Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-07022021-001642/ |
Resumo: | A presente dissertação teve por objetivo analisar as orientações e por conseguinte, a concepção de gestão escolar trazida aos diretores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para tanto almejou conhecer a última formação de diretores promovida pelo governo do estado de São Paulo, tendo como hipótese que o programa auxilia a compreensão das orientações e, por conseguinte, da concepção de gestão escolar. O estado de São Paulo foi escolhido por ter histórico de investimento no campo da gestão escolar em uma perspectiva gerencial, como forma de qualificar a educação básica. Nesse histórico, estão as reformas educacionais ocorridas a partir de 1995 (ADRIÃO, 2006; PRADO, 2012; RUSSO, 2012) sob o governo Mário Covas (1995-1998/1999-2001), também em 2007 no governo José Serra, (2007-2010), com ações que tiveram continuidade no governo de Geraldo Alckmin (2011-2015/ 2015-2018). Estudos (FREITAS, 2012; KLEBIS, 2010; PRADO, 2012;) sinalizam que na última década, tais reformas acabaram por conferir à administração escolar, bem como aos programas de formação de diretores, características semelhantes a da administração gerencial. Cabe dizer que o estudo dialoga com pesquisa coletiva, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional-GREPPE, intitulada \"Mapeamento das Estratégias de Privatização da Educação Básica no Brasil (2005-2015)\" - financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq- que se propôs a mapear e discutir estratégias de privatização da Educação Básica no Brasil no período supracitado. Foi utilizado como método a investigação bibliográfica documental, tendo como fonte primária os documentos oficiais e de circulação publicados no endereço eletrônico da Secretaria da Educação do estado de São Paulo, referentes a formação de diretores e como fonte secundária artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que dialogam- em perspectiva de concordância ou não- com tais documentos. Também foi empregada como recurso metodológico a análise de conteúdo, no que se refere aos documentos do curso \"Melhor Gestão, Melhor Ensino-Curso 2\". |
id |
USP_1ae0bf328185dc26ae7bdddc5666d14b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07022021-001642 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensinoGuidelines for managers and management concept in a SEESP continuing education program: Melhor Gestão, Melhor EnsinoDiretor escolarFormação continuada de diretoresGestão escolarSchool directorSchool managementTraining of directorsA presente dissertação teve por objetivo analisar as orientações e por conseguinte, a concepção de gestão escolar trazida aos diretores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para tanto almejou conhecer a última formação de diretores promovida pelo governo do estado de São Paulo, tendo como hipótese que o programa auxilia a compreensão das orientações e, por conseguinte, da concepção de gestão escolar. O estado de São Paulo foi escolhido por ter histórico de investimento no campo da gestão escolar em uma perspectiva gerencial, como forma de qualificar a educação básica. Nesse histórico, estão as reformas educacionais ocorridas a partir de 1995 (ADRIÃO, 2006; PRADO, 2012; RUSSO, 2012) sob o governo Mário Covas (1995-1998/1999-2001), também em 2007 no governo José Serra, (2007-2010), com ações que tiveram continuidade no governo de Geraldo Alckmin (2011-2015/ 2015-2018). Estudos (FREITAS, 2012; KLEBIS, 2010; PRADO, 2012;) sinalizam que na última década, tais reformas acabaram por conferir à administração escolar, bem como aos programas de formação de diretores, características semelhantes a da administração gerencial. Cabe dizer que o estudo dialoga com pesquisa coletiva, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional-GREPPE, intitulada \"Mapeamento das Estratégias de Privatização da Educação Básica no Brasil (2005-2015)\" - financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq- que se propôs a mapear e discutir estratégias de privatização da Educação Básica no Brasil no período supracitado. Foi utilizado como método a investigação bibliográfica documental, tendo como fonte primária os documentos oficiais e de circulação publicados no endereço eletrônico da Secretaria da Educação do estado de São Paulo, referentes a formação de diretores e como fonte secundária artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que dialogam- em perspectiva de concordância ou não- com tais documentos. Também foi empregada como recurso metodológico a análise de conteúdo, no que se refere aos documentos do curso \"Melhor Gestão, Melhor Ensino-Curso 2\".The purpose of this dissertation was to analyze the orientations and, consequently, the concept of school management brought to the directors by the Education Department of the State of São Paulo. In order to do so, it was hoped to know the last formation of directors promoted by the government of the state of São Paulo, with the hypothesis that the program helps the understanding of the guidelines and, consequently, the concept of school management. The state of São Paulo was chosen for having an investment history in the field of school management from a managerial perspective, as a way of qualifying basic education. In this history, there are the educational reforms that took place since 1995 (ADRIÃO, 2006, PRADO, 2012, RUSSO, 2012) under the government of Mario Covas (1995-1998 / 