As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-08032019-143927/ |
Resumo: | A presente pesquisa propõe-se a investigar de maneira interdisciplinar, a produção do conhecimento científico por meio da criação de texturas sonoras, como interfaces conceituais hipermidiáticas autônomas, capazes de promover a experiência estética com conceitos acadêmicos. Começaremos abordando a ampliação da escuta proposta por Schaeffer, Schafer, Nancy, Oliveros, dentre outros. Em seguida, a partir das proposições e interlocuções oferecidas por Sérgio Bairon acerca das texturas sonoras, localizaremos suas origens na hipermídia, bem como as características e o modo de ser herdados desta, que fazem delas ambientes hipermidiáticos. Chamaremos outros autores ao diálogo, entre eles, Hans-Georg Gadamer, Lucia Santaella, Edgar Morin, Michel de Certeau, Gilbert Durand, Lorenzo Vilches, Massimo Di Felice e Pierre Levy, que contribuirão nos proporcionando um entendimento mais amplo, sobre os contextos sociais, culturais e tecnológicos que tornam produções hipermidiáticas, a exemplo das texturas sonoras, uma alternativa promissora e viável para a renovação metodológica nas práticas científicas, que, ainda hoje, têm, quase que exclusivamente na escrita, a única forma confiável de representação da verdade e do real. Estes autores também nos ajudarão a compreender as capacidades e as formas de pensamento necessárias ao pesquisador, no contexto de produções hipermidiáticas. Identificaremos as interfaces da escrita sonora e, ao final, analisaremos texturas sonoras produzidas para três disciplinas ao longo do curso, oferecidas por diferentes programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. |
id |
USP_1c6b49797d511379e51642878dc989a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08032019-143927 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitualThe sound textures as an interface in the production of scientific knowledge: experiencing sound as conceptual expressivenessHipermidiaHipermídiaInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityProdução do conhecimento científicoProduction of scientific knowledgeSound texturesTexturas sonorasA presente pesquisa propõe-se a investigar de maneira interdisciplinar, a produção do conhecimento científico por meio da criação de texturas sonoras, como interfaces conceituais hipermidiáticas autônomas, capazes de promover a experiência estética com conceitos acadêmicos. Começaremos abordando a ampliação da escuta proposta por Schaeffer, Schafer, Nancy, Oliveros, dentre outros. Em seguida, a partir das proposições e interlocuções oferecidas por Sérgio Bairon acerca das texturas sonoras, localizaremos suas origens na hipermídia, bem como as características e o modo de ser herdados desta, que fazem delas ambientes hipermidiáticos. Chamaremos outros autores ao diálogo, entre eles, Hans-Georg Gadamer, Lucia Santaella, Edgar Morin, Michel de Certeau, Gilbert Durand, Lorenzo Vilches, Massimo Di Felice e Pierre Levy, que contribuirão nos proporcionando um entendimento mais amplo, sobre os contextos sociais, culturais e tecnológicos que tornam produções hipermidiáticas, a exemplo das texturas sonoras, uma alternativa promissora e viável para a renovação metodológica nas práticas científicas, que, ainda hoje, têm, quase que exclusivamente na escrita, a única forma confiável de representação da verdade e do real. Estes autores também nos ajudarão a compreender as capacidades e as formas de pensamento necessárias ao pesquisador, no contexto de produções hipermidiáticas. Identificaremos as interfaces da escrita sonora e, ao final, analisaremos texturas sonoras produzidas para três disciplinas ao longo do curso, oferecidas por diferentes programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo.The present research proposes to investigate in an interdisciplinary way, the production of scientific knowledge through the creation of sound textures, as autonomous hypermiditic conceptual interfaces, able to promote aesthetic experience with academic concepts. We will start by approaching the amplification of the listening proposed by Schaeffer, Schafer, Nancy, Oliveros, among others. Then, from the propositions and interlocutions offered by Sérgio Bairon on sound textures, we will locate its origins in hypermedia, as well as the characteristics and the way of being inherited from this, which make them hypermediatic environments. We will call other authors to the dialogue, among them Hans-Georg Gadamer, Lucia Santaella, Edgar Morin, Michel de Certeau, Gilbert Durand, Lorenzo Vilches, Massimo Di Felice and Pierre Levy, who will contribute by providing us with a broader understanding of the social, cultural and technological contexts that make hypermedia productions, such as sound textures, a promising and viable alternative for methodological renewal in scientific practices, which, even today, have exclusively in writing, the only form of representation of truth and reality. These authors will also help us to understand the capacities and the forms of thought necessary to the researcher, in the context of hypermidiatic productions. We will identify the interfaces of writing of sound and, at the end, we will analyze sound textures produced for three disciplines throughout the course offered by different post-graduate programs of the University of São PauloBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSant'Anna, Sérgio Bairon BlancoRocha, Felipe Neves da2018-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-08032019-143927/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-08032019-143927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual The sound textures as an interface in the production of scientific knowledge: experiencing sound as conceptual expressiveness |
title |
As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual |
spellingShingle |
As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual Rocha, Felipe Neves da Hipermidia Hipermídia Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Produção do conhecimento científico Production of scientific knowledge Sound textures Texturas sonoras |
title_short |
As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual |
title_full |
As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual |
title_fullStr |
As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual |
title_full_unstemmed |
As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual |
title_sort |
As texturas sonoras como interface na produção do conhecimento científico: experimentando o som enquanto expressividade conceitual |
author |
Rocha, Felipe Neves da |
author_facet |
Rocha, Felipe Neves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Felipe Neves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipermidia Hipermídia Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Produção do conhecimento científico Production of scientific knowledge Sound textures Texturas sonoras |
topic |
Hipermidia Hipermídia Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Produção do conhecimento científico Production of scientific knowledge Sound textures Texturas sonoras |
description |
A presente pesquisa propõe-se a investigar de maneira interdisciplinar, a produção do conhecimento científico por meio da criação de texturas sonoras, como interfaces conceituais hipermidiáticas autônomas, capazes de promover a experiência estética com conceitos acadêmicos. Começaremos abordando a ampliação da escuta proposta por Schaeffer, Schafer, Nancy, Oliveros, dentre outros. Em seguida, a partir das proposições e interlocuções oferecidas por Sérgio Bairon acerca das texturas sonoras, localizaremos suas origens na hipermídia, bem como as características e o modo de ser herdados desta, que fazem delas ambientes hipermidiáticos. Chamaremos outros autores ao diálogo, entre eles, Hans-Georg Gadamer, Lucia Santaella, Edgar Morin, Michel de Certeau, Gilbert Durand, Lorenzo Vilches, Massimo Di Felice e Pierre Levy, que contribuirão nos proporcionando um entendimento mais amplo, sobre os contextos sociais, culturais e tecnológicos que tornam produções hipermidiáticas, a exemplo das texturas sonoras, uma alternativa promissora e viável para a renovação metodológica nas práticas científicas, que, ainda hoje, têm, quase que exclusivamente na escrita, a única forma confiável de representação da verdade e do real. Estes autores também nos ajudarão a compreender as capacidades e as formas de pensamento necessárias ao pesquisador, no contexto de produções hipermidiáticas. Identificaremos as interfaces da escrita sonora e, ao final, analisaremos texturas sonoras produzidas para três disciplinas ao longo do curso, oferecidas por diferentes programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-08032019-143927/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-08032019-143927/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256796071198720 |