Avaliação comportamental de ratos submetidos à anóxia neonatal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-30072010-112514/ |
Resumo: | A anóxia neonatal é uma das causas mais importantes de lesão encefálica em neonatos. Várias espécies de mamíferos têm contribuído no estudo dos mecanismos patogênicos envolvidos no prejuízo da anóxia/hipóxia, em particular roedores tem sido utilizado com sucesso como modelo da anóxia em humanos. Fatores como a maturidade do encéfalo no momento da deficiência de oxigênio, a duração da asfixia, vulnerabilidade regional e celular específica, apresentam grande influência no surgimento de problemas neurológicos, déficit sensoriomotor, prejuízo no aprendizado e memória. Alterações em processos atentivos e ansiedade também podem afetar as funções cognitivas. Em roedores, tem-se observado marcada hiperatividade na idade infantil, acompanhada por significativa hipoatividade na idade adulta. Os objetivos deste estudo foram avaliar as possíveis alterações comportamentais, tais como memória de referência espacial, memória operacional, alterações sensoriais, ansiedade e aquisição do medo condicionado ao som e ao contexto, em ratos, submetidos à anóxia neonatal. Foram utilizados 25 ratos albinos (Rattus norvegicus, linhagem Wistar) machos, neonatos, divididos em dois grupos experimentais: Anóxia (n = 13) e Controle (n = 12). Nos testes envolvendo a memória de referência espacial e memória operacional, o grupo experimental evidenciou que a anóxia neonatal causa prejuízo na capacidade de aprendizagem e navegação espacial no labirinto aquático de Morris, porém verificou-se que ambos os grupos conseguiram valer-se das suas experiências prévias para melhorarem seu desempenho na medida em que passavam pelos diferentes testes (memória de referência espacial, memória operacional com intervalo entre as tentativas de 10, 30 e 0) demonstrados por meio da diminuição na latência e no comprimento do trajeto, sendo esta melhora no desempenho inferior nos animais anóxia. Os animais anóxia, também necessitaram de mais dias de testes, para atingirem desempenho próximo ao encontrado nos animais do outro grupo. Observou-se variação na velocidade do nado ao longo dos dias de testes em ambos os grupos, porém verificou-se que os animais anóxia demonstraram velocidade inferior aos animais controle. No teste do labirinto em cruz elevado os animais anóxia mostraram-se menos ansiosos, tendo permanecido menor tempo em congelamento no teste do medo condicionado ao contexto, porém não ao som. Portanto, estes dados indicam que o modelo de anóxia neonatal utilizado promove alterações neuronais que modificam o comportamento do animal na vida adulta, verificados por meio das alterações comportamentais. Espera-se, com estes resultados, favorecer a compreensão das alterações comportamentais após anóxia neonatal e se possível, abrir caminho para novas abordagens e perspectivas terapêuticas |
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Os objetivos deste estudo foram avaliar as possíveis alterações comportamentais, tais como memória de referência espacial, memória operacional, alterações sensoriais, ansiedade e aquisição do medo condicionado ao som e ao contexto, em ratos, submetidos à anóxia neonatal. Foram utilizados 25 ratos albinos (Rattus norvegicus, linhagem Wistar) machos, neonatos, divididos em dois grupos experimentais: Anóxia (n = 13) e Controle (n = 12). Nos testes envolvendo a memória de referência espacial e memória operacional, o grupo experimental evidenciou que a anóxia neonatal causa prejuízo na capacidade de aprendizagem e navegação espacial no labirinto aquático de Morris, porém verificou-se que ambos os grupos conseguiram valer-se das suas experiências prévias para melhorarem seu desempenho na medida em que passavam pelos diferentes testes (memória de referência espacial, memória operacional com intervalo entre as tentativas de 10, 30 e 0) demonstrados por meio da diminuição na latência e no comprimento do trajeto, sendo esta melhora no desempenho inferior nos animais anóxia. Os animais anóxia, também necessitaram de mais dias de testes, para atingirem desempenho próximo ao encontrado nos animais do outro grupo. Observou-se variação na velocidade do nado ao longo dos dias de testes em ambos os grupos, porém verificou-se que os animais anóxia demonstraram velocidade inferior aos animais controle. No teste do labirinto em cruz elevado os animais anóxia mostraram-se menos ansiosos, tendo permanecido menor tempo em congelamento no teste do medo condicionado ao contexto, porém não ao som. Portanto, estes dados indicam que o modelo de anóxia neonatal utilizado promove alterações neuronais que modificam o comportamento do animal na vida adulta, verificados por meio das alterações comportamentais. Espera-se, com estes resultados, favorecer a compreensão das alterações comportamentais após anóxia neonatal e se possível, abrir caminho para novas abordagens e perspectivas terapêuticasNeonatal anoxia is a major cause of brain injury in newborns. Several species of mammals have contributed to the study of pathogenic mechanisms involved in the injury caused by anoxia / hypoxia; particularly rodents have been used successfully as a model for the study of anoxia in humans. Factors such as maturity of the brain when oxygen deficiency, the duration of asphyxia, specific regional and cell vulnerability, have great influence on the rise of neurological disorders, sensory motor deficit, and impaired learning and memory. Changes in attentional processes and anxiety can also affect cognitive functions. In rodents, there has been marked hyperactivity at young age, accompanied by a significant hypoactivity in adult life. The objectives of this study were to evaluate the possible behavioral changes, such as spatial reference memory, working memory, sensory disturbance, anxiety and acquisition of conditioned fear to the sound and context in rats subjected to neonatal anoxia. We used 25 albino rats (Rattus norvegicus, Wistar) male neonates, divided into two groups: Anoxia (n = 13) and control (n = 12). In tests involving spatial reference memory and working memory, the experimental group showed that neonatal hypoxia adversely affects the ability of spatial learning and navigation in the Morris water maze, but it was found that both groups were able to draw on their experiences prior to improve its performance as they passed through various tests (spatial reference memory, working memory at an interval timing between attempts of 10, 30 and 0) shown by the decrease in latency and path length, and this improvement in underperform on anoxic animals. Anoxic animals also required more days of testing to achieve performance close to that found in animals of the other group. There was variation in the speed of swimming during the days of testing in both groups, but it was found that the anoxic animals showed lower speed than the control animals. In the elevated plus-maze test, the anoxic animals were less anxious and reminded less time freezing in the conditioned fear test to the context but not to the sound. Therefore, these data indicate that the used neonatal anoxia model promotes neuronal alterations that modify the behavior of the animal in adult life, verified through behavioral changes. It is expected, with these results, to promote understanding of the behavioral alterations after neonatal anoxia and, if possible, to make way for new approaches and therapeutic perspectivesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNogueira, Maria InesIto, Paula Hiromi2010-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-30072010-112514/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-30072010-112514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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