Métodos de ensino para a iniciação esportiva na ginástica rítmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-02082022-143948/ |
Resumo: | A Ginástica Rítmica (GR) apresenta potencial para o desenvolvimento integral dos praticantes na iniciação esportiva. Tendo em vista as possibilidades da GR, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar os métodos de ensino aplicados na iniciação esportiva da modalidade. Para a coleta dos dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis treinadoras com, no mínimo, dez anos de experiência profissional na GR e que atuam em categorias de base das instituições que obtiveram pódio nos Campeonatos Brasileiros de GR 2019. Para a análise dos dados, utilizamos a análise temática. A partir da análise, identificamos dois temas: Tema 1 - Como iniciar a GR: Opções e caminhos inevitáveis e Tema 2 - Razões que orientam a escolha e aplicação dos métodos de ensino na iniciação esportiva da GR. Os subtemas que compõem o Tema 1 são: (1) Preparar o corpo e aprender as regras; (2) \"É a característica da GR\": O ensino dos conteúdos que mais representam a Ginástica Rítmica; e (3) \"Eu sempre estou buscando algo para me ajudar a ensinar\": As estratégias de ensino na iniciação esportiva da GR. Os subtemas presentes no Tema 2 são: (1) Entre treinar e competir: Compreendendo os objetivos da iniciação esportiva e da participação competitiva na GR; (2) A relação entre competição, especialização esportiva precoce e métodos de ensino na GR; (3) \"Aprender algo errado é pior do que não ter aprendido nada\": A iniciação como a base para a formação esportiva na GR; e (4) \"Cada pessoa tem o seu jeito de ensinar\": O conhecimento dos treinadores e sua influência no ensino da GR. Identificamos e discutimos os conteúdos desenvolvidos, a maneira como são ensinados e as estratégias de ensino utilizadas pelas treinadoras. Ainda, observamos que diversos fatores orientam a escolha e utilização dos métodos de ensino na iniciação esportiva, como as próprias características da modalidade; os objetivos das instituições e dos treinadores; as competições em tenra idade; as exigências das regras e do código de pontuação; e as particularidades das crianças dessas categorias. Este estudo mostrou que existem concordâncias entre os treinadores, mas não há consenso sobre todos os tópicos abordados, visto que são orientados por diversos fatores. O melhor método seria aquele que se ajustasse ao tempo, condições e necessidades dos aprendizes. Em geral, o esporte competitivo será orientado pelas regras, que sofrem mudanças regulares. Então, os treinadores precisariam se manter atualizados para buscar melhores práticas e otimizar o aprendizado das ginastas. Dessa maneira, independentemente dos métodos de ensino aplicados, deve existir reflexão, respeito às fases e interesses da ginasta. Ressaltamos que confederações, treinadores e cientistas trabalhem juntos a fim de aprimorar o ensino da iniciação esportiva e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento da GR brasileira. Caso se pretenda atingir ao alto rendimento, a maneira como se ensina na iniciação esportiva deve ser considerada. Assim, desenvolver o ensino de qualidade nessa etapa implicaria na qualidade técnica, no aprendizado da GR e na prolongação da carreira esportiva da ginasta, de modo em que se preserve motivada, com boa saúde física e mental. |
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Métodos de ensino para a iniciação esportiva na ginástica rítmicaTeaching methods for RG\'s sports initiationGinástica rítmicaIniciação esportivaMétodos de ensinoRhythmic gymnasticsSports initiationTeaching methodsA Ginástica Rítmica (GR) apresenta potencial para o desenvolvimento integral dos praticantes na iniciação esportiva. Tendo em vista as possibilidades da GR, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar os métodos de ensino aplicados na iniciação esportiva da modalidade. Para a coleta dos dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis treinadoras com, no mínimo, dez anos de experiência profissional na GR e que atuam em categorias de base das instituições que obtiveram pódio nos Campeonatos Brasileiros de GR 2019. Para a análise dos dados, utilizamos a análise temática. A partir da análise, identificamos dois temas: Tema 1 - Como iniciar a GR: Opções e caminhos inevitáveis e Tema 2 - Razões que orientam a escolha e aplicação dos métodos de ensino na iniciação esportiva da GR. Os subtemas que compõem o Tema 1 são: (1) Preparar o corpo e aprender as regras; (2) \"É a característica da GR\": O ensino dos conteúdos que mais representam a Ginástica Rítmica; e (3) \"Eu sempre estou buscando algo para me ajudar a ensinar\": As estratégias de ensino na iniciação esportiva da GR. Os subtemas presentes no Tema 2 são: (1) Entre treinar e competir: Compreendendo os objetivos da iniciação esportiva e da participação competitiva na GR; (2) A relação entre competição, especialização esportiva precoce e métodos de ensino na GR; (3) \"Aprender algo errado é pior do que não ter aprendido nada\": A iniciação como a base para a formação esportiva na GR; e (4) \"Cada pessoa tem o seu jeito de ensinar\": O conhecimento dos treinadores e