Proteção para faltas de alta impedância utilizando o sistema de rádio troncalizado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Marco Antonio
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-06112024-151033/
Resumo: Há muito se procura uma solução satisfatória para o problema das faltas de altas impedância. O sistema de proteção convencional não pode ser configurado para detectar este tipo de falha devido às baixas correntes de curto-circuito para a terraapresentadas por esse defeito, o que faria os relés atuarem de maneira indevida em algumas situações. Vários aparelhos e técnicas foram ou estão sendo testados por várias entidades, sem que se tenha chegado a uma proposta satisfatória edefinitiva. Uma alternativa proposta pelo Centro de Excelência em Distribuição de Energia Elétrica da Universidade de São Paulo, é um sensor que detecta o desequilíbrio de tensão causado pelo rompimento de um dos condutores do alimentador primário. Os aparelhos, instalados nas extremidades dos alimentadores, funcionando em conjunto e ligados a um sistema computacional, informam ao COD o rompimento de um condutor ou a abertura de uma chave fusível, dando sua localização. Este trabalho propõe um sistema para utilização desse sensor associado ao sistema de rádio troncalizado em uso na Companhia Paulista de Força e Luz. A introdução apresenta um breve estudo das principais causas de rompimento de condutores e alguns ensaios que mostram a baixa corrente de falta para a terra, quando a superfície de contato com o condutor possui uma alta resistência elétrica. O capítulo 2 mostra as características da corrente de falta para a terra, evidenciando o aparecimento de frequênciasharmônicas com a deformação do sinal da corrente. O capítulo 3 apresenta algumas técnicas e dispositivos desenvolvidos para tentar solucionar o problema das faltas de alta impedância. O capítulo 4 mostra o funcionamento do sensor empregado paradetectar o desequilíbrio de tensões causado por falta de fases. (continua) ) No capítulo 5, é explicada a técnica da utilização de vários sensores instalados em um alimentador para detectar o rompimento de um condutor ou a abertura de uma chave fusível, dando a localização da ocorrência. No capítulo 6, sãomostrados alguns sistemas usados para comunicação de dados, e uma visão geral do sistema de rádio troncalizado que fará as comunicações da técmica apresentada neste trabalho. O capítulo 7 mostra a técnica proposta, com a integração dos sensoresao sistema de rádio troncalizado e o software HIGH-Z, que fará a interface entre o sistema e o operador do COD.
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Os aparelhos, instalados nas extremidades dos alimentadores, funcionando em conjunto e ligados a um sistema computacional, informam ao COD o rompimento de um condutor ou a abertura de uma chave fusível, dando sua localização. Este trabalho propõe um sistema para utilização desse sensor associado ao sistema de rádio troncalizado em uso na Companhia Paulista de Força e Luz. A introdução apresenta um breve estudo das principais causas de rompimento de condutores e alguns ensaios que mostram a baixa corrente de falta para a terra, quando a superfície de contato com o condutor possui uma alta resistência elétrica. O capítulo 2 mostra as características da corrente de falta para a terra, evidenciando o aparecimento de frequênciasharmônicas com a deformação do sinal da corrente. O capítulo 3 apresenta algumas técnicas e dispositivos desenvolvidos para tentar solucionar o problema das faltas de alta impedância. O capítulo 4 mostra o funcionamento do sensor empregado paradetectar o desequilíbrio de tensões causado por falta de fases. (continua) ) No capítulo 5, é explicada a técnica da utilização de vários sensores instalados em um alimentador para detectar o rompimento de um condutor ou a abertura de uma chave fusível, dando a localização da ocorrência. No capítulo 6, sãomostrados alguns sistemas usados para comunicação de dados, e uma visão geral do sistema de rádio troncalizado que fará as comunicações da técmica apresentada neste trabalho. O capítulo 7 mostra a técnica proposta, com a integração dos sensoresao sistema de rádio troncalizado e o software HIGH-Z, que fará a interface entre o sistema e o operador do COD.For a long time, a satisfactory solution for the high impedance faults problem has been searched. The conventional protection system cant be set to detect this defect due to the low level of short-circuit currents to ground presented by this kind of fault, what would make the relays work in an improper way for some situations. Many devices and techniques were or are being tested by several organizations, and nobody until today reached a definite and satisfactory proposal. An alternative proposed by São Paulo University CED Center of Excellence in Distribution, is a sensor that detects voltage unbalance caused by a downed conductor. Some devices installed at the end of a feeder, working together and connected to a computer system, inform to COD about a broken conductor or the opening of a fuse cutout, giving their localization. This paper proposes a system to use that sensor coupled to the trunk radio system, today in use at Companhia Paulista de Força e Luz. The introduction presents a short study about the main causes of broken conductos and some tests that show the low ground fault current when the surface the conductor lies on, has a high electrical impedance. Chapter 2 shows the ground fault current characteristics, evidencing the appearance of harmonic frequencies caused by the current signal deformation. Chapter 3 presents some techniques and devices developed to try to solve the high impedance fault problem. Chapter 4 shows the functioning of the sensor used to detect the unbalance of voltage caused by missed fases. In chapter 5, it is explained the technique of using several sensors installed in a feeder to detect a broken conductor or a fuse cutout opening, giving their localization. In chapter 6, some systems used in data communications are shown, and a general view of thetrunk radio system that will be used to do the communications of the technique presented in this paper. Chapter 7 shows the proposed technique with the integration of the sensors to the trunk radio system, and the software HIGH_Z, that will make the interface between the system and the COD operator.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSenger, Eduardo CesarBrito, Marco Antonio1998-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-06112024-151033/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-06T17:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-06112024-151033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-06T17:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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