A formação escolar do trabalhador juvenil no contexto da Lei da aprendizagem (Lei nº 10.097/00)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Marcelo D. Bezerra de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-155948/
Resumo: Este trabalho de pesquisa localiza-se no campo temático da formação escolar, na interface com o mundo do trabalho. Assim, foi realizado um estudo qualitativo acerca da relação que os jovens trabalhadores (aprendizes), estudantes do Ensino Médio, estabelecem com os saberes escolares sob a mediação da escola pública estadual paulista. Definiu-se a questão-problema desta pesquisa pela seguinte indagação: como se constitui a relação dos jovens trabalhadoresaprendizes com o saber, num contexto entremeado pela formação escolar de nível médio e o mundo do trabalho? E ainda, de forma complementar: como as perspectivas curriculares oficiais do estado de São Paulo, que informam as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola pública, são interpretadas e ressignificadas por esses jovens em seus processos escolares? Assumiu-se como objetivo contribuir com alguns elementos para o aprofundamento da discussão sobre o problema da formação escolar de massas, em suas articulações, subjetivas e objetivas, com o fenômeno social mais amplo da precarização do trabalho juvenil, no período entre 2008-2015, focalizando a relação dos jovens estudantes aprendizes com os saberes escolares e o mundo do trabalho, a partir da Lei da Aprendizagem, nº 10.097/00. A noção de relação com o saber formulada por Bernard Charlot (2000) embasou a construção do objeto desta pesquisa e funcionou como conceito-guia para interpretar a complexidade das relações de precarização presentes tanto no campo educacional quanto no mundo do trabalho, sob a ótica da juventude que trabalha e estuda. Para analisar as relações entre escola, conhecimento e currículo, foram mobilizados conceitos de autores como Gimeno Sacristán, Michael Young e Dermeval Saviani. Os procedimentos consistiram em análises documentais e bibliográficas, bem como na aplicação de balanço dos saberes e no desenvolvimento de grupo focal. Evidenciou-se nesse processo de pesquisa, que a formação escolar desse segmento social, orientada pela noção de competências, é pautada por uma relação instrumental com os saberes e com a escola, coincidindo em muito com as premissas da formação técnica-profissional, também marcada por uma relação pragmática com os conhecimentos. Nesse sentido, a pesquisa aponta para indícios concretos que confirmam a hipótese inicial, que relaciona essa formação escolar de massas com o fenômeno mais amplo da precarização do trabalho juvenil na contemporaneidade, o que se expressa nas inúmeras dificuldades encontradas por esses jovens para, na escola, acessar o conhecimento que lhes possibilite entender a prática social em sua complexidade.
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spelling A formação escolar do trabalhador juvenil no contexto da Lei da aprendizagem (Lei nº 10.097/00)The relationship of young learners with the knowlegde: the school education of the youth worker and the law of learningEnsino médioHigh schoolJuventudesLearning lawLei da aprendizagemRelação com o saberRelation to knowledgeYouthsEste trabalho de pesquisa localiza-se no campo temático da formação escolar, na interface com o mundo do trabalho. Assim, foi realizado um estudo qualitativo acerca da relação que os jovens trabalhadores (aprendizes), estudantes do Ensino Médio, estabelecem com os saberes escolares sob a mediação da escola pública estadual paulista. Definiu-se a questão-problema desta pesquisa pela seguinte indagação: como se constitui a relação dos jovens trabalhadoresaprendizes com o saber, num contexto entremeado pela formação escolar de nível médio e o mundo do trabalho? E ainda, de forma complementar: como as perspectivas curriculares oficiais do estado de São Paulo, que informam as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola pública, são interpretadas e ressignificadas por esses jovens em seus processos escolares? Assumiu-se como objetivo contribuir com alguns elementos para o aprofundamento da discussão sobre o problema da formação escolar de massas, em suas articulações, subjetivas e objetivas, com o fenômeno social mais amplo da precarização do trabalho juvenil, no período entre 2008-2015, focalizando a relação dos jovens estudantes aprendizes com os saberes escolares e o mundo do trabalho, a partir da Lei da Aprendizagem, nº 10.097/00. A noção de relação com o saber formulada por Bernard Charlot (2000) embasou a construção do objeto desta pesquisa e funcionou como conceito-guia para interpretar a complexidade das relações de precarização presentes tanto no campo educacional quanto no mundo do trabalho, sob a ótica da juventude que trabalha e estuda. Para analisar as relações entre escola, conhecimento e currículo, foram mobilizados conceitos de autores como Gimeno Sacristán, Michael Young e Dermeval Saviani. Os procedimentos consistiram em análises documentais e bibliográficas, bem como na aplicação de balanço dos saberes e no desenvolvimento de grupo focal. Evidenciou-se nesse processo de pesquisa, que a formação escolar desse segmento social, orientada pela noção de competências, é pautada por uma relação instrumental com os saberes e com a escola, coincidindo em muito com as premissas da formação técnica-profissional, também marcada por uma relação pragmática com os conhecimentos. Nesse sentido, a pesquisa aponta para indícios concretos que confirmam a hipótese inicial, que relaciona essa formação escolar de massas com o fenômeno mais amplo da precarização do trabalho juvenil na contemporaneidade, o que se expressa nas inúmeras dificuldades encontradas por esses jovens para, na escola, acessar o conhecimento que lhes possibilite entender a prática social em sua complexidade.This research locates in the thematic field of school education, in the interface with the world of work. Thus, a qualitative study was carried out about the relationship that the young workers (apprentices), students of the High School, established with the school knowledge under the mediation of the state public school of São Paulo. The problem-solving question of this research was defined by the following question: how does the relationship between the young workers and the learners constitute in a context interspersed with middle-level education and the world of work? And yet, in a complementary way: how are the official curricular perspectives of the state of São Paulo, which inform the pedagogical practices developed in the public school space, are interpreted and re-signified by these young people in their school processes? The objective was to contribute with some elements to deepen the discussion about the problem of mass school education, in its articulations, subjective and objective, with the broader social phenomenon of the precariousness of youth work in the period between 2008-2015, focusing on the relation of the young apprentices students with the school knowledge and the world of work, from the Law of Learning, nº 10.097 / 00. The notion of relationship with the knowledge formulated by Bernard Charlot (2000) grounded the construction of the object of this research and functioned as a guiding concept to interpret the complexity of precarious relations present both in the educational field and in the world of work, from the point of view of youth who work and study. In order to analyze the relationships between school, knowledge, and curriculum, concepts were drawn from authors such as Gimeno Sacristán, Michael Young, and Dermeval Saviani. The procedures consisted of documentary and bibliographic analyzes, as well as the application of the knowledge balance and the development of a focal group. It was evidenced in this research process that the school education of this social segment, guided by the notion of competencies, is based on an instrumental relationship with the knowledge and the school, coinciding very much with the premises of technical and professional formation, also marked by a pragmatic relationship with knowledge. In this sense, the research points to concrete indications that confirm the initial hypothesis, which relates this mass school education to the broader phenomenon of the precariousness of youth work in the contemporary world, which is expressed in the innumerable difficulties encountered by these youngsters in the school to access the knowledge that could enable them to understand the social practice in its complexity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGalian, Claudia Valentina AssumpçãoMenezes, Marcelo D. 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