A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vetritti, Fabiana Grieco Cabral de Mello
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-30052017-155706/
Resumo: Este trabalho foi realizado no âmbito do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação (NACE Escola do Futuro - USP) e visa identificar ao longo de 28 anos de história a contribuição dos projetos de pesquisa-ação para a aquisição de competências e habilidades (Literacias de Mídia e Informação - MIL) pelos participantes, principalmente professores e alunos, possibilitando o protagonismo desses atores nos processos de aprendizagem. Para tanto, foi estabelecido o Modelo Metodológico de Pesquisa em Comunicação, proposto por Maria Immacolata Vassallo de Lopes e uma abordagem etnográfica. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, observação participante, levantamento documental, mapeamento dos projetos de pesquisa-ação, entrevista em profundidade semiestruturada e análise dos dados. Acredita-se que essa abordagem se configura como um dos olhares possíveis para avaliar os projetos de intervenção na comunidade, somando às métricas tradicionais de avaliação de desempenho um conjunto de novos critérios.
id USP_1aaa228332369bc5d85a1e2dfb90e9d6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30052017-155706
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informaçãoThe resignification of the action research by NACE School of the Future - USP: analysis of the main projects regarding Media and Information Literacies (MIL)Action Research ProjectsAprendizagemInformation and Communication Technologies (ICT)LearningLiteracias de Mídia e Informação (MIL)Media and Information Literacy (MIL)NACE Escola do Futuro - USPNACE School of the Future - USPProjetos de Pesquisa-açãoTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Este trabalho foi realizado no âmbito do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação (NACE Escola do Futuro - USP) e visa identificar ao longo de 28 anos de história a contribuição dos projetos de pesquisa-ação para a aquisição de competências e habilidades (Literacias de Mídia e Informação - MIL) pelos participantes, principalmente professores e alunos, possibilitando o protagonismo desses atores nos processos de aprendizagem. Para tanto, foi estabelecido o Modelo Metodológico de Pesquisa em Comunicação, proposto por Maria Immacolata Vassallo de Lopes e uma abordagem etnográfica. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, observação participante, levantamento documental, mapeamento dos projetos de pesquisa-ação, entrevista em profundidade semiestruturada e análise dos dados. Acredita-se que essa abordagem se configura como um dos olhares possíveis para avaliar os projetos de intervenção na comunidade, somando às métricas tradicionais de avaliação de desempenho um conjunto de novos critérios.This study was developed in the scope of New Applied Communication Technologies for Education Research Laboratory (NACE School of the Future - USP) and aims to identify over 28 years of history the contribution of action research projects to the acquisition of competences and skills (Media and Information Literacy - MIL) by the participants, mainly teachers and students, enabling the protagonism of these actors in the learning processes. For this, the Methodological Model of Communication Research proposed by Maria Immacolata Vassallo de Lopes and an ethnographic approach was established. The methodological procedures adopted were bibliographic research, participant observation, documentary survey, mapping of action research projects, semistructured in-depth interviews and data analysis. It is considered that this is one of the possible approaches to evaluate community intervention projects, adding to the traditional metrics of performance evaluation a set of new criteria.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPassarelli, BrasilinaVetritti, Fabiana Grieco Cabral de Mello2017-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-30052017-155706/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-30052017-155706Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação
The resignification of the action research by NACE School of the Future - USP: analysis of the main projects regarding Media and Information Literacies (MIL)
title A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação
spellingShingle A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação
Vetritti, Fabiana Grieco Cabral de Mello
Action Research Projects
Aprendizagem
Information and Communication Technologies (ICT)
Learning
Literacias de Mídia e Informação (MIL)
Media and Information Literacy (MIL)
NACE Escola do Futuro - USP
NACE School of the Future - USP
Projetos de Pesquisa-ação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
title_short A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação
title_full A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação
title_fullStr A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação
title_full_unstemmed A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação
title_sort A ressignificação da pesquisa-ação do NACE Escola do Futuro - USP: análise dos principais projetos sob a ótica das literacias de mídia e informação
author Vetritti, Fabiana Grieco Cabral de Mello
author_facet Vetritti, Fabiana Grieco Cabral de Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passarelli, Brasilina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vetritti, Fabiana Grieco Cabral de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Action Research Projects
Aprendizagem
Information and Communication Technologies (ICT)
Learning
Literacias de Mídia e Informação (MIL)
Media and Information Literacy (MIL)
NACE Escola do Futuro - USP
NACE School of the Future - USP
Projetos de Pesquisa-ação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
topic Action Research Projects
Aprendizagem
Information and Communication Technologies (ICT)
Learning
Literacias de Mídia e Informação (MIL)
Media and Information Literacy (MIL)
NACE Escola do Futuro - USP
NACE School of the Future - USP
Projetos de Pesquisa-ação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
description Este trabalho foi realizado no âmbito do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação (NACE Escola do Futuro - USP) e visa identificar ao longo de 28 anos de história a contribuição dos projetos de pesquisa-ação para a aquisição de competências e habilidades (Literacias de Mídia e Informação - MIL) pelos participantes, principalmente professores e alunos, possibilitando o protagonismo desses atores nos processos de aprendizagem. Para tanto, foi estabelecido o Modelo Metodológico de Pesquisa em Comunicação, proposto por Maria Immacolata Vassallo de Lopes e uma abordagem etnográfica. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, observação participante, levantamento documental, mapeamento dos projetos de pesquisa-ação, entrevista em profundidade semiestruturada e análise dos dados. Acredita-se que essa abordagem se configura como um dos olhares possíveis para avaliar os projetos de intervenção na comunidade, somando às métricas tradicionais de avaliação de desempenho um conjunto de novos critérios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-30052017-155706/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-30052017-155706/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091199414304768