A literatura entre lados da guerra: uma leitura comparativa de Os sobreviventes da noite, de Ungulani Ba Ka Khosa, e Neighbours, de Lilia Momplé
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-20052015-150726/ |
Resumo: | A partir de uma análise comparativa de duas obras do romance moçambicano, Os sobreviventes da noite (2008), de Ungulani Ba Ka Khosa, e Neighbours (1995), de Lilia Momplé, é possível visualizar certo tipo de estruturação da narrativa em que o tempo presente parece afetado por engastes narrativos que interceptam constantemente o avanço da ação. A esses engastes narrativos correspondem inúmeras camadas de passado em que as histórias pessoais de cada personagem ganham vez na economia da obra e se sobrepõem ao tempo que corresponde à ação no presente. Essa característica estética, aqui chamada de presente dependente, é analisada à luz de uma crítica materialista que tenta conectar o dado estético à dimensão histórica do período em que essas obras foram escritas e a que ambas fazem referência. O enredo dos dois romances situa-se no conflito armado que se seguiu à independência de Moçambique. Nesse sentido, a investigação avança sobre as hipóteses que, entre a literatura e a história, motivam o fato de duas obras tratarem de um mesmo momento histórico através de estruturas estéticas aproximáveis. |
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A literatura entre lados da guerra: uma leitura comparativa de Os sobreviventes da noite, de Ungulani Ba Ka Khosa, e Neighbours, de Lilia MompléLiterature between sides of war: a comparative reading of Os sobreviventes da noite, of Ungulani Ba Ka Khosa, and Neighbours, of Lilia MompléGuerra pós-independênciaHistorical materialismLilia MompléLilia MompléLiteratura e históriaLiterature and historyMaterialismo históricoPost-independence warRomance moçambicanoRomance mozambicanUngulani Ba Ka KhosaUngulani Ba Ka KhosaA partir de uma análise comparativa de duas obras do romance moçambicano, Os sobreviventes da noite (2008), de Ungulani Ba Ka Khosa, e Neighbours (1995), de Lilia Momplé, é possível visualizar certo tipo de estruturação da narrativa em que o tempo presente parece afetado por engastes narrativos que interceptam constantemente o avanço da ação. A esses engastes narrativos correspondem inúmeras camadas de passado em que as histórias pessoais de cada personagem ganham vez na economia da obra e se sobrepõem ao tempo que corresponde à ação no presente. Essa característica estética, aqui chamada de presente dependente, é analisada à luz de uma crítica materialista que tenta conectar o dado estético à dimensão histórica do período em que essas obras foram escritas e a que ambas fazem referência. O enredo dos dois romances situa-se no conflito armado que se seguiu à independência de Moçambique. Nesse sentido, a investigação avança sobre as hipóteses que, entre a literatura e a história, motivam o fato de duas obras tratarem de um mesmo momento histórico através de estruturas estéticas aproximáveis.Starting from a comparative analysis of two novels pertaining to the literature from Mozambique, Os sobreviventes da noite (2008), by Ungulani Ba Ka Khosa, and Neighbours (1995), by Lilia Momplé, its possible to visualize a certain kind of narrative structuring in which the present seems affected by narrative insertions that constantly intercept the progress of the action. These narrative insertions are the countless layers of a past in which the personal stories of each character have the turn in the economy of the novel and put themselves on the top of the present, when the action is happening. This esthetic characteristic, here nominated as dependant present, is analyzed illuminated by a materialist criticism that tries to connect the esthetic fact to the historic dimension of the period when these novels were written and both make reference to. The plot of the two novels is situated in the armed conflict that emerged after the independence of Mozambique. In this meaning, the investigation advances in the hypothesis that, among literature and history, motivates the fact that both the novels treat about the same historic moment using esthetic structurings that, possibly, are close one to the other.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Rejane Vecchia da Rocha eSouza, Ubiratã Roberto Bueno de2014-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-20052015-150726/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-20052015-150726Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A partir de uma análise comparativa de duas obras do romance moçambicano, Os sobreviventes da noite (2008), de Ungulani Ba Ka Khosa, e Neighbours (1995), de Lilia Momplé, é possível visualizar certo tipo de estruturação da narrativa em que o tempo presente parece afetado por engastes narrativos que interceptam constantemente o avanço da ação. A esses engastes narrativos correspondem inúmeras camadas de passado em que as histórias pessoais de cada personagem ganham vez na economia da obra e se sobrepõem ao tempo que corresponde à ação no presente. Essa característica estética, aqui chamada de presente dependente, é analisada à luz de uma crítica materialista que tenta conectar o dado estético à dimensão histórica do período em que essas obras foram escritas e a que ambas fazem referência. O enredo dos dois romances situa-se no conflito armado que se seguiu à independência de Moçambique. Nesse sentido, a investigação avança sobre as hipóteses que, entre a literatura e a história, motivam o fato de duas obras tratarem de um mesmo momento histórico através de estruturas estéticas aproximáveis. |
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