Interseções entre arte e arquitetura: práticas espaciais críticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-17032021-195700/ |
Resumo: | As rupturas empreendidas pelas artes, a partir dos anos 1960, e a revisão dos postulados modernos pela arquitetura ocorrida no mesmo período, representam um importante momento de inflexão e de estreitamento dos limites entre esses campos no contexto de um debate cultural ampliado. Uma vez que o entendimento de espaço é central para a compreensão das relações entre a produção tridimensional e a arquitetura, ele será examinado à luz do conceito de \"prática espacial\" que foi retomado pela crítica de arquitetura internacional nos anos 1990, a partir da formulação de Henri Lefebvre em A Produção do Espaço (1974). Parte-se da hipótese de que o envolvimento mais próximo com contextos específicos e com a realidade social problematizam categorias anteriores, e provocam rebatimentos em processos de documentação e epresentação alargando a prática arquitetônica. Como resultado, o projeto arquitetônico passa a incorporar camadas discursivas que promovem uma reflexão sobre seus meios de produção, representação e comunicação, em um deslocamento análogo à inversão de sinais proposta pela dialética entre sítio e não-sítio na obra do artista Robert Smithson. |
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Interseções entre arte e arquitetura: práticas espaciais críticasIntersections between art and architecture: critical spatial practicesArchitectureArchitecture projectArquiteturaArte contemporâneaCampo ampliadoContemporary artEspaçoExpanded fieldParticipaçãoParticipationPrática espacialPrática profissionalProfessional practiceProjeto arquitetônicoSite-specificSite-specificSpaceSpatial practiceAs rupturas empreendidas pelas artes, a partir dos anos 1960, e a revisão dos postulados modernos pela arquitetura ocorrida no mesmo período, representam um importante momento de inflexão e de estreitamento dos limites entre esses campos no contexto de um debate cultural ampliado. Uma vez que o entendimento de espaço é central para a compreensão das relações entre a produção tridimensional e a arquitetura, ele será examinado à luz do conceito de \"prática espacial\" que foi retomado pela crítica de arquitetura internacional nos anos 1990, a partir da formulação de Henri Lefebvre em A Produção do Espaço (1974). Parte-se da hipótese de que o envolvimento mais próximo com contextos específicos e com a realidade social problematizam categorias anteriores, e provocam rebatimentos em processos de documentação e epresentação alargando a prática arquitetônica. Como resultado, o projeto arquitetônico passa a incorporar camadas discursivas que promovem uma reflexão sobre seus meios de produção, representação e comunicação, em um deslocamento análogo à inversão de sinais proposta pela dialética entre sítio e não-sítio na obra do artista Robert Smithson.The ruptures undertaken by the arts, from the 1960s on, and the revision of modern postulates by architecture that occurred in the same period, represent an important moment of inflection and narrowing of the limits between these two fields in the context of an expanded cultural debate. Since the notion of space is crucial to understanding the relationships between three-dimensional production and architecture, it will be examined in the light of the concept of \"spatial practice\" that was taken up by the international architecture criticism in the 1990s, from the formulation by Henri Lefebvre in The Production of Space (1974). This work starts from the hypothesis that the closest involvement with specific contexts and social reality problematize previous categories, and provoke repercussions in the process of documentation and representation, expanding architectural practice. As a result, the architectural project starts to incorporate discursive layers that promote a reflection on its means of production, representation an publicization in a displacement analogous to the inversion of signs proposed by the dialectic between site and non-site in the work of artist Robert Smithson.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFarias, Agnaldo Aricê CaldasTonetti, Ana Carolina2020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-17032021-195700/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-05T16:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-17032021-195700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-05T16:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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