sua influência no ensino da GR. Identificamos e discutimos os conteúdos desenvolvidos, a maneira como são ensinados e as estratégias de ensino utilizadas pelas treinadoras. Ainda, observamos que diversos fatores orientam a escolha e utilização dos métodos de ensino na iniciação esportiva, como as próprias características da modalidade; os objetivos das instituições e dos treinadores; as competições em tenra idade; as exigências das regras e do código de pontuação; e as particularidades das crianças dessas categorias. Este estudo mostrou que existem concordâncias entre os treinadores, mas não há consenso sobre todos os tópicos abordados, visto que são orientados por diversos fatores. O melhor método seria aquele que se ajustasse ao tempo, condições e necessidades dos aprendizes. Em geral, o esporte competitivo será orientado pelas regras, que sofrem mudanças regulares. Então, os treinadores precisariam se manter atualizados para buscar melhores práticas e otimizar o aprendizado das ginastas. Dessa maneira, independentemente dos métodos de ensino aplicados, deve existir reflexão, respeito às fases e interesses da ginasta. Ressaltamos que confederações, treinadores e cientistas trabalhem juntos a fim de aprimorar o ensino da iniciação esportiva e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento da GR brasileira. Caso se pretenda atingir ao alto rendimento, a maneira como se ensina na iniciação esportiva deve ser considerada. Assim, desenvolver o ensino de qualidade nessa etapa implicaria na qualidade técnica, no aprendizado da GR e na prolongação da carreira esportiva da ginasta, de modo em que se preserve motivada, com boa saúde física e mental.Rhythmic Gymnastics (RG) has potential for the integral development of practitioners in sports initiation. In view of the possibilities of RG, the aim of this study was to identify and analyze the teaching methods applied in RG sports initiation. For data collection, we conducted semi-structured interviews with six coaches who had at least ten years of professional experience in RG. The participants work in basic categories of clubs who got the podium at the 2019 Brazilian RG Championships. For data analysis, we did thematic analysis. From the analysis, we identified two themes: Theme 1 - How to start RG: Options and inevitable routes and Theme 2 - Reasons that guide the choice and application of teaching methods in RG\'s sports initiation. The sub-themes from Theme 1 are: (1) Preparing the body and learning the rules; (2) \"It is the characteristic of RG\": The teaching of the contents that most represent Rhythmic Gymnastics; and (3) \"I\'m always looking for something to help me teach\": The teaching strategies in RG\'s sports initiation. The sub-themes from Theme 2 are: (1) Between training and competing: Understanding the objectives of sports initiation and competitive participation in RG; (2) The relationship between competition, early sport specialization and teaching methods in RG; (3) \"Learning something wrong is worse than not having learned anything\": Initiation as the basis for sports training in RG; and (4) \"Each person has their own way of teaching\": The knowledge of coaches and their influence on RG teaching. We identify and discuss the contents developed, the way they are taught, and the teaching strategies used by the coaches. In addition, we observed that several factors guide the choice and use of teaching methods in sports initiation, such as the discipline\'s own characteristics; the goals of institutions and coaches; competitions at an early age; the requirements of the competition rules and code of points; and the particularities of children in these categories. This study showed that there is agreement among coaches, but there is no consensus on all the topics covered because they are guided by several factors. The best method would be the one that adapted at the time, conditions and needs of the learners. In general, competitive sport will be guided by rules, which change regularly. So, coaches would need to keep up to date to seek best practices and optimize gymnasts\' learning. In this way, regardless of the teaching methods applied, there must be reflection, respect for the phases and interests of the gymnast. We emphasize that confederations, coaches, and scientists work together to improve the teaching of sports initiation and, consequently, contribute to the development of Brazilian RG. if it is a desire to achieve high performance, the teaching in sports initiation must be considered. Thus, developing quality teaching at this stage would imply both the technical quality and learning of the RG and the extension of the gymnast\'s sports career, so that athlete remains motivated, with good physical and mental health.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNunomura, MyrianOliveira, Laura de2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-02082022-143948/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-03T15:15:35Zoai:teses.usp.br:tde-02082022-143948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-03T15:15:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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