heterogêneas. OBJETIVO: Verificar o desempenho de crianças com TF em medidas fonológicas, inconsistência de fala (IF) e habilidades metafonológicas em função da presença do histórico de otite media e da alteração de Processamento Auditivo Central (PAC). MÉTODO: Fizeram parte desta pesquisa 21 sujeitos, com idades entre 7:0 anos e 9:11 anos com diagnóstico de TF, Fizeram parte desta pesquisa 21 sujeitos, com idades entre 7:0 anos e 9:11 anos com diagnóstico de TF. Três diferentes análises foram realizadas de acordo com: 1) as medidas fonológicas (21 - sujeitos); 2) com a ausência (GSHO - 16 sujeitos) ou presença (GHO- cinco sujeitos) do histórico de otite média e 3) com a ausência (G1 - 10 sujeitos) ou presença (G2 - 11 sujeitos) da desordem do Processamento Auditivo Central. RESULTADOS: quando agrupados por meio das medidas fonológicas, mostraram que quanto maior a gravidade do TF, pior o desempenho na IF e nas habilidades metafonológicas. Quando foram agrupados de acordo com o histórico de otite média, os resultados demostraram não haver diferença para nenhuma das variáveis estudadas, com exceção do subteste do Teste de Sensibilidade Fonológica (TSF) de aliteração diferente na versão visual, sendo que os sujeitos com o histórico de otite foram piores neste subteste. Quando os sujeitos foram agrupados de acordo com a alteração do PAC, os resultados mostraram não haver diferença entre os grupos em função da idade, histórico de otite média, IF e para o número de diferentes tipos de processos fonológicos. Os sujeitos com alteração de PAC apresentaram maior ocorrência do processo fonológico de Simplificação do Encontro Consonantal (SEC), somente na prova de Imitação de palavras, menores valores de Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC), Porcentagem de Consoantes Corretas - Revisado (PCC-R) e maiores de Process Density Index (PDI). A construção da curva ROC para o PDI indicou poder discriminatório para a composição dos dois grupos (área=0,79), sendo o valor de corte estabelecido 0,54 com sensibilidade (0,73) e especificidade (0,90). Este resultado sugere que crianças com TF e valores de PDI acima desse valor podem apresentar alteração no PAC. Os sujeitos com alteração do PAC apresentam maior dificuldade no TSF em todos os subtestes, tanto na versão auditiva como na visual. CONCLUSÃO: Foi possível verificar com as análises realizadas, evidências de que o maior comprometimento da representação fonológica indica também maior comprometimento do PAC. O histórico de otite não mostrou evidências de sua influência no TF. A análise dos sujeitos com TF em função da presença de alteração do PAC sugeriu maior comprometimento dessas crianças nas medidas de fonologia e das habilidades de rima e aliteração envolvidas no TSF, porém isso não ocorreu para IF. Assim a aplicação de provas complementares forneceu informações relevantes para o diagnóstico do TFINTRODUCION: The Speech Sound Disorder (SSD) is a speech disorder of unknown origin and heterogeneous manifestations. AIM: To verify the performance of children with SSD in different phonological measures, in speech inconsistency (SI) and in metaphonological abilities according to the presence of otitis media history and Central Auditory Processing disorder. METHOD: The study participants included 21 male and female children with SSD between 7 and 9:11 years old. Three different analysis were conducted according to: 1) the phonological measures; 2) the absence (GSHO-16 subjects) or presence (GHO-five subjects) of OMH and 3) the absence (G1-10 subjects) or presence (11 subjects) of central auditory processing disorder. RESULTS: First analysis indicated that the greater the severity, the worst were both the SI and metaphonological performance at the tests. When subjects were grouped according to the otitis media history no difference was observed among the different variables except for the alliteration subtest of the phonological awareness in visual version indicating that children with otitis media history performed worse at this subtest. No difference was observed at the analysis of age interference, otitis media history, SI and different types of phonological processes when children were grouped according to the presence/absence of central auditory processing disorder. Subjects with central auditory processing disorder presented more gliding simplification at the picture naming task and lower values at the indexes of Percentage of Consonants Correct (PCC) and Percentage of Consonants Correct - Revised (PCC-R). The ROC curve for the index PDI indicated discriminatory power to the composition of two diferente groups (area = 0.79) according to the cutoff value of 0.54 with sensitivity of 0.73 and specificity of 0,90. This result suggests that children with SSD and PDI values above this cutoff value may present a disorder at the central auditory processing evaluation. Subjects with central auditory processing disorder had more difficulty at the phonological awareness test (in all subtests) of both visual and auditory versions. CONCLUSION: It was possible to identify evidences that the greater the involvement at the phonological representation, the greater is the disorder at the central auditory processing evaluation. No influence of the otitis media history was observed at the present study. The analysis of children with SSD according to the central auditory processing disorder suggested greater involvement of these children on the phonological measures and on the metaphonological abilities (rhyme and alliteration) but it did not occur at the SI analysis. Thus the use of complementary tests provided relevant information to the diagnosis of SSDBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWertzner, Haydée FiszbeinBarrozo, Tatiane Faria2013-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-15082013-091033/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-15082013-091033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central
