Recuperação automática da estrutura tri-dimensional a partir de múltiplas imagens utilizando geometria projetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Tiago Tagliari
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20220712-121743/
Resumo: Ferramentas para a criação de modelos tri-dimensionais são importantes para as áreas de Computação Gráfica e Visão Computacional. Boa parte das ferramentas atuais fazem uso de equipamentos especiais, caros e difíceis de usar. O uso de imagens obtidas a partir de câmeras digitais é uma solução atrativa devido a seu baixo custo e alta flexibilidade. Uma técnica relativamente recente de visão computacional, para a reconstrução de objetos a partir de duas ou mais imagens se baseia na geometria projetiva. Este método exige o uso de ao menos duas imagens de pontos de vista diferentes. Para o caso de apenas duas imagens, conhecida como visão estéreo, a geometria epipolar descreve a relação entre as câmeras, que é representada pela matriz fundamental. Desenvolvemos um sistema para a reconstrução de objetos a partir de um conjunto de imagens. a saída do sistema é uma nuvem de pontos 3D que correspondem a pontos automaticamente selecionados e rastreados pelo método de Kanade, Lucas e Tomasi. Criamos uma biblioteca de objetos sintéticos e seqüências de imagens reais, que utilizamos para testar o sistema. Os resultados experimentais obtidos mostram que o sistema depende bastante da qualidade e quantidade dos pontos rastreados, mas em condições adeuqadas é possível gerar uma boa reconstrução. Como principais contribuições deste trabalho, podemos citar a elaboração de uma síntese dos conceitos de geometria projetiva necesários para a reconstrução de objetos a partir de uma seqüência de imagens e a implementação de código aberto de um sistema para reconstrução de objetos. Este sistema será utilizado pelo Laboratório de Tecnologias de Interação (LaTIn) do IME-USP, para o estudo de técnicas de interação em realidade virtual e estendida.
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