Análise da confiabilidade intra e interexaminador do software de avaliação postural - SAPO em escolares do município de Ribeirão Preto - SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-18082009-122815/ |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi verificar a confiabilidade do método de avaliação postural usandose o Software de Avaliação Postural SAPO que consiste em um programa de avaliação por meio de fotografias digitais baseando-se nos princípios da fotogrametria computadorizada. Para isso, 20 escolares com idade 8,3 ± 0,8 anos de idade foram fotografados na vista anterior, lateral direita, lateral esquerda e posterior. Foram demarcados, sobre a pele dos sujeitos, pontos que normalmente são utilizados na avaliação postural, propostos pelo protocolo SAPO. A partir desses pontos, foi realizada a análise de diferentes ângulos pelo Software de Avaliação Postural SAPO. Na análise intraexaminador, as mesmas fotos foram avaliadas por um único examinador, duas vezes com um intervalo de um mês entre elas. Para a análise interexaminadores, três profissionais diferentes avaliaram as fotografias, e os resultados foram comparados. O método utilizado para comparação dos resultados intra e interexaminadores foi o coeficiente de correlação intraclasse. Os resultados mostraram que o SAPO pode ser considerado uma ferramenta confiável para avaliar a postura em escolares, pois a maioria dos ângulos analisados, tanto na análise intra como interexaminadores, apresentou-se confiável. Dos ângulos estatisticamente confiáveis, houve alguns ângulos com baixo nível de confiabilidade, sendo os principais, na vista lateral, referentes ao alinhamento da pelve, da cabeça, do tornozelo e do quadril, e, na vista posterior, os referentes ao ângulo perna e retropé. Portanto, o Software de Avaliação Postural SAPO sugere ser um método confiável para avaliação postural, entretanto necessita de mais estudos a fim de verificar melhor a confiabilidades na vista lateral e posterior, principalmente em ângulos que envolvam as curvaturas vertebrais no plano sagital. |
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Análise da confiabilidade intra e interexaminador do software de avaliação postural - SAPO em escolares do município de Ribeirão Preto - SPAnalysis of the intra- and inter-examiner reliability of the postural assessment software SAPO in students from Ribeirão Preto-SP.child healthfotogrametriaphotogrammetryposturaposturereproducibility of resultsreprodutibilidadesaúde da criançaO objetivo deste estudo foi verificar a confiabilidade do método de avaliação postural usandose o Software de Avaliação Postural SAPO que consiste em um programa de avaliação por meio de fotografias digitais baseando-se nos princípios da fotogrametria computadorizada. Para isso, 20 escolares com idade 8,3 ± 0,8 anos de idade foram fotografados na vista anterior, lateral direita, lateral esquerda e posterior. Foram demarcados, sobre a pele dos sujeitos, pontos que normalmente são utilizados na avaliação postural, propostos pelo protocolo SAPO. A partir desses pontos, foi realizada a análise de diferentes ângulos pelo Software de Avaliação Postural SAPO. Na análise intraexaminador, as mesmas fotos foram avaliadas por um único examinador, duas vezes com um intervalo de um mês entre elas. Para a análise interexaminadores, três profissionais diferentes avaliaram as fotografias, e os resultados foram comparados. O método utilizado para comparação dos resultados intra e interexaminadores foi o coeficiente de correlação intraclasse. Os resultados mostraram que o SAPO pode ser considerado uma ferramenta confiável para avaliar a postura em escolares, pois a maioria dos ângulos analisados, tanto na análise intra como interexaminadores, apresentou-se confiável. Dos ângulos estatisticamente confiáveis, houve alguns ângulos com baixo nível de confiabilidade, sendo os principais, na vista lateral, referentes ao alinhamento da pelve, da cabeça, do tornozelo e do quadril, e, na vista posterior, os referentes ao ângulo perna e retropé. Portanto, o Software de Avaliação Postural SAPO sugere ser um método confiável para avaliação postural, entretanto necessita de mais estudos a fim de verificar melhor a confiabilidades na vista lateral e posterior, principalmente em ângulos que envolvam as curvaturas vertebrais no plano sagital.This study aimed to verify the reliability of the postural evaluation method using the Postural Assessment Software SAPO. This software consists of an assessment program with digital photographs, through computerized photogrammetry. Twenty students with 8.3 ± 0.8 years of age were photographed on the anterior, left and right laterals and posterior views. The points usually used for postural assessment, proposed by the SAPO protocol, were marked on the subjects skin. Through these points, the analysis from different angles was done by the Postural Assessment Software SAPO. The intraexaminer analysis was done by one single examiner, who evaluated the same photos twice, in a one-month interval. The interexaminer analysis was done by three different professionals, who evaluated the photographs and had their results compared. The method used for intra- and inter-examiner comparison of results was the intraclass correlation coefficient. Results showed that SAPO can be considered a reliable tool to assess students posture, as in both intra- and inter-examiners analysis most angles were reliable. Among the statistically reliable angles, some had low level of reliability, mostly in the lateral view, regarding the alignment of the pelvis, head, ankle and hips, and in the posterior view, the leg and hindfoot angles. Thus, it is suggested the Postural Assessment Software SAPO is a reliable method for postural assessment. Nevertheless, further studies are needed in order to better verify its reliability in lateral and posterior views, especially in angles involving sagittal plan spinal curvatures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Marta Angélica IossiNery, Pâmela Borges2009-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-18082009-122815/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-18082009-122815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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