Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Gláucio Luiz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-08072022-084948/
Resumo: Devido a sua importância nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, a bacia hidrográfica é considerada por diversos autores como a unidade fundamental para a gestão e conservação dos recursos hídricos. A educação ambiental dentro das escolas, voltada para a sensibilização em relação aos recursos hídricos, tendo a bacia hidrográfica como referência, é de suma importância para a conservação dos mananciais e nascentes. Neste contexto a percepção ambiental é essencial ao avaliar e problematizar a relação dos alunos com o ambiente natural onde estão inseridos e propor soluções para resolver desafios e conflitos socioambientais. Por meio de aulas práticas e teóricas, conceitos de educação ambiental foram trabalhados com estudantes do 7º ano da Escola Estadual Professor Marivaldo Carlos Degan no município de São Carlos-SP. Os alunos avaliaram os parâmetros químicos e físicos do córrego da principal microbacia hidrográfica da região no entorno da escola e realizaram análises da qualidade da água em sala de aula. Por meio de mapeamento participativo, produziram coletivamente mapas socioambientais que serviram de base para a produção de um jogo digital, no formato RPG, que servirá de material didático para a escola, em projetos futuros.
id USP_1dce35c762a517ac3639041f15e7383a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08072022-084948
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambientalParticipatory mapping experimental practices and gamification: different strategies in the approach to perception and environmental educationEducação ambientalEnvironmental educationEnvironmental perceptionExperimental practicesGamificaçãoGamificationMapeamento participativoParticipatory mappingPercepção ambientalPráticas experimentaisDevido a sua importância nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, a bacia hidrográfica é considerada por diversos autores como a unidade fundamental para a gestão e conservação dos recursos hídricos. A educação ambiental dentro das escolas, voltada para a sensibilização em relação aos recursos hídricos, tendo a bacia hidrográfica como referência, é de suma importância para a conservação dos mananciais e nascentes. Neste contexto a percepção ambiental é essencial ao avaliar e problematizar a relação dos alunos com o ambiente natural onde estão inseridos e propor soluções para resolver desafios e conflitos socioambientais. Por meio de aulas práticas e teóricas, conceitos de educação ambiental foram trabalhados com estudantes do 7º ano da Escola Estadual Professor Marivaldo Carlos Degan no município de São Carlos-SP. Os alunos avaliaram os parâmetros químicos e físicos do córrego da principal microbacia hidrográfica da região no entorno da escola e realizaram análises da qualidade da água em sala de aula. Por meio de mapeamento participativo, produziram coletivamente mapas socioambientais que serviram de base para a produção de um jogo digital, no formato RPG, que servirá de material didático para a escola, em projetos futuros.Due to its importance in social, economic and environmental aspects, the hydrographic basin is considered by several authors as the fundamental unit for the management and conservation of water resources. Environmental education within schools, aimed at raising awareness of water resources, with the hydrographic basin as a reference, is of paramount importance for the conservation of springs and springs. In this context, environmental perception is essential when assessing and problematizing the students\' relationship with the natural environment where they are inserted and proposing solutions to solve socio-environmental challenges and conflicts. Through practical and theoretical classes, concepts of environmental education were worked with students from the 7th year of a school on the outskirts of São Carlos-SP. The students evaluated the chemical and physical parameters of the stream of the main watershed in the region around the school and performed analyzes of water quality in the classroom. Through participatory mapping, they collectively produced socioenvironmental maps that served as the basis for the production of a digital game, in RPG format, which will serve as didactic material for the school, in future projects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Maria Olimpia de OliveiraVaz, Gláucio Luiz2022-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-08072022-084948/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-13T19:50:33Zoai:teses.usp.br:tde-08072022-084948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-13T19:50:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental
Participatory mapping experimental practices and gamification: different strategies in the approach to perception and environmental education
title Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental
spellingShingle Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental
Vaz, Gláucio Luiz
Educação ambiental
Environmental education
Environmental perception
Experimental practices
Gamificação
Gamification
Mapeamento participativo
Participatory mapping
Percepção ambiental
Práticas experimentais
title_short Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental
title_full Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental
title_fullStr Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental
title_full_unstemmed Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental
title_sort Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental
author Vaz, Gláucio Luiz
author_facet Vaz, Gláucio Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Maria Olimpia de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Gláucio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Environmental education
Environmental perception
Experimental practices
Gamificação
Gamification
Mapeamento participativo
Participatory mapping
Percepção ambiental
Práticas experimentais
topic Educação ambiental
Environmental education
Environmental perception
Experimental practices
Gamificação
Gamification
Mapeamento participativo
Participatory mapping
Percepção ambiental
Práticas experimentais
description Devido a sua importância nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, a bacia hidrográfica é considerada por diversos autores como a unidade fundamental para a gestão e conservação dos recursos hídricos. A educação ambiental dentro das escolas, voltada para a sensibilização em relação aos recursos hídricos, tendo a bacia hidrográfica como referência, é de suma importância para a conservação dos mananciais e nascentes. Neste contexto a percepção ambiental é essencial ao avaliar e problematizar a relação dos alunos com o ambiente natural onde estão inseridos e propor soluções para resolver desafios e conflitos socioambientais. Por meio de aulas práticas e teóricas, conceitos de educação ambiental foram trabalhados com estudantes do 7º ano da Escola Estadual Professor Marivaldo Carlos Degan no município de São Carlos-SP. Os alunos avaliaram os parâmetros químicos e físicos do córrego da principal microbacia hidrográfica da região no entorno da escola e realizaram análises da qualidade da água em sala de aula. Por meio de mapeamento participativo, produziram coletivamente mapas socioambientais que serviram de base para a produção de um jogo digital, no formato RPG, que servirá de material didático para a escola, em projetos futuros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-08072022-084948/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-08072022-084948/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256805926764544