Adaptação do Three Words Three Shapes Test para adultos idosos no Brasil (3W3S-Br)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alice Kamensek
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-29062023-152425/
Resumo: Testes de avaliação da memória são fundamentais na identificação de quadros demenciais, e os disponíveis para o Brasil não são os mais adequados para triagem cognitiva em adultos idosos. O Three Words Three Shapes (3W3S) pode ser uma boa opção que, por ser um teste simples, não exige alta escolaridade e pode ser facilmente aplicado à população idosa brasileira. O objetivo deste estudo foi adaptar o 3 Words 3 Shapes Test (3W3S) para a população idosa brasileira, em suas formas A e B. Participaram deste estudo 75 adultos idosos, sendo 24 deles no estudo piloto e 51 no estudo de validação (35 idosos cognitivamente saudáveis (CS) e 16 com doença de Alzheimer (DA)). No estudo piloto, os participantes foram divididos em Grupo A (GA) que realizou a forma A do 3W3S e Grupo B (GB) a forma B. No estudo de precisão de teste-reteste, participaram 30 idosos cognitivamente saudáveis avaliados num intervalo de três a quatro semanas. Todos os participantes do grupo CS realizaram uma triagem com os instrumentos Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Escala de Depressão Geriátrica (GDS), Questionário de Atividades Funcionais Pfeffer (FAQ), selecionando-se aqueles sem comprometimentos cognitivos, depressão, declínios motores, visuais e auditivos que impossibilitassem a realização dos testes neuropsicológicos. Os participantes com DA (CDR-1) do estudo de validação foram diagnosticados de acordo com os critérios do DSM-V e CID-10. No estudo de validação, foram utilizados os instrumentos: Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT), Teste da Figura Complexa de Rey (TFCR), Teste de Cinco Dígitos (FDT), FAS-animais e subtestes de vocabulário e raciocínio matricial da WASI. O 3W3S-Br também foi aplicado, nas suas 5 condições: 1) cópia dos seis estímulos apresentados (C); 2) memória imediata (MI); 3) aprendizagem (AT), apresentada em três tentativas (A1, A2 e A3), 4) recordação tardia (RT) após 10-15 minutos; 5) reconhecimento (R)dos seis estímulos dentre outros distratores. Para adaptação do 3W3S, o teste passou pelos processos de tradução e retrotradução. Foram desenvolvidas análises estatísticas descritivas das variáveis sociodemográficas e do 3W3S-Br. Para comparação entre as formas deste instrumento foi utilizado o Teste U de Mann-Whitney. Para testar as evidências de validade concorrente, convergente e discriminante foi utilizado o Coeficiente de Correlação de Pearson. Nos cálculos de precisão, foram utilizados o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) para estabilidade temporal e o alfa de Cronbach para consistência interna de FA e FB, e o Coeficiente de Correlação de Pearson no estudo de forma-alternada. A analise dos dados foi realizada atraves do Statiscal Package for Social Sciences (SPSS), versao 28.0. para Windows. O nível de significância adotado foi de 5%. No estudo piloto, o grupo de estudo teve média de idade de 67 (± 5,1) anos, 10 (±4,2) anos de estudo e 58,3 % eram do sexo masculino. Os grupos GA e GB não mostraram desempenhos significativamente diferentes (p<0,05). Houve associações positivas entre o 3W3S-Br e o MEEM, mas não entre as variáveis sociodemográficas, a GDS e a FAQ. Ao fim desta etapa, constatou-se que não foi necessário realizar alterações no teste. No estudo de validação, 48,5% do grupo CS eram homens, com 73 (± 8,6) anos de idade e 11 (±4,4) anos de estudo, enquanto que o grupo DA era composto por 50% de homens, com média de idade de 78 (± 5,4) anos e 8 (±5,6) anos de estudo. Em relação à validade discriminativa, houve diferencas significativas no desempenho de todas as tarefas do teste entre estes dois grupos (p>0,001). Na análise da validade convergente, houve correlação significativa (p<0,05) entre a tarefa de memória do TFCR com a maioria das tarefas do 3W3S-Br, com exceção de C. A tarefa C do 3W3S-Br teve correlação significativa com a2, a5 e E Total do RAVLT. Já a tarefa MI teve correlação significativa com a2, a3, a4, b1, a7, Rec e E total. A tarefa A1 se