Critérios de aceitação e controle da qualidade da execução de camadas de fundação de pavimentos novos através de métodos deflectométricos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-29072013-121302/ |
Resumo: | As obras de infraestrutura rodoviária representam investimentos públicos que influenciam de maneira determinante no desenvolvimento social e econômico de uma região. Pavimentos mal construídos, com controle de qualidade inadequado ou que não atendam às exigências de projeto em termos de características e espessuras dos materiais selecionados representam prejuízos sociais e econômicos na medida em que a deterioração precoce do pavimento implica em aumentos crescentes nos custos diretos e indiretos relacionados à conservação e operação rodoviária. Desta maneira, torna-se imprescindível que sejam adotadas medidas de garantia da qualidade da construção de modo que o investimento apresente melhores condições de atingir o retorno esperado, tal como planejado. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo realizar revisão bibliográfica e propor ferramentas auxiliares de análise voltados ao controle deflectométrico do sistema de fundação dos pavimentos. Os estudos realizados baseiam-se em critérios estatísticos de análise e em critérios de ruptura adotados nos métodos de dimensionamento em uso corrente no Brasil e no exterior. Simulações e estudos de casos são utilizados na validação e apresentação dos modelos propostos. |
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Critérios de aceitação e controle da qualidade da execução de camadas de fundação de pavimentos novos através de métodos deflectométricos.Criteria for acceptance and quality control to execution of new pavements foundation layers through nondestructive deflection tests.Controle estatístico de qualidadeEnsaios deflectométricos não destrutivosNondestructive deflection testsPavementsPavimentosStatistical quality controlAs obras de infraestrutura rodoviária representam investimentos públicos que influenciam de maneira determinante no desenvolvimento social e econômico de uma região. Pavimentos mal construídos, com controle de qualidade inadequado ou que não atendam às exigências de projeto em termos de características e espessuras dos materiais selecionados representam prejuízos sociais e econômicos na medida em que a deterioração precoce do pavimento implica em aumentos crescentes nos custos diretos e indiretos relacionados à conservação e operação rodoviária. Desta maneira, torna-se imprescindível que sejam adotadas medidas de garantia da qualidade da construção de modo que o investimento apresente melhores condições de atingir o retorno esperado, tal como planejado. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo realizar revisão bibliográfica e propor ferramentas auxiliares de análise voltados ao controle deflectométrico do sistema de fundação dos pavimentos. Os estudos realizados baseiam-se em critérios estatísticos de análise e em critérios de ruptura adotados nos métodos de dimensionamento em uso corrente no Brasil e no exterior. Simulações e estudos de casos são utilizados na validação e apresentação dos modelos propostos.The infrastructure road projects represent investments, often public, that influence in a decisive way on social and economic development of a region. Poorly constructed pavements with inadequate quality control or that do not meet design requirements in terms of selected materials characteristics and thickness represent social and economic losses since the early deterioration of the pavement results in incremental increases in direct and indirect costs related the road maintenance and operation. Thus, it is essential that actions be taken to guarantee the construction quality so that investments are more likely to achieve the expected return as planned. In this context, this research aims to conduct a literature review and propose auxiliary analysis tools related with nondestructive deflection tests in the pavements foundation systems. The studies will be based in statistical analysis criteria and failure criteria adopted in design methods currently in use in Brazil and abroad. Simulations and study cases are used in the validation and presentation of the proposed models.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKabbach Júnior, Felipe IssaFerri, Santi2012-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-29072013-121302/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-29072013-121302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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