Shopping a céu aberto no Brasil: transformações, estratégias e perspectivas da rua comercial na sociedade de consumo contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eloisa Ramos Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-30112012-145901/
Resumo: A tese tem como objetivo refletir sobre transformações, estratégias e perspectivas da rua comercial na sociedade de consumo contemporânea, analisando o fenômeno denominado \'shopping a céu aberto\', emergente no Brasil a partir da década de 1990, através do qual a \'gestão de ruas comerciais\' tem sido ampliada. Buscando contextualizar a cultura de consumo atual na qual este processo se insere, mostra que as intervenções urbanísticas que envolvem a promoção da rua comercial decorrem de estratégias empresariais adotadas pelos diferentes formatos de varejo em competição no mercado. Através de revisão de literatura discute a experiência internacional, situando o estágio de desenvolvimento das práticas no Brasil no sentido de compreender as perspectivas de avanço. A principal contribuição consiste no estudo da experiência brasileira, que se deu através da avaliação qualitativa de três programas formalmente constituídos: 1) Programa de Ruas Comerciais de São Paulo; 2) Programa Polos do Rio; 3) Programa de Revitalização de Espaços Comerciais do SEBRAE. Os resultados obtidos permitem demonstrar que a gestão de ruas comerciais no Brasil é incipiente, tendo em vista os resultados gerais alcançados como decorrência das dificuldades operacionais, da fragmentação das ações, da falta de cooperação, e da descontinuidade total ou parcial dos programas. Concluiu-se que a gestão é um instrumento eficaz para recuperação da atividade econômica e dinamização das ruas comerciais, contudo o avanço e consolidação desta prática no Brasil dependem de suporte político e amadurecimento organizacional.
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