"Ambiente de tele-educação e iconografia didática"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-01092005-120550/
Resumo: O trabalho avaliou o uso de slogans e iconografia computacional 3D para fins educacionais. Foram aplicadas 3 formas textuais (tópicos longos; slogans e junção das formas anteriores), para avaliar o aprendizado de estudantes de 3º ano médico sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Aplicou-se 10 questões de múltipla escolha imediatamente após a leitura e 60 dias após a primeira aplicação. Houve aumento de memorização nos estudantes que utilizaram o texto contendo a junção das formas. Após, demonstrou-se que as iconografias podem condensar grandes quantidades de informações e transmiti-las em pouco tempo, utilizando para análise o Ciclo do Pelo. Foram então inseridos slogans nas iconografias, apresentando uma nova forma de transmissão rápida da informação. Essas ferramentas, podem trazer benefícios ao aprendizado do aluno.
id USP_1a66cc21545714868739f3e368de5eeb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092005-120550
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling "Ambiente de tele-educação e iconografia didática" Tele-education environment and didactic iconography ADVERTISING/methodsIMAGEM TRIDIMENSIONALIMAGING THREE-DIMENSIONALINSTRUCTION [PUBLICATION TYPE]PUBLICIDADE/métodosTELEMEDICINATELEMEDICINEVÍDEOS EDUCATIVOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]O trabalho avaliou o uso de slogans e iconografia computacional 3D para fins educacionais. Foram aplicadas 3 formas textuais (tópicos longos; slogans e junção das formas anteriores), para avaliar o aprendizado de estudantes de 3º ano médico sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Aplicou-se 10 questões de múltipla escolha imediatamente após a leitura e 60 dias após a primeira aplicação. Houve aumento de memorização nos estudantes que utilizaram o texto contendo a junção das formas. Após, demonstrou-se que as iconografias podem condensar grandes quantidades de informações e transmiti-las em pouco tempo, utilizando para análise o Ciclo do Pelo. Foram então inseridos slogans nas iconografias, apresentando uma nova forma de transmissão rápida da informação. Essas ferramentas, podem trazer benefícios ao aprendizado do aluno. The paper evaluated the use of slogans and computational 3-D iconography for educational purposes. Three textual forms were applied (long topics; slogans; combination of the two previous forms), in order to evaluate the learning of third-year medical students about Sexually Transmitted Diseases. Ten multiple-choice questions were applied immediately after reading and 60 days after the first application. There was an increase in memorization in students who used the text with combination of the didactic material forms. Before, we demonstrated that the iconographies can condense high quantities of information and transmit them in a short time, utilizing the theme Hair Cycle for analysis. Slogans were inserted in the iconographies, presenting a new form of rapid transmission of information. These tools, when utilized in educational material, may provide benefits to the learning. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWen, Chao LungFerreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra2005-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-01092005-120550/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-01092005-120550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
Tele-education environment and didactic iconography
title "Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
spellingShingle "Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra
ADVERTISING/methods
IMAGEM TRIDIMENSIONAL
IMAGING THREE-DIMENSIONAL
INSTRUCTION [PUBLICATION TYPE]
PUBLICIDADE/métodos
TELEMEDICINA
TELEMEDICINE
VÍDEOS EDUCATIVOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]
title_short "Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
title_full "Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
title_fullStr "Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
title_full_unstemmed "Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
title_sort "Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
author Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra
author_facet Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wen, Chao Lung
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv ADVERTISING/methods
IMAGEM TRIDIMENSIONAL
IMAGING THREE-DIMENSIONAL
INSTRUCTION [PUBLICATION TYPE]
PUBLICIDADE/métodos
TELEMEDICINA
TELEMEDICINE
VÍDEOS EDUCATIVOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]
topic ADVERTISING/methods
IMAGEM TRIDIMENSIONAL
IMAGING THREE-DIMENSIONAL
INSTRUCTION [PUBLICATION TYPE]
PUBLICIDADE/métodos
TELEMEDICINA
TELEMEDICINE
VÍDEOS EDUCATIVOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]
description O trabalho avaliou o uso de slogans e iconografia computacional 3D para fins educacionais. Foram aplicadas 3 formas textuais (tópicos longos; slogans e junção das formas anteriores), para avaliar o aprendizado de estudantes de 3º ano médico sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Aplicou-se 10 questões de múltipla escolha imediatamente após a leitura e 60 dias após a primeira aplicação. Houve aumento de memorização nos estudantes que utilizaram o texto contendo a junção das formas. Após, demonstrou-se que as iconografias podem condensar grandes quantidades de informações e transmiti-las em pouco tempo, utilizando para análise o Ciclo do Pelo. Foram então inseridos slogans nas iconografias, apresentando uma nova forma de transmissão rápida da informação. Essas ferramentas, podem trazer benefícios ao aprendizado do aluno.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-01092005-120550/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-01092005-120550/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256584746434560