Vkhutemas: propedêutica e experimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Claudia Levy Figliolino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-18072023-184449
Resumo: Esta pesquisa propõe uma reflexão prática e teórica sobre o Ciclo Básico da escola soviética Ateliês Superiores de Arte e Técnica, Vkhutemas, experiência pedagógica que ocorreu em Moscou de 1920 a 1930, no contexto da Revolução Russa. Nesse momento, estudantes oriundos do proletariado russo foram introduzidos de modo experimental às ferramentas projetuais de arte, design e arquitetura. Por meio de práticas interdisciplinares, os alunos eram estimulados a vivenciar radicalmente a criação, em que exercícios sem caráter utilitarista e com a noção de autoria diluída conformavam o chamado método objetivo de ensino. Através da investigação das metodologias das disciplinas propedêuticas intituladas Cor, Desenho, Volume e Espaço, principalmente sob influência dos professores construtivistas, buscamos elaborar e aplicar novos exercícios com alunos de arquitetura entre os anos de 2020 e 2022, com o objetivo de responder à seguinte pergunta: a partir dessa experiência pioneira do início do século XX, o que podemos trazer para o ensino de design e arquitetura hoje?
id USP_1ef20eba94368af04f488fda51703403
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18072023-184449
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Vkhutemas: propedêutica e experimentação Vkhutemas: propaedeutic and experimentation 2022-11-16Luis Antonio JorgeNeide Jallageas de LimaLuiz Claudio MubaracMaria Claudia Levy FigliolinoUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Construtivismo russo Design Design Propaedeutic Propedêutica Russian constructivism Vkhutemas Vkhutemas Esta pesquisa propõe uma reflexão prática e teórica sobre o Ciclo Básico da escola soviética Ateliês Superiores de Arte e Técnica, Vkhutemas, experiência pedagógica que ocorreu em Moscou de 1920 a 1930, no contexto da Revolução Russa. Nesse momento, estudantes oriundos do proletariado russo foram introduzidos de modo experimental às ferramentas projetuais de arte, design e arquitetura. Por meio de práticas interdisciplinares, os alunos eram estimulados a vivenciar radicalmente a criação, em que exercícios sem caráter utilitarista e com a noção de autoria diluída conformavam o chamado método objetivo de ensino. Através da investigação das metodologias das disciplinas propedêuticas intituladas Cor, Desenho, Volume e Espaço, principalmente sob influência dos professores construtivistas, buscamos elaborar e aplicar novos exercícios com alunos de arquitetura entre os anos de 2020 e 2022, com o objetivo de responder à seguinte pergunta: a partir dessa experiência pioneira do início do século XX, o que podemos trazer para o ensino de design e arquitetura hoje? This project proposes a practical and theoretical investigation on the Basic Division of Vkhutemas, the Higher State Artistic and Technical Workshops, that took place in Moscow from 1920 and 1930, during the Russian Revolution. At Vkhutemas, students from the Russian proletariat were introduced to art, architecture and design tools. Through interdisciplinary practices, students were encouraged to experience creation through the so-called objective method, consisting of exercises without a utilitarian character and with a diluted sense of authorship. By investigating Vkhutemas methodologies of the propaedeutics subjects entitled Color, Graphics, Volume and Space mainly under the influence of constructivist teachers we develop and apply new exercises with architecture students between the years of 2020 and 2022, seeking to answer the following question: what can we leverage from this pioneering experience from the beginning of the 20th century to the teaching of design and architecture today? https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-18072023-184449info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:18:44Zoai:teses.usp.br:tde-18072023-184449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:51:43.825669Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Vkhutemas: propedêutica e experimentação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Vkhutemas: propaedeutic and experimentation
title Vkhutemas: propedêutica e experimentação
spellingShingle Vkhutemas: propedêutica e experimentação
Maria Claudia Levy Figliolino
title_short Vkhutemas: propedêutica e experimentação
title_full Vkhutemas: propedêutica e experimentação
title_fullStr Vkhutemas: propedêutica e experimentação
title_full_unstemmed Vkhutemas: propedêutica e experimentação
title_sort Vkhutemas: propedêutica e experimentação
author Maria Claudia Levy Figliolino
author_facet Maria Claudia Levy Figliolino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luis Antonio Jorge
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Neide Jallageas de Lima
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Claudio Mubarac
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Claudia Levy Figliolino
contributor_str_mv Luis Antonio Jorge
Neide Jallageas de Lima
Luiz Claudio Mubarac
description Esta pesquisa propõe uma reflexão prática e teórica sobre o Ciclo Básico da escola soviética Ateliês Superiores de Arte e Técnica, Vkhutemas, experiência pedagógica que ocorreu em Moscou de 1920 a 1930, no contexto da Revolução Russa. Nesse momento, estudantes oriundos do proletariado russo foram introduzidos de modo experimental às ferramentas projetuais de arte, design e arquitetura. Por meio de práticas interdisciplinares, os alunos eram estimulados a vivenciar radicalmente a criação, em que exercícios sem caráter utilitarista e com a noção de autoria diluída conformavam o chamado método objetivo de ensino. Através da investigação das metodologias das disciplinas propedêuticas intituladas Cor, Desenho, Volume e Espaço, principalmente sob influência dos professores construtivistas, buscamos elaborar e aplicar novos exercícios com alunos de arquitetura entre os anos de 2020 e 2022, com o objetivo de responder à seguinte pergunta: a partir dessa experiência pioneira do início do século XX, o que podemos trazer para o ensino de design e arquitetura hoje?
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-18072023-184449
url https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-18072023-184449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502836549058560