correlacionou com a2, a3, a4, a6, a7, Rec e E total. A tarefa A2 teve correlação com a2, a3, a6, a7, Rec e E Total. A tarefa A3 teve correlação com as tarefas a3, a6 e a7. AT teve correlação com a1, a2, a3, a4, a6, a7, Rec e E total. A tarefa RT teve correlação significativa com a6, a7 e Rec. E a tarefa R teve correlação significativa com a7. Quanto à validade discriminante, as correlações se mostraram positivas e estatisticamente significativa (p<0,05) entre: as tarefas C, MI, A1, A2, A3 e AT do 3W3S-Br e o QIT-2 (WASI); todos os escores de tempo e índice de inibição do FDT e C do 3W3S-Br; os escores de erro das tarefas de escolha e de alternância, o escore de tempo da tarefa de alternância e o índice de flexibilidade com MI; fluência verbal-animais e MI, A1 e AT do 3W3S-Br; entre a etapa de cópia do TFCR e as tarefas A1 e AT do 3W3S-Br; entre a tarefa de cópia do TFCR e A1 e AT do 3W3S-Br. O 3W3S-Br não demonstrou correlação significativa com a Fluência Verbal-FAS. Os estudos de confiabilidade demonstraram que houve consistência significativa (p<0,05) nas tarefas C, MI, A1, A2, A3 e AT entre as formas A e B do 3W3S-Br. Na avaliação da estabilidade temporal, a forma A do 3W3S-Br mostrou pontuações consistentes entre todas as suas tarefas (p<0,05), sendo considerados excelentes em C (CCI=0,756), A2 (CCI=0,823), A3 (CCI=0,785) e AT (CCI=0,893); bons em MI (CCI=0,642) e R (CCI=0,679); e regulares em A1 (CCI=0,593) e RT (CCI=0,534). Na avaliação de forma alternada, houve correlação significativa (p<0,05) nas condições de memória incidental (MI), e em todas as etapas de aprendizagem (A1, A2 e A3) entre as formas A e B do 3W3S-Br. Este estudo concluiu todas as etapas de adaptação do 3W3S para o Brasil, mostrando índices de precisão e validade confiáveis, portanto o 3W3S-Br é considerado apto para uso clínico em idosos brasileiros.
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spelling Adaptação do Three Words Three Shapes Test para adultos idosos no Brasil (3W3S-Br)Test adaptation of the Three Words Three Shapes Test for older adults in Brazil (3W3S-Br)DemênciaDementiaIdosoMemóriaMemoryNeuropsychological testOlder adultsTeste neuropsicológicoTestes de avaliação da memória são fundamentais na identificação de quadros demenciais, e os disponíveis para o Brasil não são os mais adequados para triagem cognitiva em adultos idosos. O Three Words Three Shapes (3W3S) pode ser uma boa opção que, por ser um teste simples, não exige alta escolaridade e pode ser facilmente aplicado à população idosa brasileira. O objetivo deste estudo foi adaptar o 3 Words 3 Shapes Test (3W3S) para a população idosa brasileira, em suas formas A e B. Participaram deste estudo 75 adultos idosos, sendo 24 deles no estudo piloto e 51 no estudo de validação (35 idosos cognitivamente saudáveis (CS) e 16 com doença de Alzheimer (DA)). No estudo piloto, os participantes foram divididos em Grupo A (GA) que realizou a forma A do 3W3S e Grupo B (GB) a forma B. No estudo de precisão de teste-reteste, participaram 30 idosos cognitivamente saudáveis avaliados num intervalo de três a quatro semanas. Todos os participantes do grupo CS realizaram uma triagem com os instrumentos Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Escala de Depressão Geriátrica (GDS), Questionário de Atividades Funcionais Pfeffer (FAQ), selecionando-se aqueles sem comprometimentos cognitivos, depressão, declínios motores, visuais e auditivos que impossibilitassem a realização dos testes neuropsicológicos. Os participantes com DA (CDR-1) do estudo de validação foram diagnosticados de acordo com os critérios do DSM-V e CID-10. No estudo de validação, foram utilizados os instrumentos: Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT), Teste da Figura Complexa de Rey (TFCR), Teste de Cinco Dígitos (FDT), FAS-animais e subtestes de vocabulário e raciocínio matricial da WASI. O 3W3S-Br também foi aplicado, nas suas 5 condições: 1) cópia dos seis estímulos apresentados (C); 2) memória imediata (MI); 3) aprendizagem (AT), apresentada em três tentativas (A1, A2 e A3), 4) recordação tardia (RT) após 10-15 minutos; 5) reconhecimento (R)dos seis estímulos dentre outros distratores. Para adaptação do 3W3S, o teste