Inclusão digital no Brasil: o processo de gestão de telecentros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moron, Marie Anne Macadar
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28012022-121531/
Resumo: O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil, ainda continua sendo um privilégio para poucos. Objetivando aumentar as condições de acesso, têm surgido no país diversas iniciativas de inclusão digital, normalmente chamados de telecentros. O presente estudo oferece uma estrutura de referência para analisar os processos de inclusão digital no Brasil, em especial de telecentros comunitários. Para tanto foram realizados dois estudos de caso longitudinais, sob uma perspectiva interpretativista, os quais forneceram subsídios para o desenvolvimento e concepção dessa estrutura de referência. A estrutura de análise elaborada para se chegar a este resultado é formada por três níveis de análise: nível micro, usando a teoria da rede de atores; o nível meso baseado em alianças estratégicas e o nível macro com base na abordagem contextualista. A combinação destes três níveis possibilitou a identificação de uma série de fatores e processos os quais são apresentados na estrutura de referência.
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