Multimodalidade na construção do conhecimento em sala de aula de química: caracterizando a evolução na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Dirceu Donizetti Dias de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24042013-140702/
Resumo: Esta é uma investigação em que essencialmente se propõe o uso da combinação de mediadores em complexidade crescente permitindo a prática de diferentes formas de linguagens, as quais explicitam padrões de aprendizagem de saberes sobre química. Dentre os mediadores estão os signos que, se organizando em palavras e expressões, adquirem significados, os quais permitem que fenômenos da Ciência da Natureza sejam circunscritos, compreendidos e trazidos para o mundo dos humanos na forma de tecnologias na perspectiva da melhoria da qualidade de vida. Estas tecnologias que se manifestam na forma de bens e serviços exigem respostas sociais vigorosas quanto ao seu grau de uso e manutenção que demandam mais do que apenas concordância ou discordância, requerem o uso da argumentação fundamentada, a qual encontra na escola seu mais fértil campo de desenvolvimento que não pode se olvidar de recorrer também às tecnologias para construir propostas que auxiliem jovens estudantes nesse percurso. Desse desafio surge a proposta da aprendizagem sobre Química mediada pela multimodalidade, termo a princípio genérico, mas que entendemos como a combinação entre modalidades de explicitação da aprendizagem por gêneros do discurso que circulem em meio impresso e não-impresso (audiovisual), utilizando a linguagem narrativa e expositiva contendo aspectos conceituais e matemáticos, derivados de atividades tais como experimentos, jogos, projetos, construção e operação de aparatos escolar-científicos, dentre outros, e com apoio das tecnologias da informação e comunicação. Nesta investigação o uso da aprendizagem multimodal se materializa ao longo dos dois últimos anos do Ensino Médio regular em ciclos de complexidade crescente em turmas diversas em uma escola pública. A produção dos estudantes ao final de cada estágio foi analisada e classificada na busca da obtenção de padrões da forma de pensamento e do nível de processamento da informação gráfica, bem como de possíveis restrições na resolução de problemas químicos.Os resultados sugerem que a aprendizagem mediada pela multimodalidade na perspectiva apresentada contribui para a evolução das formas de pensamento, bem como do nível de processamento da informação gráfica, entretanto quando da introdução de um novo gênero do discurso escrito, surgem inflexões na curva crescente de aprendizagem revelando dispersão de padrões, a qual indica a necessidade da intervenção do professor com ações de retomada de conceitos e revisão monitorada. As condições de produção e a cultura escolar se mostram como elementos externos com forte poder de restrição ao processo de aprendizagem.
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spelling Multimodalidade na construção do conhecimento em sala de aula de química: caracterizando a evolução na aprendizagemMultimodality in the construction of knowledge in Chemistry classroom: characterizing the evolution in learning.AprendizagemChemistryLearningmultimodalidademultimodalityQuímicaEsta é uma investigação em que essencialmente se propõe o uso da combinação de mediadores em complexidade crescente permitindo a prática de diferentes formas de linguagens, as quais explicitam padrões de aprendizagem de saberes sobre química. Dentre os mediadores estão os signos que, se organizando em palavras e expressões, adquirem significados, os quais permitem que fenômenos da Ciência da Natureza sejam circunscritos, compreendidos e trazidos para o mundo dos humanos na forma de tecnologias na perspectiva da melhoria da qualidade de vida. Estas tecnologias que se manifestam na forma de bens e serviços exigem respostas sociais vigorosas quanto ao seu grau de uso e manutenção que demandam mais do que apenas concordância ou discordância, requerem o uso da argumentação fundamentada, a qual encontra na escola seu mais fértil campo de desenvolvimento que não pode se olvidar de recorrer também às tecnologias para construir propostas que auxiliem jovens estudantes nesse percurso. Desse desafio surge a proposta da aprendizagem sobre Química mediada pela multimodalidade, termo a princípio genérico, mas que entendemos como a combinação entre modalidades de explicitação da aprendizagem por gêneros do discurso que circulem em meio impresso e não-impresso (audiovisual), utilizando a linguagem narrativa e expositiva contendo aspectos conceituais e matemáticos, derivados de atividades tais como experimentos, jogos, projetos, construção e operação de aparatos escolar-científicos, dentre outros, e com apoio das tecnologias da informação e comunicação. Nesta investigação o uso da aprendizagem multimodal se materializa ao longo dos dois últimos anos do Ensino Médio regular em ciclos de complexidade crescente em turmas diversas em uma escola pública. A produção dos estudantes ao final de cada estágio foi analisada e classificada na busca da obtenção de padrões da forma de pensamento e do nível de processamento da informação gráfica, bem como de possíveis restrições na resolução de problemas químicos.Os resultados sugerem que a aprendizagem mediada pela multimodalidade na perspectiva apresentada contribui para a evolução das formas de pensamento, bem como do nível de processamento da informação gráfica, entretanto quando da introdução de um novo gênero do discurso escrito, surgem inflexões na curva crescente de aprendizagem revelando dispersão de padrões, a qual indica a necessidade da intervenção do professor com ações de retomada de conceitos e revisão monitorada. As condições de produção e a cultura escolar se mostram como elementos externos com forte poder de restrição ao processo de aprendizagem.This is an investigation in which essentially it is proposed the use of the combination of mediators in increasing complexity allowing the practice of different forms of languages, which state standards of knowledge learning about chemistry. Among the mediators are the signs that, organizing themselves in words and expressions, acquire meanings, which allow phenomena of the Science of Nature to be circumscribed, understood and brought into the human world in the form of technologies in the perspective of the improvement of the quality of life. These technologies that are manifest in the form of goods and services require vigorous social responses regarding their level of use and maintenance that require more than just agreement or disagreement, they require the use of grounded argumentation, which finds in school its most fertile field of development and one can not forget to also appeal to the technologies to build proposals to assist young students in this course. From this challenge arises the proposal of learning about Chemistry mediated by multimodality, term at first generic, but that we understand as the combination between modalities by explicitation of the learning by speech genres that circulate in printed and unprinted (audiovisual) media, using the narrative and expositive language containing conceptual and mathematical aspects, derived from activities such as experiments, games, projects, construction and operation of educational and scientific apparatus, among others, and with the support of information and communication technologies. In this research the use of multimodal learning materializes along the last two years of regular high school in cycles of increasing complexity in diverse classes in a public school. The production of the students at the end of each stage was analyzed and classified in the search of the obtainment of patterns of thought form and of level of processing graphic information, as well as possible restrictions to solve chemical problems. The results suggest that learning mediated by multimodality in the presented perspective contributes to the evolution of the forms of thought, as well as of the level of processing of graphical information, but when introducing a new genre of written discourse, inflections emerge in the increasing learning curve revealing dispersion of patterns, which indicates the need for teacher intervention with actions of retaking of concepts and monitored review. The production conditions and the school culture show themselves as external elements with strong power of restriction to the learning process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoSouza, Dirceu Donizetti Dias de2013-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24042013-140702/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-24042013-140702Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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