Representações cristãs do povo judeu em \'As minas de prata\', de José de Alencar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marczyk, Marta Bernadete Frolini de Aguiar
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-22112007-151006/
Resumo: A dissertação propõe uma análise da presença judaica no romance histórico As minas de prata, obra da literatura romântica composta por José de Alencar, cuja narrativa está situada na época do Brasil colonial. Como recurso de composição, o romance instaura um narrador que transita entre os séculos dezessete e dezenove, e realiza, por meio desse expediente, a representação das origens da nação e do povo brasileiro, sob o estatuto da veracidade histórica. Para adentrar o procedimento de representação do judeu, o presente trabalho procura examinar os modelos que a narrativa utiliza para a composição do período histórico que ela pretende retratar, com o intuito de investigar a construção dos personagens de origem judaica sob o conjunto geral do texto. Para tal fim, são analisados os temas de natureza moral, teológica, retórica e poética, entre outros, e, sob essa ótica, o romance revela adotar modelos do período literário em que está situada sua narrativa. Nesse sentido, o estudo dos emblemas, do latinismo, do sermão sacro, do gênero picaresco, do herói prudente, da enumeração bíblica, da composição numérica, da tipologia bíblica proporcionam a amplitude necessária para que a investigação da presença judaica seja embasada na arquitetura estética geral do romance. No exame da presença judaica, a narrativa mostra guiar-se por semelhante composição, isto é, nela, os modelos coloniais atuam não só como conteúdo da época narrada mas também como forma de representar o judeu. Para tal exame, assim como dos outros aspectos analisados, a dissertação confronta passagens do romance com temas da literatura do período colonial, e com isso, procura mostrar que os personagens judeus encontram fundamentalmente na teologia católica e na tipologia bíblica os modelos básicos que lhes dão as formas tipificadas. A título de conclusão, procura-se inseriri os elementos investigados ao longo da pesquisa na discussão que envolve o escritor José de Alencar em sua trajetória romântica de definir uma identidade para o Brasil e seu povo por meio do romance histórico. Nessa esteira, propõe-se uma interpretação que homologa o binômio velho/novo nos âmbitos da literatura: colonial/romântica, do estado político: dependente/independente, da escritura sagrada: velho testamento/novo testamento e, por fim, da formação do povo brasileiro.
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Para adentrar o procedimento de representação do judeu, o presente trabalho procura examinar os modelos que a narrativa utiliza para a composição do período histórico que ela pretende retratar, com o intuito de investigar a construção dos personagens de origem judaica sob o conjunto geral do texto. Para tal fim, são analisados os temas de natureza moral, teológica, retórica e poética, entre outros, e, sob essa ótica, o romance revela adotar modelos do período literário em que está situada sua narrativa. Nesse sentido, o estudo dos emblemas, do latinismo, do sermão sacro, do gênero picaresco, do herói prudente, da enumeração bíblica, da composição numérica, da tipologia bíblica proporcionam a amplitude necessária para que a investigação da presença judaica seja embasada na arquitetura estética geral do romance. No exame da presença judaica, a narrativa mostra guiar-se por semelhante composição, isto é, nela, os modelos coloniais atuam não só como conteúdo da época narrada mas também como forma de representar o judeu. Para tal exame, assim como dos outros aspectos analisados, a dissertação confronta passagens do romance com temas da literatura do período colonial, e com isso, procura mostrar que os personagens judeus encontram fundamentalmente na teologia católica e na tipologia bíblica os modelos básicos que lhes dão as formas tipificadas. A título de conclusão, procura-se inseriri os elementos investigados ao longo da pesquisa na discussão que envolve o escritor José de Alencar em sua trajetória romântica de definir uma identidade para o Brasil e seu povo por meio do romance histórico. Nessa esteira, propõe-se uma interpretação que homologa o binômio velho/novo nos âmbitos da literatura: colonial/romântica, do estado político: dependente/independente, da escritura sagrada: velho testamento/novo testamento e, por fim, da formação do povo brasileiro.In this dissertation, it is offered an analysis of the Jewish presence in the historical novel \'As minas de prata\' (The Silver Mines), a work from Romantic literature written by José de Alencar setting its plot in Brazil\'s colonial times. As a compositional device, the novel resources to a narrator that dwells from the 17th to the 19th centuries, thus making the representation of the origins of Brazil and Brazilians under the banner of historical truth. In order to get inside the procedure of representation of the Jew, the present work aims to examine the models used by that narrative in composing the period of history that it is designed to portray, with the intention of investigating the construction of the Jewish origin characters as seen from the text as a whole. For such task, themes of a moral, theological, rhetorical and poetic nature, among others, are examined, and the novel is shown to apply models of the literary period in which its narrative is set. In this sense, the study of emblems, Latinism, religious sermon, picaresque genre, prudent hero, biblical enumeration, numerical composition, biblical typology provides the needed comprehensiveness for the investigation of the Jewish presence to be based on the general aesthetic architecture of the novel. In the examination of the Jewish presence, the narrative shows itself as being guided by a similar composition, that is to say, in it the colonial models play a role not only as time driven contents but also as a form of representating the Jew. For such an examination, as well as of other analyzed aspects, the dissertation compares passages of the novel with themes of the colonial literature, thus striving to show that the Jewish characters take their basic models from the Catolic theology and the biblical typology. As regards conclusion, the elements investigated along the research are tentatively inserted in the discussion that involves José de Alencar in his Romantic journey to define an identity to Brazil and its people through the historical novel. In this direction, an interpretation is proposed confirming the pair old/new in the domains of the literature: Colonial/ Romantic; of the state: dependent/independent; of the sacred books: Old Testament/ New Testament, and lastly of the formation of Brazilian people.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWaldman, BertaMarczyk, Marta Bernadete Frolini de Aguiar2006-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-22112007-151006/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-22112007-151006Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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