Nos limites da civilização: interiorização dos processos de educação na região de Ribeirão Preto/SP (1889-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Rafael Cardoso de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-165416/
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal compreender a gênese e o percurso das representações e discursos que envolvem a educação na cidade de Ribeirão Preto e região, tanto no seu sentido comum - o escolar, como em outras formas mais complexas - manifestadas na civilização dos corpos, nos códigos de postura urbano, nas definições de \"normalidade\", cidadania, moral, etc., com vistas a investigar uma das dimensões do processo de interiorização da educação escolar no território paulista. Para tal, utilizamos como referencial teórico e metodológico as contribuições de Braudel (1996a; 1996b; 1996c) e Wallerstein (1990), em especial, análise do sistema-mundo criada pelo segundo autor. Do ponto de vista documental, salientamos a presença de um vasto e complexo conjunto de fontes primárias (plantas urbanas, códigos de postura, processos-crime, periódicos, fotografias, entre outras) que nos permite realizar tal empreita, uma vez que pretendemos interpretar a escola (pública e privada, urbana e rural) tanto na sua lógica interna (códigos, rituais, cultura escolar) como extramuros. Posto este objetivo maior, salientamos como específico o nosso interesse pela interiorização dos grupos escolares pelas cidades da região, em especial, Ribeirão Preto, considerada central nesta porção regional durante a transição dos séculos XIX-XX, por isso, potencializamos a análise da massa documental proveniente dos relatórios da \"Delegacia Regional do Ensino\" (de atenção local e datados de 1890 a 1930) e os \"Annuários de ensino do Estado de São Paulo\" (já com observação e mapeamento das escolas de todo o território paulista, cujos anos datam de 1907 a 1922, mais os exemplares de 1926 e 1936), diante da identificação das estratégias e negociações do poder público para controlar e administrar uma população nova, multifacetada e potencialmente perigosa. No limite, o texto configura interpretação do movimento de interiorização do capital (cafeeiro) como excludente, mesmo na inclusão proposta pelo ethos escolar e pelos desejos de uma Re(s)pública recém-chegada no contexto de transição dos séculos XIX-XX.
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spelling Nos limites da civilização: interiorização dos processos de educação na região de Ribeirão Preto/SP (1889-1930)On the boundaries of civilization: interiorization of education processes in Ribeirão Preto e region (1889-1930)EducaçãoEducationGrupo escolarInteriorizaçãoInteriorizationModernidadeModernityRibeirão PretoRibeirão PretoSchool groupEsta tese tem como objetivo principal compreender a gênese e o percurso das representações e discursos que envolvem a educação na cidade de Ribeirão Preto e região, tanto no seu sentido comum - o escolar, como em outras formas mais complexas - manifestadas na civilização dos corpos, nos códigos de postura urbano, nas definições de \"normalidade\", cidadania, moral, etc., com vistas a investigar uma das dimensões do processo de interiorização da educação escolar no território paulista. Para tal, utilizamos como referencial teórico e metodológico as contribuições de Braudel (1996a; 1996b; 1996c) e Wallerstein (1990), em especial, análise do sistema-mundo criada pelo segundo autor. Do ponto de vista documental, salientamos a presença de um vasto e complexo conjunto de fontes primárias (plantas urbanas, códigos de postura, processos-crime, periódicos, fotografias, entre outras) que nos permite realizar tal empreita, uma vez que pretendemos interpretar a escola (pública e privada, urbana e rural) tanto na sua lógica interna (códigos, rituais, cultura escolar) como extramuros. Posto este objetivo maior, salientamos como específico o nosso interesse pela interiorização dos grupos escolares pelas cidades da região, em especial, Ribeirão Preto, considerada central nesta porção regional durante a transição dos séculos XIX-XX, por isso, potencializamos a análise da massa documental proveniente dos relatórios da \"Delegacia Regional do Ensino\" (de atenção local e datados de 1890 a 1930) e os \"Annuários de ensino do Estado de São Paulo\" (já com observação e mapeamento das escolas de todo o território paulista, cujos anos datam de 1907 a 1922, mais os exemplares de 1926 e 1936), diante da identificação das estratégias e negociações do poder público para controlar e administrar uma população nova, multifacetada e potencialmente perigosa. No limite, o texto configura interpretação do movimento de interiorização do capital (cafeeiro) como excludente, mesmo na inclusão proposta pelo ethos escolar e pelos desejos de uma Re(s)pública recém-chegada no contexto de transição dos séculos XIX-XX.The main objective of this thesis is to understand the genesis and course of representations and discourses that involve education in Ribeirão Preto and region, both in its common sense - the school, as in other more complex forms - manifested in the civilization of bodies, in the codes of urban posture, in the definitions of \"normality\", citizenship, morals, etc., with a view to investigating one of the dimensions of the process of internalization of school education in the territory of São Paulo. To this end, we used as a theoretical and methodological framework the contributions of Braudel (1996a; 1996b; 1996c) and Wallerstein (1990), in particular, the analysis of the world-system created by the second author. From the documentary point of view, we emphasize the presence of a vast and complex set of primary sources (urban plans, codes of posture, criminal proceedings, periodicals, photographs, among others) that allow us to carry out such an undertaking, since we intend to interpret the school (public and private, urban and rural) both in its internal logic (codes, rituals, school culture) and outside the walls. Given this major objective, we emphasize as specific our interest in the internalization of school groups by the cities of the Northeast of São Paulo, especially in the city of Ribeirão Preto, considered central in this regional portion during the transition from the 19th to the 20th centuries. from the mass of documents from the reports of the \"Delegacia Regional do Ensino\" (local attention and dated from 1890 to 1930) and the \"Annuários de Ensino do Estado de São Paulo\" (already with observation and mapping of schools throughout the territory of São Paulo, whose years date from 1907 to 1922, plus the copies from 1926 and 1936), in view of the identification of strategies and negotiations of the public power to control and manage a new, multifaceted and potentially dangerous population. In the limit, the text configures an interpretation of the movement of interiorization of capital (coffee) as excluding, even in the inclusion proposed by the school ethos and the desires of a newly arrived Republic in the transition context of the 19th-20th centuries.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFonseca, Sergio Cesar daMello, Rafael Cardoso de2023-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-06092023-165416/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T13:42:03Zoai:teses.usp.br:tde-06092023-165416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T13:42:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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