Progresso ou estagnação nas pesquisas em Contabilidade: uma análise à luz da filosofia de Larry Laudan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-03062021-183141/ |
Resumo: | A pesquisa objetiva apresentar os principais elementos do processo histórico de constituição da Tradição de Pesquisa Contábil Estadunidense do Presente (TPCEP) e debater se esse processo representa uma trajetória de progresso intelectual. A perspectiva de progresso científico de Laudan (2011) e de temporalidade subjetiva da Escola historiográfica dos Annalles representam a base do Modelo de Identificação das Tradições de Pesquisa, desenvolvido nesta tese. Deste modo, nesta investigação, a TPCEP representa o conjunto de hipóteses contidas em artigos considerados relevantes entre os membros da comunidade intelectual contábil, até o ano de 2019. O modelo destaca que a constituição de uma tradição de pesquisa se inicia pelo contexto cognitivo de busca, no qual pesquisadores extraordinários estruturam o campo intelectual (fase de exploração) e introduzem problemas conceituais e anômalos (fase de inovação). Na sequência, se bem-sucedidos, a comunidade atua no contexto cognitivo de aceitação (fase incremental), momento em que os pesquisadores consideram adequada a solução aos problemas, e a disciplina atua sobre problemas resolvidos. No caso dessa trajetória representar aumento no número de problemas resolvidos para área, caracteriza-se o progresso intelectual. Para consecução dos objetivos desta investigação, empregou-se abordagem estratégias de análise qualitativa. A base de dados da pesquisa foi constituída a partir de 9 artigos bibliométricos que indicaram as publicações contábeis mais citadas pelos pesquisadores da contabilidade. Foram identificados 129 artigos, submetidos à análise exploratória. Evidenciaram-se 16 artigos que foram citados, até 2019, acima do padrão médio amostral, os outliers. Os problemas contidos nesses trabalhos foram categorizados como conceituais, anômalos e resolvidos, de acordo com taxonomia de Laudan (2011). Os resultados da pesquisa mostraram que a temporalidade cronológica da TPCEP está situada entre 1968 e 2005. O limite temporal subjetivo da TPCEP é expresso pelas seguintes hipóteses fundamentais: i) A contabilidade é útil aos seus usuários; ii) existe assimetria informacional; iii) os gestores são oportunistas; iv) os gestores influenciam o processo de elaboração das normas contábeis; e v) os gestores acreditam que podem influenciar a percepção dos usuários da informação contábil. A formação dessas hipóteses iniciou-se com as ações estruturais de Sidney Davidson, Nicholas Dopuch, Charles Horngren (Fundação do JAR, incentivo a pesquisas interdisciplinares, divulgação de trabalhos inovadores). Essas ações possibilitaram que Ray Ball, Philip Brown, Willian H. Beaver, Ross L. Watts e Jerold L. Zimmerman questionassem a hipótese central da tradição vigente naquele período: a contabilidade não é útil aos seus usuários, portanto deve ser desenvolvido um padrão de mensuração contábil mais eficiente. A síntese das perguntas conceituais e anômalas elaborada por esses pesquisadores foi: Quais são os determinantes da oferta e demanda das demonstrações contábeis? O direcionamento para resolução dessa questão adveio da Hipótese de Eficiência do Mercado e, posteriormente, pela teoria da Economia da Informação. Os membros da comunidade acadêmica contábil aceitaram as soluções apresentadas pelo grupo como adequadas e iniciaram a fase de avanços incrementais, na qual se observou o aprofundamento nas temáticas relacionadas a gerenciamento de resultados. Constatou-se, assim, que a constituição da TPCEP se caracterizou como uma trajetória de progresso intelectual, uma vez que problemas conceituais e anômalos foram transformados em problemas resolvidos. |
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Progresso ou estagnação nas pesquisas em Contabilidade: uma análise à luz da filosofia de Larry LaudanProgress or stagnation in accounting research: an analysis in the light of Larry Laudan\'s philosophyAccounting SciencesCiências ContábeisFilosofia do conhecimentoLarry LaudanLarry LaudanPhilosophy of knowledgeProgresso científicoScientific progressA pesquisa objetiva apresentar os principais elementos do processo histórico de constituição da Tradição de Pesquisa Contábil Estadunidense do Presente (TPCEP) e debater se esse processo representa uma trajetória de progresso intelectual. A perspectiva de progresso científico de Laudan (2011) e de temporalidade subjetiva da Escola historiográfica dos Annalles representam a base do Modelo de Identificação das Tradições de Pesquisa, desenvolvido nesta tese. Deste modo, nesta investigação, a TPCEP representa o conjunto de hipóteses contidas em artigos considerados relevantes entre os membros da comunidade intelectual contábil, até o ano de 2019. O modelo destaca que a constituição de uma tradição de pesquisa se inicia pelo contexto cognitivo de busca, no qual pesquisadores extraordinários estruturam o campo intelectual (fase de exploração) e introduzem problemas conceituais e anômalos (fase de inovação). Na sequência, se bem-sucedidos, a comunidade atua no contexto cognitivo de aceitação (fase incremental), momento em que os pesquisadores consideram adequada a solução aos problemas, e a disciplina atua sobre problemas resolvidos. No caso dessa trajetória representar aumento no número de problemas resolvidos para área, caracteriza-se o progresso intelectual. Para consecução dos objetivos desta investigação, empregou-se abordagem estratégias de análise qualitativa. A base de dados da pesquisa foi constituída a partir de 9 artigos bibliométricos que indicaram as publicações contábeis mais citadas pelos pesquisadores da contabilidade. Foram identificados 129 artigos, submetidos à análise exploratória. Evidenciaram-se 16 artigos que foram citados, até 2019, acima do padrão médio amostral, os outliers. Os problemas contidos