Espaço doméstico, devoção e arte: a construção histórica do acervo de oratórios brasileiro, séculos XVIII e XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-22062010-150002/ |
Resumo: | A presente tese estuda a produção artística de oratórios domésticos manufaturados no Brasil, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, e que hoje se encontram recolhidos às dependências de museus brasileiros, públicos e particulares. Também, a tese procura compreender a dinâmica de sua trajetória no contexto doméstico, tomando, em particular, a São Paulo setecentista e oitocentista como cenário ilustrativo. Para esta abordagem, prima-se em observar tais artefatos religiosos ante seus dois distintos universos funcionais, respectivamente: de cunho devocional, em que os mesmos se destinam comumente às práticas da oração; e de cunho litúrgico, quando especialmente preparados para a orientação das celebrações oficiais da Igreja católica. Assim, baseando-se nas informações oferecidas por um conjunto de testemunhos pertinentes, de fontes textuais e diante do próprio acervo de oratórios elencado para análise, chega-se a uma leitura bastante aproximada do trabalho artístico realizado em torno desta produção, bem como das formas de organização dos espaços da morada, no contexto das vivências religiosas do catolicismo, corroborando a hipótese de que tais artefatos figuravam como protagonistas de complexas relações, humanas e materiais, que ali se estabeleciam. |
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Espaço doméstico, devoção e arte: a construção histórica do acervo de oratórios brasileiro, séculos XVIII e XIXDomestic space, devotion and art: the historical making of the heritage of the Brazilian oratories, 18th and 19th CenturiesBrasilBrazilCultura material religiosaDomestic religious practiceDomestic spaceEspaço domésticoHistória da arteHistory of artOratórioOratoryPrática religiosa domésticaReligious material cultureSão PauloSão PauloA presente tese estuda a produção artística de oratórios domésticos manufaturados no Brasil, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, e que hoje se encontram recolhidos às dependências de museus brasileiros, públicos e particulares. Também, a tese procura compreender a dinâmica de sua trajetória no contexto doméstico, tomando, em particular, a São Paulo setecentista e oitocentista como cenário ilustrativo. Para esta abordagem, prima-se em observar tais artefatos religiosos ante seus dois distintos universos funcionais, respectivamente: de cunho devocional, em que os mesmos se destinam comumente às práticas da oração; e de cunho litúrgico, quando especialmente preparados para a orientação das celebrações oficiais da Igreja católica. Assim, baseando-se nas informações oferecidas por um conjunto de testemunhos pertinentes, de fontes textuais e diante do próprio acervo de oratórios elencado para análise, chega-se a uma leitura bastante aproximada do trabalho artístico realizado em torno desta produção, bem como das formas de organização dos espaços da morada, no contexto das vivências religiosas do catolicismo, corroborando a hipótese de que tais artefatos figuravam como protagonistas de complexas relações, humanas e materiais, que ali se estabeleciam.This thesis studies the artistic production of the domestic oratories made in Brazil, especially in the 18th and 19yh centuries that have been kept now in public or private Brazilian museums. The thesis also tries to understand the dynamics of its course within the domestic context having São Paulo, particularly in the eighteenth and nineteenth centuries as illustrative scenery. Concerning this approach, it is of utmost importance to observe such religious artifacts in their two distinct functional universes, respectively those of a devotional feature, when they are commonly intended to the act of praying, and those of a liturgical aspect when they were specially prepared for directing the official celebrations of the Roman Catholic Church. Therefore, based upon information provided by a set of pertinent evidence, textual sources and before the collection of oratories that were chosen to be used for the analysis, a very close understanding of the artistic work performed towards this production, as well as the ways of organizing the spaces in a home within the context of the religious experiences of Catholicism, confirming the hypothesis that such artifacts were seen as the protagonists of the complex human and material relations that were establish there.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMigliaccio, LucianoRusso, Silveli Maria de Toledo2010-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-22062010-150002/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-22062010-150002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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