"Raciocínio clínico: o desafio do cuidar"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Consuelo Garcia
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-16052006-162441/
Resumo: Corrêa CG. Raciocínio Clínico: o desafio do cuidar. [tese] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da USP; 2003. RESUMO O objetivo deste estudo é compreender a experiência do raciocínio clínico de enfermeiros especialistas. Utiliza-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico a Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory). Em entrevistas, 11 enfermeiros especialistas foram solicitados a relatar a experiência de identificar necessidades de cuidados em uma situação clínica que haviam vivenciado. A análise comparativa dos dados conduziu o delineamento de um modelo sobre a experiência do raciocínio clínico do enfermeiro especialista. O raciocínio diagnóstico apresentou-se indissociável do raciocínio terapêutico na maioria dos relatos. O modelo foi definido por três constructos. O constructo ENCONTRANDO-SE NO DESAFIO DO CUIDAR representa os processos pelos quais o enfermeiro vivencia o desafio do raciocínio clínico. A partir da vivência do desafio emerge o segundo constructo CUIDANDO que se refere ao processo central do raciocínio clínico. Trata-se de um processo sistematizado e dinâmico, composto de uma seqüência de pensamentos do enfermeiro no sentido de tomar decisões sobre suas ações. Esses dois constructos integrados são permeados por um terceiro, ATRIBUINDO VALOR AO CUIDAR, que os modula e dá especificidade a cada situação vivenciada. Dar continuidade ao estudo do modelo derivado nesta pesquisa possibilitará propor hipóteses que permitam testá-lo e aprofundar a compreensão do raciocínio clínico. Palavras chave: Raciocínio clínico; diagnóstico de enfermagem; intuição; cognição; cuidado.
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