nesses trabalhos foram categorizados como conceituais, anômalos e resolvidos, de acordo com taxonomia de Laudan (2011). Os resultados da pesquisa mostraram que a temporalidade cronológica da TPCEP está situada entre 1968 e 2005. O limite temporal subjetivo da TPCEP é expresso pelas seguintes hipóteses fundamentais: i) A contabilidade é útil aos seus usuários; ii) existe assimetria informacional; iii) os gestores são oportunistas; iv) os gestores influenciam o processo de elaboração das normas contábeis; e v) os gestores acreditam que podem influenciar a percepção dos usuários da informação contábil. A formação dessas hipóteses iniciou-se com as ações estruturais de Sidney Davidson, Nicholas Dopuch, Charles Horngren (Fundação do JAR, incentivo a pesquisas interdisciplinares, divulgação de trabalhos inovadores). Essas ações possibilitaram que Ray Ball, Philip Brown, Willian H. Beaver, Ross L. Watts e Jerold L. Zimmerman questionassem a hipótese central da tradição vigente naquele período: a contabilidade não é útil aos seus usuários, portanto deve ser desenvolvido um padrão de mensuração contábil mais eficiente. A síntese das perguntas conceituais e anômalas elaborada por esses pesquisadores foi: Quais são os determinantes da oferta e demanda das demonstrações contábeis? O direcionamento para resolução dessa questão adveio da Hipótese de Eficiência do Mercado e, posteriormente, pela teoria da Economia da Informação. Os membros da comunidade acadêmica contábil aceitaram as soluções apresentadas pelo grupo como adequadas e iniciaram a fase de avanços incrementais, na qual se observou o aprofundamento nas temáticas relacionadas a gerenciamento de resultados. Constatou-se, assim, que a constituição da TPCEP se caracterizou como uma trajetória de progresso intelectual, uma vez que problemas conceituais e anômalos foram transformados em problemas resolvidos.This research aims to present the main elements of the historical process of establishment of the American Accounting Research Tradition of the Present (AARTP) and to discuss if this process represents a trajectory of intellectual progress. The identification of the Research Tradition model developed in this thesis was grounded on the perspective of the scientific progress of Laudan (2011), and on the approach to the subjective temporality embodied by the Annalles historiographical school. Thus, in this investigation, AARTP represents the set of hypotheses contained in articles considered relevant among members of the intellectual accounting community, until the year 2019. The model highlights that the establishment of a research tradition begins with the context of the cognitive search, in which, extraordinary researchers structure the intellectual field (exploration stage) and introduce conceptual and anomalous problems (breakthrough stage). If successful, then, the community engage in the cognitive context of acceptance (incremental stage), when the researchers consider the adequate solution for the problems, the discipline acts on solved problems. If this trajectory represents an increase in the number of problems solved for the area, then it represents intellectual progress. In order to achieve the goals of this investigation, a qualitative approach was employed. Initially, the research database was constructed from 9 bibliometric articles that indicated the accounting publications most cited by accounting researchers. There were identified 129 articles, from the exploratory analysis. It became evident that 16 articles were stressed as outliers, which were cited above the average sample standard, until 2019. The problems contained in those works were categorized as conceptual, anomalous, and solved, according to Laudan (2011) taxonomy. The research results have indicated that the AARTP chronological temporality is between 1968 and 2005. The AARTP subjective time boundary is expressed by the following fundamental hypotheses: i) Accounting is useful to its users; ii) there is informational asymmetry; iii) managers are opportunistic; iv) managers influence the process of preparing accounting standards; v) managers believe that they can influence the perception of users of accounting information. The development of those hypotheses started with the structural actions of Sidney Davidson, Nicholas Dopuch, and Charles Horngren (JAR foundation, incentive to interdisciplinary research, dissemination of innovative works). Those actions made it possible for Ray Ball, Philip Brown, Willian H. Beaver, Ross L. Watts and Jerold L. Zimmerman to question the central hypothesis of the prevailing tradition at that time: accounting is not useful to its users. Therefore, a more efficient accounting measurement standard must be developed. The synthesis of the conceptual and anomalous questions elaborated by these researchers were: What are the determinants of the supply and demand of the financial statements? The approach for solving this issue came from the Market Efficiency Hypothesis and, later, from the Information Economy theory. The members of the academic accounting community accepted the solutions presented by the group as adequate and they started the phase of incremental advances, in which the deepening of the themes related to earnings management was observed. Therefore, it was verified that the establishment of TPCEP was characterized as a trajectory of intellectual progress, once conceptual and anomalous problems were transformed into solved problems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAfonso, Luis EduardoRaffaelli, Susana Cipriano Dias2021-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-03062021-183141/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-12T18:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-03062021-183141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-12T18:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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