O dualismo eletroquímico de Berzelius: sua caracterização e presença em livros didáticos de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pulido, Marcelo Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25112016-151011/
Resumo: A teoria dualista, estruturada pelo químico sueco Jöns Jacob Berzelius, foi bastante utilizada durante a primeira metade do século XIX, mas foi gradativamente abandonada à medida que passou a não dar conta dos fenômenos observados especialmente para os compostos orgânicos, cujo estudo avançava à época. No entanto, a presença de elementos dessa teoria em livros didáticos de química atuais foi apontada por pesquisadores da área de Ensino de Ciências. Tendo em vista o papel do livro didático na educação científica, e que a ausência de conceitos desatualizados é critério utilizado pelo Ministério da Educação para a seleção das obras didáticas utilizadas por alunos e professores na rede pública de ensino, investigamos o que foi a teoria dualista de Berzelius e em qual período esteve vigente, de forma a fundamentar a busca de elementos dessa teoria em livros didáticos de química para o Ensino Médio. Para tanto, analisamos fontes históricas primárias e secundárias, à luz da epistemologia de Canguilhem e de referenciais contemporâneos da historiografia da ciência, por meio da análise textual discursiva, de forma a produzir um estudo de caso histórico que permitisse caracterizar a teoria dualista e sua relevância em seu contexto original e na atualidade. A partir dessa caracterização, procuramos identificar possíveis reminiscências dessa teoria nos quatro livros didáticos de química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para 2015. Constatamos, em três deles, a presença de termos e conceitos que remetem à teoria dualista de Berzelius, de forma hibridizada a conceitos de teorias atuais. Discutimos algumas implicações dessa constatação para o ensino de química e possibilidades de abordagem didática à luz do estudo de caso produzido.
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