PS1 / MoMA-PS1: a transformação de um edifício em espaço expositivo de arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-29102015-094943/ |
Resumo: | A pesquisa aborda o movimento dos espaços alternativos de arte contemporânea observado em Nova Iorque (EUA), nas décadas de 1960 e 1970, com foco no PS1 lnstitute of Contemporary Ar/, inaugurado em 1976. Embora sua criação abarque características latentes do modelo dos espaços alternativos, logo indicou uma progressão inevitável rumo à institucionalização desses espaços, cujos padrões administrativos se afastaram de suas concepções e ideias mais experimentais. Ainda que alguns autores classifiquem o PS1 como antimuseu\", não tardou para que este centro de arte contemporânea fosse incorporado ao tradicional Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - MoMA-NY. Com isso, o PS1 adentra o mainstream da arte sob o título de MoMA-PS1, oficialmente em 2010. A abordagem discorre sobre o objeto de estudo como resultado de manifestações artísticas que contribuem na mudança de convenções estabelecidas no sistema da arte. Essas manifestações incluem a prática de apropriação da arquitetura como tema da criação artística. Assim, este trabalho contribui para fomentar novas interpretações na análise crítica do projeto de arquitetura para espaços expositivos de arte, instalados em edifícios não projetados para um fim museológico. |
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PS1 / MoMA-PS1: a transformação de um edifício em espaço expositivo de artePS1 / MoMA PS1 - : the transformation of a building into an exhibition space for artArchitectureArquiteturaArt museumsArte contemporâneaBuilding conversionContemporary artMoMA-PS1Museus de arteNew YorkNova IorqueReciclagem de edificiosA pesquisa aborda o movimento dos espaços alternativos de arte contemporânea observado em Nova Iorque (EUA), nas décadas de 1960 e 1970, com foco no PS1 lnstitute of Contemporary Ar/, inaugurado em 1976. Embora sua criação abarque características latentes do modelo dos espaços alternativos, logo indicou uma progressão inevitável rumo à institucionalização desses espaços, cujos padrões administrativos se afastaram de suas concepções e ideias mais experimentais. Ainda que alguns autores classifiquem o PS1 como antimuseu\", não tardou para que este centro de arte contemporânea fosse incorporado ao tradicional Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - MoMA-NY. Com isso, o PS1 adentra o mainstream da arte sob o título de MoMA-PS1, oficialmente em 2010. A abordagem discorre sobre o objeto de estudo como resultado de manifestações artísticas que contribuem na mudança de convenções estabelecidas no sistema da arte. Essas manifestações incluem a prática de apropriação da arquitetura como tema da criação artística. Assim, este trabalho contribui para fomentar novas interpretações na análise crítica do projeto de arquitetura para espaços expositivos de arte, instalados em edifícios não projetados para um fim museológico.The research addresses the movement of alternative spaces for contemporary art seen in New York (USA), in the 1960s and 1970s, focusing on the PS11nstitute of Contemporary Art, opened in 1976. Though his creation comprises /atent characteristics of the model of the alternative spaces, soon it indicated an inevitable progresswn bound for the institutionalization of these spaces, whose administrative standards have drifted away from their conceptions and more experimental ideas. Even though some authors c!assify the PS1 as \"antimuseum \", soon this contemporary art center was incorporated into the traditional Museum of Modem Art of New York- MoMA-NY. Thus, the PS 1 enters the mainstream of art under the title of MoMA-PS1, officially in 201 O. The approach discusses the object of study as a result of artistic events that contribute to the change of conventions established in the art system. These events include the practice of architecture appropriation as theme for artistic creation. 7his work contributes to fostering new interpretations on critica/ analysis of the architectural project for exhibition spaces of art instal/ed in buildings not designed for Museum purpose.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBortolli Junior, OresteMacedo, Wesley2015-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-29102015-094943/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-29102015-094943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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