Performance of children with speech sound disorders according to central auditory processing assessment
title Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central
spellingShingle Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central
Barrozo, Tatiane Faria
Articulation disorders
Child
Criança
Diagnosis
Diagnóstico
Fala
Fonoaudiologia
Hearing disorders
Speech
Speech language and hearing sciences
Transtornos da articulação
Transtornos da audição
title_short Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central
title_full Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central
title_fullStr Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central
title_full_unstemmed Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central
title_sort Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central
author Barrozo, Tatiane Faria
author_facet Barrozo, Tatiane Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wertzner, Haydée Fiszbein
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrozo, Tatiane Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Articulation disorders
Child
Criança
Diagnosis
Diagnóstico
Fala
Fonoaudiologia
Hearing disorders
Speech
Speech language and hearing sciences
Transtornos da articulação
Transtornos da audição
topic Articulation disorders
Child
Criança
Diagnosis
Diagnóstico
Fala
Fonoaudiologia
Hearing disorders
Speech
Speech language and hearing sciences
Transtornos da articulação
Transtornos da audição
description INTRODUÇÃO: O Transtorno Fonológico (TF) é uma alteração de fala, de causa indefinida e de manifestações heterogêneas. OBJETIVO: Verificar o desempenho de crianças com TF em medidas fonológicas, inconsistência de fala (IF) e habilidades metafonológicas em função da presença do histórico de otite media e da alteração de Processamento Auditivo Central (PAC). MÉTODO: Fizeram parte desta pesquisa 21 sujeitos, com idades entre 7:0 anos e 9:11 anos com diagnóstico de TF, Fizeram parte desta pesquisa 21 sujeitos, com idades entre 7:0 anos e 9:11 anos com diagnóstico de TF. Três diferentes análises foram realizadas de acordo com: 1) as medidas fonológicas (21 - sujeitos); 2) com a ausência (GSHO - 16 sujeitos) ou presença (GHO- cinco sujeitos) do histórico de otite média e 3) com a ausência (G1 - 10 sujeitos) ou presença (G2 - 11 sujeitos) da desordem do Processamento Auditivo Central. RESULTADOS: quando agrupados por meio das medidas fonológicas, mostraram que quanto maior a gravidade do TF, pior o desempenho na IF e nas habilidades metafonológicas. Quando foram agrupados de acordo com o histórico de otite média, os resultados demostraram não haver diferença para nenhuma das variáveis estudadas, com exceção do subteste do Teste de Sensibilidade Fonológica (TSF) de aliteração diferente na versão visual, sendo que os sujeitos com o histórico de otite foram piores neste subteste. Quando os sujeitos foram agrupados de acordo com a alteração do PAC, os resultados mostraram não haver diferença entre os grupos em função da idade, histórico de otite média, IF e para o número de diferentes tipos de processos fonológicos. Os sujeitos com alteração de PAC apresentaram maior ocorrência do processo fonológico de Simplificação do Encontro Consonantal (SEC), somente na prova de Imitação de palavras, menores valores de Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC), Porcentagem de Consoantes Corretas - Revisado (PCC-R) e maiores de Process Density Index (PDI). A construção da curva ROC para o PDI indicou poder discriminatório para a composição dos dois grupos (área=0,79), sendo o valor de corte estabelecido 0,54 com sensibilidade (0,73) e especificidade (0,90). Este resultado sugere que crianças com TF e valores de PDI acima desse valor podem apresentar alteração no PAC. Os sujeitos com alteração do PAC apresentam maior dificuldade no TSF em todos os subtestes, tanto na versão auditiva como na visual. CONCLUSÃO: Foi possível verificar com as análises realizadas, evidências de que o maior comprometimento da representação fonológica indica também maior comprometimento do PAC. O histórico de otite não mostrou evidências de sua influência no TF. A análise dos sujeitos com TF em função da presença de alteração do PAC sugeriu maior comprometimento dessas crianças nas medidas de fonologia e das habilidades de rima e aliteração envolvidas no TSF, porém isso não ocorreu para IF. Assim a aplicação de provas complementares forneceu informações relevantes para o diagnóstico do TF
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-15082013-091033/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-15082013-091033/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257026871164928