passou pelos processos de tradução e retrotradução. Foram desenvolvidas análises estatísticas descritivas das variáveis sociodemográficas e do 3W3S-Br. Para comparação entre as formas deste instrumento foi utilizado o Teste U de Mann-Whitney. Para testar as evidências de validade concorrente, convergente e discriminante foi utilizado o Coeficiente de Correlação de Pearson. Nos cálculos de precisão, foram utilizados o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) para estabilidade temporal e o alfa de Cronbach para consistência interna de FA e FB, e o Coeficiente de Correlação de Pearson no estudo de forma-alternada. A analise dos dados foi realizada atraves do Statiscal Package for Social Sciences (SPSS), versao 28.0. para Windows. O nível de significância adotado foi de 5%. No estudo piloto, o grupo de estudo teve média de idade de 67 (± 5,1) anos, 10 (±4,2) anos de estudo e 58,3 % eram do sexo masculino. Os grupos GA e GB não mostraram desempenhos significativamente diferentes (p<0,05). Houve associações positivas entre o 3W3S-Br e o MEEM, mas não entre as variáveis sociodemográficas, a GDS e a FAQ. Ao fim desta etapa, constatou-se que não foi necessário realizar alterações no teste. No estudo de validação, 48,5% do grupo CS eram homens, com 73 (± 8,6) anos de idade e 11 (±4,4) anos de estudo, enquanto que o grupo DA era composto por 50% de homens, com média de idade de 78 (± 5,4) anos e 8 (±5,6) anos de estudo. Em relação à validade discriminativa, houve diferencas significativas no desempenho de todas as tarefas do teste entre estes dois grupos (p>0,001). Na análise da validade convergente, houve correlação significativa (p<0,05) entre a tarefa de memória do TFCR com a maioria das tarefas do 3W3S-Br, com exceção de C. A tarefa C do 3W3S-Br teve correlação significativa com a2, a5 e E Total do RAVLT. Já a tarefa MI teve correlação significativa com a2, a3, a4, b1, a7, Rec e E total. A tarefa A1 se correlacionou com a2, a3, a4, a6, a7, Rec e E total. A tarefa A2 teve correlação com a2, a3, a6, a7, Rec e E Total. A tarefa A3 teve correlação com as tarefas a3, a6 e a7. AT teve correlação com a1, a2, a3, a4, a6, a7, Rec e E total. A tarefa RT teve correlação significativa com a6, a7 e Rec. E a tarefa R teve correlação significativa com a7. Quanto à validade discriminante, as correlações se mostraram positivas e estatisticamente significativa (p<0,05) entre: as tarefas C, MI, A1, A2, A3 e AT do 3W3S-Br e o QIT-2 (WASI); todos os escores de tempo e índice de inibição do FDT e C do 3W3S-Br; os escores de erro das tarefas de escolha e de alternância, o escore de tempo da tarefa de alternância e o índice de flexibilidade com MI; fluência verbal-animais e MI, A1 e AT do 3W3S-Br; entre a etapa de cópia do TFCR e as tarefas A1 e AT do 3W3S-Br; entre a tarefa de cópia do TFCR e A1 e AT do 3W3S-Br. O 3W3S-Br não demonstrou correlação significativa com a Fluência Verbal-FAS. Os estudos de confiabilidade demonstraram que houve consistência significativa (p<0,05) nas tarefas C, MI, A1, A2, A3 e AT entre as formas A e B do 3W3S-Br. 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The Three Words Three Shapes (3W3S) might be a good option, as due to its simplicity, does not require higher education and can be easily applied to the Brazilian older adults population. This study\'s goal is to adapt the 3 Words 3 Shapes Test (3W3S) for the Brazilian older adults population, in the test\'s forms A and B. 75 seniors participated in the study, of which 24 in the pilot study and 51 in the validation study (35 cognitively healthy (CH) older adults and 16 with Alzheimer\'s Disease (AD)). In the pilot study, participants were divided into Group A (GA) which took the form A of the 3W3S and Group B (GB) the form B. In the precision study of test-retest, 30 seniors cognitively healthy were assessed in an interval of three to four weeks. All participants of the CH went through a triage using the Mini Mental State Exam (MMSE), Geriatric Depression Scale (GDS) and Pfeffer\'s Functional Activities Questionnaire (FAQ), being selected those without cognitive impairments, depression, nor motor, visual and auditory declines that could prevent from taking the