Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rodrigo Araújo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-05052009-150513/
Resumo: Utiliza-se o método de decomposições do índice Theil-L para encontrar determinantes da desigualdade de desempenho escolar das crianças da 4ª série do ensino fundamental do estado de São Paulo. Os dados de proficiência dos alunos em português e matemática são extraídos da Prova Brasil 2005 e combinados com os dados do Censo Escolar 2005. A análise das contribuições brutas e marginais geradas por meio do índice Theil L mostra que variáveis comumente utilizadas como medidas de background sócioeconômico dos alunos explicam pouco da desigualdade das notas, menos de 2%. Ao mesmo tempo, as contribuições brutas e marginais apontam para a importância significativa das escolas, que explicam 14,58% da desigualdade de desempenho dos alunos em matemática e 13,27% do desempenho dos alunos em português. A única variável que explica significativamente a desigualdade entre as escolas é o município, 14,56% da desigualdade em matemática e 13,98% em português. As demais variáveis quando consideradas isoladamente, respondem por menos de 2,5% da desigualdade. Quando tomadas em grupos, seu poder explicativo aumenta. As variáveis de infraestrutura escolar explicam 18,68% da desigualdade entre as escolas em português e 20% da desigualdade em matemática. As variáveis referentes ao background dos colegas respondem respectivamente por 8,79 e 9,40%. Conclui-se que o impacto das diferentes variáveis no desempenho dos alunos se dá por meio de sua interação mais do que pelo efeito de variáveis específicas. Reitera-se também a importância de se entender o impacto dos insumos escolares para compreender a proficiência dos alunos. O trabalho aponta ainda o efeito que os municípios têm sobre as escolas e oferece base para uma melhor compreensão posterior desse fenômeno.
id USP_1f59f72c0db3823b0bfabda57938fe44
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05052009-150513
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposiçãoTest score inequality of elementary school children in São Paulo state: a decomposition analysisApprenticeshipDesempenho escolarEconomia da educaçãoEconomics of educationEscolas públicasÍndice Theil LPublic schoolsThei-L indexUtiliza-se o método de decomposições do índice Theil-L para encontrar determinantes da desigualdade de desempenho escolar das crianças da 4ª série do ensino fundamental do estado de São Paulo. Os dados de proficiência dos alunos em português e matemática são extraídos da Prova Brasil 2005 e combinados com os dados do Censo Escolar 2005. A análise das contribuições brutas e marginais geradas por meio do índice Theil L mostra que variáveis comumente utilizadas como medidas de background sócioeconômico dos alunos explicam pouco da desigualdade das notas, menos de 2%. Ao mesmo tempo, as contribuições brutas e marginais apontam para a importância significativa das escolas, que explicam 14,58% da desigualdade de desempenho dos alunos em matemática e 13,27% do desempenho dos alunos em português. A única variável que explica significativamente a desigualdade entre as escolas é o município, 14,56% da desigualdade em matemática e 13,98% em português. As demais variáveis quando consideradas isoladamente, respondem por menos de 2,5% da desigualdade. Quando tomadas em grupos, seu poder explicativo aumenta. As variáveis de infraestrutura escolar explicam 18,68% da desigualdade entre as escolas em português e 20% da desigualdade em matemática. As variáveis referentes ao background dos colegas respondem respectivamente por 8,79 e 9,40%. Conclui-se que o impacto das diferentes variáveis no desempenho dos alunos se dá por meio de sua interação mais do que pelo efeito de variáveis específicas. Reitera-se também a importância de se entender o impacto dos insumos escolares para compreender a proficiência dos alunos. O trabalho aponta ainda o efeito que os municípios têm sobre as escolas e oferece base para uma melhor compreensão posterior desse fenômeno.This research uses the method of Theil-L decomposition to find determinants of the inequality among students scores of the 4th grade of the fundamental school in the state of São Paulo. The data is provided by a combination of Prova Brasil 2005 standardized tests and the Censo Escolar 2005. The analysis of the gross and marginal contributions measured by the Theil-L indez indicates that the variables normally used for students social and economic background give few explanation about the total inequality measured. The analysis of the decompositions also shows that schools play a main role in the inequalities among students, explaining 14,58% of the students inequality in math and 13,27% in Portuguese. The only single variable that shows an important impact in the score inequalities among schools is the municipality, 14,56% for math and 13,98% for Portuguese. The other variables have no impact over 2,5% when considered solely. By the other side, when these variables are considered in groups, there is a gain in explanation. The school infra-structure explain 18,68% of the inequality among schools in Portuguese and 20% of the inequality in math. The variables about the peers background are responsible for 8,79 and 9,40% respectively. It is concluded that the impact of differents variables in students learning are more due to their interaction, than by their direct effects. It is reinforced the importance of a better understanding of school variables to understand children apprenticeship as shown by part of the literature. This research points to the importance of municipalities for schools and gives a basis for further discussion on this matter.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScorzafave, Luiz Guilherme Dacar da SilvaFerreira, Rodrigo Araújo2008-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-05052009-150513/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-05052009-150513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposição
Test score inequality of elementary school children in São Paulo state: a decomposition analysis
title Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposição
spellingShingle Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposição
Ferreira, Rodrigo Araújo
Apprenticeship
Desempenho escolar
Economia da educação
Economics of education
Escolas públicas
Índice Theil L
Public schools
Thei-L index
title_short Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposição
title_full Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposição
title_fullStr Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposição
title_full_unstemmed Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposição
title_sort Desigualdade de desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo: uma análise de decomposição
author Ferreira, Rodrigo Araújo
author_facet Ferreira, Rodrigo Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rodrigo Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Apprenticeship
Desempenho escolar
Economia da educação
Economics of education
Escolas públicas
Índice Theil L
Public schools
Thei-L index
topic Apprenticeship
Desempenho escolar
Economia da educação
Economics of education
Escolas públicas
Índice Theil L
Public schools
Thei-L index
description Utiliza-se o método de decomposições do índice Theil-L para encontrar determinantes da desigualdade de desempenho escolar das crianças da 4ª série do ensino fundamental do estado de São Paulo. Os dados de proficiência dos alunos em português e matemática são extraídos da Prova Brasil 2005 e combinados com os dados do Censo Escolar 2005. A análise das contribuições brutas e marginais geradas por meio do índice Theil L mostra que variáveis comumente utilizadas como medidas de background sócioeconômico dos alunos explicam pouco da desigualdade das notas, menos de 2%. Ao mesmo tempo, as contribuições brutas e marginais apontam para a importância significativa das escolas, que explicam 14,58% da desigualdade de desempenho dos alunos em matemática e 13,27% do desempenho dos alunos em português. A única variável que explica significativamente a desigualdade entre as escolas é o município, 14,56% da desigualdade em matemática e 13,98% em português. As demais variáveis quando consideradas isoladamente, respondem por menos de 2,5% da desigualdade. Quando tomadas em grupos, seu poder explicativo aumenta. As variáveis de infraestrutura escolar explicam 18,68% da desigualdade entre as escolas em português e 20% da desigualdade em matemática. As variáveis referentes ao background dos colegas respondem respectivamente por 8,79 e 9,40%. Conclui-se que o impacto das diferentes variáveis no desempenho dos alunos se dá por meio de sua interação mais do que pelo efeito de variáveis específicas. Reitera-se também a importância de se entender o impacto dos insumos escolares para compreender a proficiência dos alunos. O trabalho aponta ainda o efeito que os municípios têm sobre as escolas e oferece base para uma melhor compreensão posterior desse fenômeno.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-05052009-150513/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-05052009-150513/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090404460527616