Jogo sério (serious game) para educação de profissionais da área da saúde sobre prevenção de infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter venoso central

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Bruno de Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5172/tde-23092022-132420/
Resumo: INTRODUÇÃO: Dentre as infecções relacionadas à assistência à saúde, a infecção primária de corrente sanguínea (IPCS) é a que apresenta maior potencial preventivo. A prevenção, entretanto, apresenta desafios relacionados à educação de profissionais da área da saúde e à execução das medidas de prevenção. Nesse cenário, os jogos sérios (serious games) vem ganhando destaque como estratégia inovadora para educação de adultos. OBJETIVOS: Identificar os desafios relacionados à prevenção de IPCS no cenário brasileiro e demais países Pan-Americanos e desenvolver um jogo sério com narrativa envolvente e divertida em três idiomas (português, inglês e espanhol) aplicável no processo educativo de profissionais da área da saúde para prevenção de IPCS. MÉTODOS: Estudo qualitativo de levantamento dos desafios relacionados à prevenção de IPCS através de entrevistas com profissionais que trabalham em serviços de controle de infecção (SCIH) e um representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O desenvolvimento das situações-problema abordadas no serious game foi baseado nos desafios identificados que apresentaram frequência de repetição maior que 3 vezes. RESULTADOS: Foram incluídos representantes da OPAS, CVE e ANVISA e 13 SCIH das 5 regiões geográficas do Brasil. Desses, 92% estavam localizados na capital. Foram identificados 38 desafios distintos relacionados à prevenção de IPCS. Desses, 15 (40%) foram relatados em 3 ou mais instituições, sendo selecionados para embasar a construção das situações-problema abordadas no serious game. CONCLUSÃO: As entrevistas identificaram que os principais desafios para prevenção de IPCS estavam relacionados à execução das medidas de prevenção no momento da inserção e manutenção do cateter venoso central e adesão à higiene de mãos imediatamente antes da manipulação do cateter. Além disso, espera-se que o produto desse estudo seja aplicado para educação dos profissionais da área da saúde sobre prevenção de IPCS
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OBJETIVOS: Identificar os desafios relacionados à prevenção de IPCS no cenário brasileiro e demais países Pan-Americanos e desenvolver um jogo sério com narrativa envolvente e divertida em três idiomas (português, inglês e espanhol) aplicável no processo educativo de profissionais da área da saúde para prevenção de IPCS. MÉTODOS: Estudo qualitativo de levantamento dos desafios relacionados à prevenção de IPCS através de entrevistas com profissionais que trabalham em serviços de controle de infecção (SCIH) e um representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O desenvolvimento das situações-problema abordadas no serious game foi baseado nos desafios identificados que apresentaram frequência de repetição maior que 3 vezes. RESULTADOS: Foram incluídos representantes da OPAS, CVE e ANVISA e 13 SCIH das 5 regiões geográficas do Brasil. Desses, 92% estavam localizados na capital. Foram identificados 38 desafios distintos relacionados à prevenção de IPCS. Desses, 15 (40%) foram relatados em 3 ou mais instituições, sendo selecionados para embasar a construção das situações-problema abordadas no serious game. CONCLUSÃO: As entrevistas identificaram que os principais desafios para prevenção de IPCS estavam relacionados à execução das medidas de prevenção no momento da inserção e manutenção do cateter venoso central e adesão à higiene de mãos imediatamente antes da manipulação do cateter. Além disso, espera-se que o produto desse estudo seja aplicado para educação dos profissionais da área da saúde sobre prevenção de IPCSINTRODUCTION: Among the healthcare-associated infections (HAI), central line associated bloodstream infection (CLABSI) has the greatest preventive potential. However, there are challenges. The biggest one is the education of healthcare workers regarding prevention. In this scenario, serious games are an alternative solution, and have been pointed out as an innovative strategy for adult education. OBJECTIVES: The aim of this study was to identify the challenges related to CLABSI prevention in Brazil and other Pan American countries and to develop a serious game directed to healthcare workers education in 3 languages (Portuguese, English and Spanish) on CLABSI prevention. METHODS: A qualitative study with interviews conducted with HAI control professionals and a Pan American Health Organization (PAHO), Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE) and Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) representative in order to identify the challenges of CLABSI prevention. The development of the serious game was based on the identified challenges that were more frequent. The challenges mentioned at least 3 times were selected. RESULTS: 13 hospitals were included in the 5 geographic regions of Brazil and a PAHO, CVE and ANVISA representative. 92% were in the capitals. 38 different challenges related to CLABSI prevention were identified. Of these, 15 (40%) were reported by 3 or more times from different institutions. CONCLUSION: The interviews identified that the main challenges for CLABSI prevention were related to the implementation of preventive measures during insertion and maintenance of the central line catheter, and adherence to hand hygiene immediately before handling it. In addition, we expect that the product of this study will be applied to the education of health professionals towards the prevention of CLABSIBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLevin, Anna Sara ShaffermanTavares, Bruno de Melo2022-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5172/tde-23092022-132420/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-27T12:57:27Zoai:teses.usp.br:tde-23092022-132420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-27T12:57:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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