neuropsychological tests. Participants with AD (CDR-1) of the validation test were diagnosed according to the DSM-V and CID-10 criteria. In the validation study, the instruments used were: Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT), Rey-Osterrieth Complex Figure (ROCF), Five Digit Test (FDT), Verbal Fluency Test (FAS-animals) and WASI vocabulary and matrix reasoning subtests. O 3W3S-Br was also applied in its 5 conditions: 1) Copy of the six stimuli presented (C); 2) incidental recall (IR); 3) learning (LT), presented in three attempts (L1, L2, L3); 4) delayed recall (DR) after 10-15 minutes; 5) recognition (R) of the six stimuli among other distractors. For the adaptation of the 3W3S, the test went through the process of translation and back translation. Descriptive statistical analysis was developed for the social demographics variables and for the 3W3S-Br. In order to compare between other forms of this instrument, it was used the Mann-Whitney U Test. To test the evidence of concurrent, convergence and discriminant validity it was used the Pearson Correlation Coefficient. In the precision calculations, were used the Intraclass Correlation Coefficient (ICC) for the temporal stability and the Cronbach\'s alpha for internal consistency of FA and FB, and the Pearson Correlation Coefficient in the study in validity between known-groups. Data analysis was performed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), version 28.0 for Windows. Significance level adopted was 5%. In the pilot study, the study group had an average age of 67 (± 5,1), 10 (±4,2) years of education and 58,3% were males. There was no significant difference in performance between GA and GB (p<0,05). There were positive associations between the 3W3S-Br and the MMSE, but not between social demographics variables, GDS and FAQ. By the end of this stage, it was verified it was not necessary to alter the test. In the validation study, 48,5% in the CH were males, average age of 73 (± 8,6) and 11 (±4,4) years of education, while the AD group was comprised of 50% males, average age of 78 (± 5,4) and 8 (± 5,6) years of education. Considering the discriminant validity, there were significant differences in performances in all tasks of the test between the two groups (p>0,001). In the convergent validity analysis, there was significant correlation (p<0,05) between the memory tasks of the ROCF and most of the tasks of the 3W3S-Br, with the expectation of the task C. The task C of the 3W3S-Br had significant correlation with a2, a5 and E Total of the RAVLT. The task IR had significant correlation with a2, a3, a4, b1, a7, Rec and E total. The task L1 had correlations with a2, a3, a4, a6, a7, Rec and E total. The task L2 had correlations with a2, a3, a6, a7, Rec and E Total. Task L3 had correlations with a3, a6 e a7. LT had correlations with a1, a2, a3, a4, a6, a7, Rec and E total. The task DR had significant correlation with a6, a7 and Rec. Task R had significant correlation with a7. Considering the discriminant validity, the correlations were positive and statistically significant (p<0,05) between: tasks C, IR, L1, L2, L3, and LT of the 3W3S-Br and the QIT-2 (WASI); all scores of time and inhibition index of the FDT and C of the 3W3S-Br; the error scores of the tasks of choice and alternation, the score of time of the validity between known-groups and the flexibility index with IR; fluency verbal-animals and IR, L1 and LT of the 3W3S-Br; between the copy stage of the ROCF and tasks L1 and LT of the 3W3S-Br; between copy task of the ROCF and the L1 and LT of the 3W3S-Br. The 3W3S-Br did not show significant correlation with fluency verbal test-FAS. The reliability tests demonstrate that there was consistent significance (p<0,05) in the tasks C, IR, L1, L2, L3, and LT between forms A and B of the 3W3S-Br. In the evaluation of the temporal stability, form A of the 3W3S-Br showed consistent scores between all tasks (p<0,05), being considered excellent in C (ICC=0,756), L2 (ICC=0,823), L3 (ICC=0,785) and LT (ICC=0,893); good in IR (ICC=0,642) and R (ICC=0,679); and regular in L1 (ICC=0,593) and DR (ICC=0,534). In the alternate form, there was significant correlation (p<0,05) in the incidental memory conditions (IR), and in all stages of learning (L1, L2 and L3) between forms A and B of the 3W3S-Br. This study has concluded all stages of the adaptation of the 3W3S for Brazil, demonstrating reliable levels of precision and validity, therefore the 3W3S is considered ready for clinical use for Brazilian older adults.