"Ambiente de tele-educação e iconografia didática"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-01092005-120550/ |
Resumo: | O trabalho avaliou o uso de slogans e iconografia computacional 3D para fins educacionais. Foram aplicadas 3 formas textuais (tópicos longos; slogans e junção das formas anteriores), para avaliar o aprendizado de estudantes de 3º ano médico sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Aplicou-se 10 questões de múltipla escolha imediatamente após a leitura e 60 dias após a primeira aplicação. Houve aumento de memorização nos estudantes que utilizaram o texto contendo a junção das formas. Após, demonstrou-se que as iconografias podem condensar grandes quantidades de informações e transmiti-las em pouco tempo, utilizando para análise o Ciclo do Pelo. Foram então inseridos slogans nas iconografias, apresentando uma nova forma de transmissão rápida da informação. Essas ferramentas, podem trazer benefícios ao aprendizado do aluno. |
id |
USP_1a66cc21545714868739f3e368de5eeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01092005-120550 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática" Tele-education environment and didactic iconography ADVERTISING/methodsIMAGEM TRIDIMENSIONALIMAGING THREE-DIMENSIONALINSTRUCTION [PUBLICATION TYPE]PUBLICIDADE/métodosTELEMEDICINATELEMEDICINEVÍDEOS EDUCATIVOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO]O trabalho avaliou o uso de slogans e iconografia computacional 3D para fins educacionais. Foram aplicadas 3 formas textuais (tópicos longos; slogans e junção das formas anteriores), para avaliar o aprendizado de estudantes de 3º ano médico sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Aplicou-se 10 questões de múltipla escolha imediatamente após a leitura e 60 dias após a primeira aplicação. Houve aumento de memorização nos estudantes que utilizaram o texto contendo a junção das formas. Após, demonstrou-se que as iconografias podem condensar grandes quantidades de informações e transmiti-las em pouco tempo, utilizando para análise o Ciclo do Pelo. Foram então inseridos slogans nas iconografias, apresentando uma nova forma de transmissão rápida da informação. Essas ferramentas, podem trazer benefícios ao aprendizado do aluno. The paper evaluated the use of slogans and computational 3-D iconography for educational purposes. Three textual forms were applied (long topics; slogans; combination of the two previous forms), in order to evaluate the learning of third-year medical students about Sexually Transmitted Diseases. Ten multiple-choice questions were applied immediately after reading and 60 days after the first application. There was an increase in memorization in students who used the text with combination of the didactic material forms. Before, we demonstrated that the iconographies can condense high quantities of information and transmit them in a short time, utilizing the theme Hair Cycle for analysis. Slogans were inserted in the iconographies, presenting a new form of rapid transmission of information. These tools, when utilized in educational material, may provide benefits to the learning. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWen, Chao LungFerreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra2005-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-01092005-120550/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-01092005-120550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática" Tele-education environment and didactic iconography |
title |
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática" |
spellingShingle |
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática" Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra ADVERTISING/methods IMAGEM TRIDIMENSIONAL IMAGING THREE-DIMENSIONAL INSTRUCTION [PUBLICATION TYPE] PUBLICIDADE/métodos TELEMEDICINA TELEMEDICINE VÍDEOS EDUCATIVOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO] |
title_short |
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática" |
title_full |
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática" |
title_fullStr |
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática" |
title_full_unstemmed |
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática" |
title_sort |
"Ambiente de tele-educação e iconografia didática" |
author |
Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra |
author_facet |
Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wen, Chao Lung |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADVERTISING/methods IMAGEM TRIDIMENSIONAL IMAGING THREE-DIMENSIONAL INSTRUCTION [PUBLICATION TYPE] PUBLICIDADE/métodos TELEMEDICINA TELEMEDICINE VÍDEOS EDUCATIVOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO] |
topic |
ADVERTISING/methods IMAGEM TRIDIMENSIONAL IMAGING THREE-DIMENSIONAL INSTRUCTION [PUBLICATION TYPE] PUBLICIDADE/métodos TELEMEDICINA TELEMEDICINE VÍDEOS EDUCATIVOS [TIPO DE PUBLICAÇÃO] |
description |
O trabalho avaliou o uso de slogans e iconografia computacional 3D para fins educacionais. Foram aplicadas 3 formas textuais (tópicos longos; slogans e junção das formas anteriores), para avaliar o aprendizado de estudantes de 3º ano médico sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Aplicou-se 10 questões de múltipla escolha imediatamente após a leitura e 60 dias após a primeira aplicação. Houve aumento de memorização nos estudantes que utilizaram o texto contendo a junção das formas. Após, demonstrou-se que as iconografias podem condensar grandes quantidades de informações e transmiti-las em pouco tempo, utilizando para análise o Ciclo do Pelo. Foram então inseridos slogans nas iconografias, apresentando uma nova forma de transmissão rápida da informação. Essas ferramentas, podem trazer benefícios ao aprendizado do aluno. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-01092005-120550/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-01092005-120550/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256584746434560 |