O efeito da experiência, do conhecimento e da habilidade na tomada de decisão do passe do futsal a partir das relações interpessoais angulares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-02022015-074627/ |
Resumo: | A tomada de decisão diz respeito a um componente essencial para o desempenho de inúmeras habilidades motoras, principalmente aquelas que envolvem julgamentos e escolhas. Duas correntes teóricas se destacam nesse âmbito: uma, com foco nos níveis de experiência e conhecimento dos indivíduos e, outra, na percepção de variáveis físicas que refletem a coordenação interpessoal. No presente estudo ambas foram consideradas conjuntamente. Investigou-se como indivíduos de diferentes níveis de experiência, conhecimento e habilidade decidiam sobre o passe de bola com base em relações interpessoais angulares. Ângulo foi escolhido como variável coletiva em razão de capturar as relações interpessoais em situações de passes e interceptação de passes. Foram filmados dois jogos de futsal com jogadores experientes e inexperientes entre 13 e 14 anos de idade. As relações interpessoais angulares foram compostas por: ângulo A, interação de vetores ligando o portador da bola com seu marcador e seu companheiro de time; e, ângulo B, interação de vetores ligando o portador da bola com seu companheiro de time e o marcador dele. Essas relações angulares também foram consideradas em relação à taxa de mudança com base em velocidade e variabilidade. Todas as medidas foram calculadas com base nos deslocamentos dos jogadores adquiridos por meio do software TACTO, em relação às coordenadas x e y, numa frequência de 25 Hz. Os dados foram analisados através do teste U de Mann-Whitney, considerando-se o nível de significância de p<=0,05. Os resultados obtidos referentes aos níveis de experiência e de conhecimento não revelaram diferenças significativas em nenhuma das variáveis angulares. Já com relação ao nível de habilidade, diferenças significativas foram encontradas somente para a velocidade angular (B). No que diz respeito à efetividade do passe, os resultados revelaram que independente dos níveis de experiência, conhecimento e habilidade, os passes efetivos foram realizados com base no ângulo (B). Os resultados permitem concluir que os jogadores, independente dos níveis de experiência e de conhecimento, utilizaram as mesmas relações interpessoais angulares para realização do passe, e que o ângulo (B) foi aquele que influenciou na eficiência do passe |
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O efeito da experiência, do conhecimento e da habilidade na tomada de decisão do passe do futsal a partir das relações interpessoais angularesThe effect of experience, knowledge and skill on decision-making futsal pass from the angular interpersonal relationshipsabordagem cognitivaAbordagem dinâmica ecológicaangular interpersonal relationshipCognitive approachecological dynamics approachEsporte coletivoRelação interpessoal angularTeam sportA tomada de decisão diz respeito a um componente essencial para o desempenho de inúmeras habilidades motoras, principalmente aquelas que envolvem julgamentos e escolhas. Duas correntes teóricas se destacam nesse âmbito: uma, com foco nos níveis de experiência e conhecimento dos indivíduos e, outra, na percepção de variáveis físicas que refletem a coordenação interpessoal. No presente estudo ambas foram consideradas conjuntamente. Investigou-se como indivíduos de diferentes níveis de experiência, conhecimento e habilidade decidiam sobre o passe de bola com base em relações interpessoais angulares. Ângulo foi escolhido como variável coletiva em razão de capturar as relações interpessoais em situações de passes e interceptação de passes. Foram filmados dois jogos de futsal com jogadores experientes e inexperientes entre 13 e 14 anos de idade. As relações interpessoais angulares foram compostas por: ângulo A, interação de vetores ligando o portador da bola com seu marcador e seu companheiro de time; e, ângulo B, interação de vetores ligando o portador da bola com seu companheiro de time e o marcador dele. Essas relações angulares também foram consideradas em relação à taxa de mudança com base em velocidade e variabilidade. Todas as medidas foram calculadas com base nos deslocamentos dos jogadores adquiridos por meio do software TACTO, em relação às coordenadas x e y, numa frequência de 25 Hz. Os dados foram analisados através do teste U de Mann-Whitney, considerando-se o nível de significância de p<=0,05. Os resultados obtidos referentes aos níveis de experiência e de conhecimento não revelaram diferenças significativas em nenhuma das variáveis angulares. Já com relação ao nível de habilidade, diferenças significativas foram encontradas somente para a velocidade angular (B). No que diz respeito à efetividade do passe, os resultados revelaram que independente dos níveis de experiência, conhecimento e habilidade, os passes efetivos foram realizados com base no ângulo (B). Os resultados permitem concluir que os jogadores, independente dos níveis de experiência e de conhecimento, utilizaram as mesmas relações interpessoais angulares para realização do passe, e que o ângulo (B) foi aquele que influenciou na eficiência do passeThe decision-making is an essential component for the performance of a number of motor skills, meanly for those that involve judgments and choices. Two theoretical perspectives highlight in this context: one focusing on the levels of experience and knowledge of individuals, and another, on the perception of physical variables that reflect the interaction between individuals and their environments. In the present study both of them were considered together. We investigated how individuals with different levels of experience, knowledge and skill decided on the pass of the ball based on angular interpersonal interactions. The angle was chosen as collective variable due it be able to capture the interpersonal relationships in situations of passing and intercepting of passing. Two futsal games were filmed with experienced and inexperienced players between 13 and 14 years old. The angular interpersonal relationships were: angle A, passing vector angle to the ball carriernearest defender\'s vector; and angle B, vector angle to the ball carrier-teammate\'s nearest defender\'s vector. These angular relationships were also considered in relation to their rate of change based on velocity and variability. All measures were calculated based on the displacements of the players relative to the x and y coordinates, which were acquired through the TACTO software in a frequency of 25 Hz. The data have been analysed by the U teste of Mann-Whitney considering the level of significance p<=0.05. The results obtained related to the levels of experience and knowledge haven´t revealed significant differences in none of the angular variables. But considering the level of skill, significant differences have been found only towards the angular velocity (B). Regarding the effectiveness of the pass the results showed that despite the levels of experience, knowledge and skill, the effective pass been carried out based on angle (B). The results allow concluding that players, regardless of level of experience and knowledge, used the same angular interpersonal relationships for performing the pass. In addition, that the efficiency of passing was influenced by the angle (B)Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Umberto CesarSilva, Silvia Leticia da2014-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-02022015-074627/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-02022015-074627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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