1999-2001) -2010), with actions that had continuity in the government of Geraldo Alckmin (2011-2015 / 2015-2018). Studies show that in the last decade, such reforms have given the school administration, as well as the training programs of directors, similar characteristics to that of managerial management. It is worth mentioning that the study is a dialogue with a collective research, developed by the Group of Studies and Research in Educational Policy (GREPPE) entitled \"Mapping Strategies for Privatization of Basic Education in Brazil (2005-2015)\" - funded by the National Council for Scientific Development and Technological - CNPq - that proposed to map and discuss strategies of privatization of Basic Education in Brazil in the aforementioned period. Documentary bibliographic research was used as a method, having as its primary source the official and circulation documents published in the electronic address of the Education Department of the state of São Paulo, regarding the training of directors and as a secondary source articles, master dissertations and theses of doctorate that dialogues - in perspective of agreement or not - with such documents. The content analysis was also used as a methodological resource for the documents of the \"Melhor Gestão, Melhor Ensino-Curso 2\".Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGarcia, Teise de Oliveira GuaranhaNascimento, Aline Gabriela Anacleto do2018-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-07022021-001642/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-23T22:03:04Zoai:teses.usp.br:tde-07022021-001642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-23T22:03:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensino Guidelines for managers and management concept in a SEESP continuing education program: Melhor Gestão, Melhor Ensino |
title |
Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensino |
spellingShingle |
Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensino Nascimento, Aline Gabriela Anacleto do Diretor escolar Formação continuada de diretores Gestão escolar School director School management Training of directors |
title_short |
Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensino |
title_full |
Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensino |
title_fullStr |
Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensino |
title_full_unstemmed |
Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensino |
title_sort |
Orientações aos gestores e concepção de gestão em um programa de formação continuada da SEESP: melhor gestão, melhor ensino |
author |
Nascimento, Aline Gabriela Anacleto do |
author_facet |
Nascimento, Aline Gabriela Anacleto do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Teise de Oliveira Guaranha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Aline Gabriela Anacleto do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretor escolar Formação continuada de diretores Gestão escolar School director School management Training of directors |
topic |
Diretor escolar Formação continuada de diretores Gestão escolar School director School management Training of directors |
description |
A presente dissertação teve por objetivo analisar as orientações e por conseguinte, a concepção de gestão escolar trazida aos diretores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para tanto almejou conhecer a última formação de diretores promovida pelo governo do estado de São Paulo, tendo como hipótese que o programa auxilia a compreensão das orientações e, por conseguinte, da concepção de gestão escolar. O estado de São Paulo foi escolhido por ter histórico de investimento no campo da gestão escolar em uma perspectiva gerencial, como forma de qualificar a educação básica. Nesse histórico, estão as reformas educacionais ocorridas a partir de 1995 (ADRIÃO, 2006; PRADO, 2012; RUSSO, 2012) sob o governo Mário Covas (1995-1998/1999-2001), também em 2007 no governo José Serra, (2007-2010), com ações que tiveram continuidade no governo de Geraldo Alckmin (2011-2015/ 2015-2018). Estudos (FREITAS, 2012; KLEBIS, 2010; PRADO, 2012;) sinalizam que na última década, tais reformas acabaram por conferir à administração escolar, bem como aos programas de formação de diretores, características semelhantes a da administração gerencial. Cabe dizer que o estudo dialoga com pesquisa coletiva, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional-GREPPE, intitulada \"Mapeamento das Estratégias de Privatização da Educação Básica no Brasil (2005-2015)\" - financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq- que se propôs a mapear e discutir estratégias de privatização da Educação Básica no Brasil no período supracitado. Foi utilizado como método a investigação bibliográfica documental, tendo como fonte primária os documentos oficiais e de circulação publicados no endereço eletrônico da Secretaria da Educação do estado de São Paulo, referentes a formação de diretores e como fonte secundária artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que dialogam- em perspectiva de concordância ou não- com tais documentos. Também foi empregada como recurso metodológico a análise de conteúdo, no que se refere aos documentos do curso \"Melhor Gestão, Melhor Ensino-Curso 2\". |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-07022021-001642/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-07022021-001642/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256775776010240 |