A era do Sertanejo: como a digitalização da música contribuiu para a explosão do segmento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-08032021-162243/ |
Resumo: | Esta dissertação explora a evolução do segmento musical sertanejo, que nos últimos 20 anos estabeleceu uma forte liderança nas rádios musicais, plataformas digitais de música e circuitos de show, em paralelo ao processo de digitalização da indústria da música. Partiremos da visão da música comercial como um ecossistema de negócios para identificar os principais pontos de mudança que acarretaram a perda de liderança das gravadoras e ascensão de agentes antes entendidos como periféricos (em especial, os escritórios de empresariamento artístico). Para compreender a extensão da nova liderança do segmento sertanejo e delinear o ritmo desse crescimento, analisaremos a evolução do principal ranking de músicas mais tocadas nas rádios Brasileiras - o Top 100 da Crowley Broadcast Analysis, entre 2000 e 2019. Além disso analisaremos rankings atuais do YouTube e do Spotify, identificando como essas concentrações acontecem também na internet. Apresentaremos então uma leitura sobre como funciona o modelo de negócio dos empresários e artistas que lideram o sertanejo (e por consequência a indústria da música no Brasil) atualmente. |
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A era do Sertanejo: como a digitalização da música contribuiu para a explosão do segmentoThe Sertanejo Age: how the digitalization of music contributed to the explosion of Sertanejo music in BrazilDigital MusicIndústria da MúsicaIndústria FonográficaMusic IndustryMúsica DigitalPhonographic IndustrySertanejoSertanejoShow BusinessShow BusinessEsta dissertação explora a evolução do segmento musical sertanejo, que nos últimos 20 anos estabeleceu uma forte liderança nas rádios musicais, plataformas digitais de música e circuitos de show, em paralelo ao processo de digitalização da indústria da música. Partiremos da visão da música comercial como um ecossistema de negócios para identificar os principais pontos de mudança que acarretaram a perda de liderança das gravadoras e ascensão de agentes antes entendidos como periféricos (em especial, os escritórios de empresariamento artístico). Para compreender a extensão da nova liderança do segmento sertanejo e delinear o ritmo desse crescimento, analisaremos a evolução do principal ranking de músicas mais tocadas nas rádios Brasileiras - o Top 100 da Crowley Broadcast Analysis, entre 2000 e 2019. Além disso analisaremos rankings atuais do YouTube e do Spotify, identificando como essas concentrações acontecem também na internet. Apresentaremos então uma leitura sobre como funciona o modelo de negócio dos empresários e artistas que lideram o sertanejo (e por consequência a indústria da música no Brasil) atualmente.This research addresses the evolution of the sertanejo musical segment, which has established, in the past 20 years, a strong leadership throughout musical radio, digital music platforms and concerts in Brazil, during the period of digitalization of the music industry. We will identify within the music business ecosystem the most important turning points that have weakened the leadership of record labels, opening new opportunities for players once considered followers (specially artist management companies). To understand the extension of the new leadership of sertanejo, and identify the pace of the changes, we will analyze the evolution from 2000 to 2019 of the most relevant radio music chart in Brazil - the Crowley Top 100, published by Crowley Broadcast Analysis. We will also analyze recent YouTube and Spotify charts, identifying how the concentrations occur on the internet. We will then present our view of how the leading artists and managers of the Sertanejo segment (and therefore, of the Brazilian music industry) operate their current business model.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVicente, EduardoMorais, Breno Kruse de2020-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-08032021-162243/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-08T23:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-08032021-162243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-08T23:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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