Espaço doméstico, devoção e arte:  a construção histórica do acervo de oratórios brasileiro, séculos XVIII e XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Silveli Maria de Toledo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-22062010-150002/
Resumo: A presente tese estuda a produção artística de oratórios domésticos manufaturados no Brasil, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, e que hoje se encontram recolhidos às dependências de museus brasileiros, públicos e particulares. Também, a tese procura compreender a dinâmica de sua trajetória no contexto doméstico, tomando, em particular, a São Paulo setecentista e oitocentista como cenário ilustrativo. Para esta abordagem, prima-se em observar tais artefatos religiosos ante seus dois distintos universos funcionais, respectivamente: de cunho devocional, em que os mesmos se destinam comumente às práticas da oração; e de cunho litúrgico, quando especialmente preparados para a orientação das celebrações oficiais da Igreja católica. Assim, baseando-se nas informações oferecidas por um conjunto de testemunhos pertinentes, de fontes textuais e diante do próprio acervo de oratórios elencado para análise, chega-se a uma leitura bastante aproximada do trabalho artístico realizado em torno desta produção, bem como das formas de organização dos espaços da morada, no contexto das vivências religiosas do catolicismo, corroborando a hipótese de que tais artefatos figuravam como protagonistas de complexas relações, humanas e materiais, que ali se estabeleciam.
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