Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Fabiana Barbosa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06112019-164631/
Resumo: Essa pesquisa apresenta um estudo sobre ensino e aprendizagem em Ciências em uma sala de aula multisseriada com alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar as contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa e a construção de um aquário de água doce no processo de Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I. Já os objetivos específicos visaram: desenvolver uma sequência didática interdisciplinar e investigativa; construir um aquário de água doce; compreender o que é um ecossistema; explicar o funcionamento do ecossistema aquático; correlacionar os estudos do aquário com diferentes disciplinas e observar a interação do ecossistema aquático. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação, com levantamento bibliográfico e observações de campo. Os alunos demonstraram muito interesse nos momentos de construção e observação do aquário e as diferentes atividades realizadas na sequência didática demandaram a articulação e socialização do que estavam aprendendo. O resultado final foi satisfatório, apontando que os alunos enriqueceram as suas descrições escritas e orais, aumentaram significativamente o seu vocabulário e houve o alcance de indicadores de Alfabetização Científica. Portanto constata-se que a sequência didática desenvolvida é um instrumento facilitador no processo de Alfabetização Científica e pode contribuir com o ensino de ciências.
id USP_1d120a851769d46efad28b9e2ca03925
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06112019-164631
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativaScientific Literacy in Elementary Education I: Contributions of an interdisciplinary and investigative didactic sequenceAlfabetização CientíficaAquárioAquariumElementary EducationEnsino FundamentalFollowing teachingScientific LiteracySequência didáticaEssa pesquisa apresenta um estudo sobre ensino e aprendizagem em Ciências em uma sala de aula multisseriada com alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar as contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa e a construção de um aquário de água doce no processo de Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I. Já os objetivos específicos visaram: desenvolver uma sequência didática interdisciplinar e investigativa; construir um aquário de água doce; compreender o que é um ecossistema; explicar o funcionamento do ecossistema aquático; correlacionar os estudos do aquário com diferentes disciplinas e observar a interação do ecossistema aquático. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação, com levantamento bibliográfico e observações de campo. Os alunos demonstraram muito interesse nos momentos de construção e observação do aquário e as diferentes atividades realizadas na sequência didática demandaram a articulação e socialização do que estavam aprendendo. O resultado final foi satisfatório, apontando que os alunos enriqueceram as suas descrições escritas e orais, aumentaram significativamente o seu vocabulário e houve o alcance de indicadores de Alfabetização Científica. Portanto constata-se que a sequência didática desenvolvida é um instrumento facilitador no processo de Alfabetização Científica e pode contribuir com o ensino de ciências.This research presents a study about teaching and learning in science in a multi-grade classroom with 4th and 5th grade students. The general objective was to analyze the contributions of an interdisciplinary and investigative didactic sequence and the construction of a freshwater aquarium in the process of Scientific Literacy in Elementary School I. The specific objectives were: to develop an interdisciplinary and investigative didactic sequence; build a freshwater aquarium; understand what an ecosystem is; explain the functioning of the aquatic ecosystem; correlate aquarium studies with different disciplines and observe the interaction of the aquatic ecosystem. For the accomplishment of the research was used the research-action methodology, with bibliographical survey and field observations. The students showed great interest in the moments of construction and observation of the aquarium and the different activities carried out in the didactic sequence demanded the articulation and socialization of what they were learning. The final result was satisfactory, indicating that the students enriched their written and oral descriptions, significantly increased their vocabulary, and the achievement of scientific literacy indicators. Therefore, it is observed that the didactic sequence developed is a facilitating instrument in the process of Scientific Literacy and can contribute to the teaching of sciences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto, Maria Auxiliadora MottaJesus, Fabiana Barbosa de2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06112019-164631/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:59:32Zoai:teses.usp.br:tde-06112019-164631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:59:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa
Scientific Literacy in Elementary Education I: Contributions of an interdisciplinary and investigative didactic sequence
title Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa
spellingShingle Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa
Jesus, Fabiana Barbosa de
Alfabetização Científica
Aquário
Aquarium
Elementary Education
Ensino Fundamental
Following teaching
Scientific Literacy
Sequência didática
title_short Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa
title_full Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa
title_fullStr Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa
title_full_unstemmed Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa
title_sort Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa
author Jesus, Fabiana Barbosa de
author_facet Jesus, Fabiana Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Maria Auxiliadora Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Fabiana Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
Aquário
Aquarium
Elementary Education
Ensino Fundamental
Following teaching
Scientific Literacy
Sequência didática
topic Alfabetização Científica
Aquário
Aquarium
Elementary Education
Ensino Fundamental
Following teaching
Scientific Literacy
Sequência didática
description Essa pesquisa apresenta um estudo sobre ensino e aprendizagem em Ciências em uma sala de aula multisseriada com alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar as contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa e a construção de um aquário de água doce no processo de Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I. Já os objetivos específicos visaram: desenvolver uma sequência didática interdisciplinar e investigativa; construir um aquário de água doce; compreender o que é um ecossistema; explicar o funcionamento do ecossistema aquático; correlacionar os estudos do aquário com diferentes disciplinas e observar a interação do ecossistema aquático. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação, com levantamento bibliográfico e observações de campo. Os alunos demonstraram muito interesse nos momentos de construção e observação do aquário e as diferentes atividades realizadas na sequência didática demandaram a articulação e socialização do que estavam aprendendo. O resultado final foi satisfatório, apontando que os alunos enriqueceram as suas descrições escritas e orais, aumentaram significativamente o seu vocabulário e houve o alcance de indicadores de Alfabetização Científica. Portanto constata-se que a sequência didática desenvolvida é um instrumento facilitador no processo de Alfabetização Científica e pode contribuir com o ensino de ciências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06112019-164631/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06112019-164631/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256731458994176