A dança do maxixe: um estudo sobre a mulher popular e seus movimentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-04112024-122609/ |
Resumo: | Este trabalho visa compreender o maxixe brasileiro enquanto improvisação dançada. O maxixe, bem conhecido musicalmente, se desenvolve como maneira de dançar outros ritmos como a polca e a modinha. O maxixe surge como dança urbana e de salão, majoritariamente praticado em meio a festas, Teatro de Revista e bailes de carnaval das classes empobrecidas na cidade do Rio de Janeiro. A Belle Époque carioca é pano de fundo para o contexto dessa dança que necessita do par para acontecer nos bailes. O contato mulher/homem é fundamental para as características do maxixe dança. O objetivo deste trabalho foi analisar o contexto da cidade do Rio e das pessoas mais pobres que ali habitavam e vivenciavam o espaço com aparente liberdade, gerando em seus corpos mobilidade para que a dança aparecesse com mais naturalidade. O maior foco são as mulheres empobrecidas e trabalhadoras que justamente por sua condição, possuíam mais liberdade para se moverem na dança. Para a compreensão da conjuntura das pessoas e da dança, o trabalho contou com recortes de periódicos com notícias da cidade do Rio de Janeiro no fim do século XIX e início do XX. Para uma melhor compreensão de movimento, o trabalho contém fotografias que mimetizam os desenhos encontrados nos periódicos. As imagens ajudam na percepção do leitor no momento de observar as diferenças entre o maxixe influenciado por negros e dançado nos locais mais pobres e o maxixe dançado na europa e depois nos Estados Unidos da América, bem como a importância das mulheres pobres, negras e mestiças no processo. |
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A dança do maxixe: um estudo sobre a mulher popular e seus movimentosThe maxixe dance: a study on popular women and their movementsBlack WomenCultura PopularDançaDanceMaxixe(Music)Maxixe(Música)MulheresMulheres NegrasPopular CultureRio de JaneiroRio de JaneiroWomenEste trabalho visa compreender o maxixe brasileiro enquanto improvisação dançada. O maxixe, bem conhecido musicalmente, se desenvolve como maneira de dançar outros ritmos como a polca e a modinha. O maxixe surge como dança urbana e de salão, majoritariamente praticado em meio a festas, Teatro de Revista e bailes de carnaval das classes empobrecidas na cidade do Rio de Janeiro. A Belle Époque carioca é pano de fundo para o contexto dessa dança que necessita do par para acontecer nos bailes. O contato mulher/homem é fundamental para as características do maxixe dança. O objetivo deste trabalho foi analisar o contexto da cidade do Rio e das pessoas mais pobres que ali habitavam e vivenciavam o espaço com aparente liberdade, gerando em seus corpos mobilidade para que a dança aparecesse com mais naturalidade. O maior foco são as mulheres empobrecidas e trabalhadoras que justamente por sua condição, possuíam mais liberdade para se moverem na dança. Para a compreensão da conjuntura das pessoas e da dança, o trabalho contou com recortes de periódicos com notícias da cidade do Rio de Janeiro no fim do século XIX e início do XX. Para uma melhor compreensão de movimento, o trabalho contém fotografias que mimetizam os desenhos encontrados nos periódicos. As imagens ajudam na percepção do leitor no momento de observar as diferenças entre o maxixe influenciado por negros e dançado nos locais mais pobres e o maxixe dançado na europa e depois nos Estados Unidos da América, bem como a importância das mulheres pobres, negras e mestiças no processo.This work aims to understand Brazilian maxixe as a danced improvisation. Maxixe, well known musically, developed as a way of dancing other rhythms such as polka and modinha. Maxixe appears as an urban and ballroom dance, mostly practiced at parties, Teatro de Revista and carnival balls of the impoverished classes in the city of Rio de Janeiro. Rio\'s Belle Epoque is the backdrop for the context of this dance that requires a partner to take place at balls. Woman/man contact is fundamental to the characteristics of maxixe dance. The objective of the research involves analyzing the context of the city of Rio and the poorest people who lived there and experienced the space with apparent freedom, generating mobility in their bodies so that dance appeared more naturally. The biggest focus is on impoverished and working women who, precisely because of their condition, had more freedom to move in dance. To understand the situation of people and dance, the research included clippings from periodicals with news from the city of Rio de Janeiro at the end of the 19th century and beginning of the 20th. For a better understanding of movement, the work contains photographs that mimic the drawings found in the periodicals. The images help the reader\'s perception when observing the differences between the maxixe influenced by black people and danced in the poorest places and the maxixe danced in Europe and later in the United States of America, as well as the importance of poor, black and mixed-race women. in this process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToni, Flávia CamargoFernandes, Alana Felix2024-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-04112024-122609/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-04T18:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-04112024-122609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-04T18:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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