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFoss, Maria PaulaSilva, Alice Kamensek2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-29062023-152425/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-03T18:57:20Zoai:teses.usp.br:tde-29062023-152425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-03T18:57:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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Todos os participantes do grupo CS realizaram uma triagem com os instrumentos Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Escala de Depressão Geriátrica (GDS), Questionário de Atividades Funcionais Pfeffer (FAQ), selecionando-se aqueles sem comprometimentos cognitivos, depressão, declínios motores, visuais e auditivos que impossibilitassem a realização dos testes neuropsicológicos. Os participantes com DA (CDR-1) do estudo de validação foram diagnosticados de acordo com os critérios do DSM-V e CID-10. No estudo de validação, foram utilizados os instrumentos: Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT), Teste da Figura Complexa de Rey (TFCR), Teste de Cinco Dígitos (FDT), FAS-animais e subtestes de vocabulário e raciocínio matricial da WASI. O 3W3S-Br também foi aplicado, nas suas 5 condições: 1) cópia dos seis estímulos apresentados (C); 2) memória imediata (MI); 3) aprendizagem (AT), apresentada em três tentativas (A1, A2 e A3), 4) recordação tardia (RT) após 10-15 minutos; 5) reconhecimento (R)dos seis estímulos dentre outros distratores. Para adaptação do 3W3S, o teste passou pelos processos de tradução e retrotradução. Foram desenvolvidas análises estatísticas descritivas das variáveis sociodemográficas e do 3W3S-Br. Para comparação entre as formas deste instrumento foi utilizado o Teste U de Mann-Whitney. Para testar as evidências de validade concorrente, convergente e discriminante foi utilizado o Coeficiente de Correlação de Pearson. Nos cálculos de precisão, foram utilizados o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) para estabilidade temporal e o alfa de Cronbach para consistência interna de FA e FB, e o Coeficiente de Correlação de Pearson no estudo de forma-alternada. A analise dos dados foi realizada atraves do Statiscal Package for Social Sciences (SPSS), versao 28.0. para Windows. O nível de significância adotado foi de 5%. No estudo piloto, o grupo de estudo teve média de idade de 67 (± 5,1) anos, 10 (±4,2) anos de estudo e 58,3 % eram do sexo masculino. Os grupos GA e GB não mostraram desempenhos significativamente diferentes (p<0,05). Houve associações positivas entre o 3W3S-Br e o MEEM, mas não entre as variáveis sociodemográficas, a GDS e a FAQ. Ao fim desta etapa, constatou-se que não foi necessário realizar alterações no teste. No estudo de validação, 48,5% do grupo CS eram homens, com 73 (± 8,6) anos de idade e 11 (±4,4) anos de estudo, enquanto que o grupo DA era composto por 50% de homens, com média de idade de 78 (± 5,4) anos e 8 (±5,6) anos de estudo. Em relação à validade discriminativa, houve diferencas significativas no desempenho de todas as tarefas do teste entre estes dois grupos (p>0,001). Na análise da validade convergente, houve correlação significativa (p<0,05) entre a tarefa de memória do TFCR com a maioria das tarefas do 3W3S-Br, com exceção de C. A tarefa C do 3W3S-Br teve correlação significativa com a2, a5 e E Total do RAVLT. Já a tarefa MI teve correlação significativa com a2, a3, a4, b1, a7, Rec e E total. A tarefa A1 se correlacionou com a2, a3, a4, a6, a7, Rec e E total. A tarefa A2 teve correlação com a2, a3, a6, a7, Rec e E Total. A tarefa A3 teve correlação com as tarefas a3, a6 e a7. AT teve correlação com a1, a2, a3, a4, a6, a7, Rec e E total. A tarefa RT teve correlação significativa com a6, a7 e Rec. E a tarefa R teve correlação significativa com a7. 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