História das caretas: a tradição Borda Incisa na Amazônia Central
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-22092008-125315/ |
Resumo: | Esta pesquisa expõe contraposições teóricas e empíricas aos clássicos modelos de ocupação da Amazônia. Através de uma fusão entre base empírica e o corpus de conhecimento atualmente disponível, propõe uma história de ocupação da Amazônia central agenciada por grupos culturais integrados através de um complexo sistema sócio-político, que extrapolou fronteiras étnicas, lingüísticas e ambientais. Este sistema estaria materializado na tradição Borda Incisa e teria se desenrolado ao longo de muitos séculos, com início em torno do anno domini e se estendendo até os séculos XI e XII d.C. A esta intrincada rede macro-regional, que aqui denomino Esfera de Interações, estão ligados elementos como a padronização de um sistema de comunicação, expresso através da cultura material e das formas de usar e organizar o espaço. A cronologia apresentada neste doutoramento também oferece parâmetros para uma reavaliação do uso de conceitos arqueológicos tradicionais, como as fases e tradições. Logra-se maior flexibilização de tais categorias, uma vez que a fluidez de limites é inerente aos conjuntos artefatuais estudados. Na área de confluência dos rios Negro e Solimões, esta história é contada através do entendimento das relações entre as fases Açutuba, Manacapuru e Paredão. |
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História das caretas: a tradição Borda Incisa na Amazônia CentralHistory of the grimaces: the Incised Rim tradition in the Central AmazonAmazônia centralAmazonian archaeologyArqueologia amazônicaCentral AmazonChronologyCronologiaEsfera de InteraçõesIncised Rim TraditionInteraction SphereTradição Borda IncisaEsta pesquisa expõe contraposições teóricas e empíricas aos clássicos modelos de ocupação da Amazônia. Através de uma fusão entre base empírica e o corpus de conhecimento atualmente disponível, propõe uma história de ocupação da Amazônia central agenciada por grupos culturais integrados através de um complexo sistema sócio-político, que extrapolou fronteiras étnicas, lingüísticas e ambientais. Este sistema estaria materializado na tradição Borda Incisa e teria se desenrolado ao longo de muitos séculos, com início em torno do anno domini e se estendendo até os séculos XI e XII d.C. A esta intrincada rede macro-regional, que aqui denomino Esfera de Interações, estão ligados elementos como a padronização de um sistema de comunicação, expresso através da cultura material e das formas de usar e organizar o espaço. A cronologia apresentada neste doutoramento também oferece parâmetros para uma reavaliação do uso de conceitos arqueológicos tradicionais, como as fases e tradições. Logra-se maior flexibilização de tais categorias, uma vez que a fluidez de limites é inerente aos conjuntos artefatuais estudados. Na área de confluência dos rios Negro e Solimões, esta história é contada através do entendimento das relações entre as fases Açutuba, Manacapuru e Paredão.This dissertation offers new theoretical insights and empirical data that supplements some of the classic models of occupation of Amazonia. Through a combination between empirical data and current knowledge, the dissertation proposes a history of occupation of the Central Amazon region that places cultural groups integrated in a complex socio-political system extending beyond ethnic, linguistic and environmental boundaries as its main agents. The material correlates of this system, which developed from around the beginning of the Christian era and reached until the eleventh or twelve century AD, would be pottery and associated contexts of the Incised Rim tradition. This intricate macroregional network, in effect an Interaction Sphere, includes such features as a standardisation of communication systems expressed in material culture and in forms of using and organizing space. The chronology presented in this dissertation also provides pointers to reassess the use of traditional archaeological concepts such as phases and traditions. It employs these categories with some flexibility inasmuch as the sets of artefacts that have been studied show inherent fluidity in their definitions. In the confluence area of the Negro and Solimões rivers, this permits unravelling a history that is based on an understanding of the relationships between the Açutuba, Manacapuru and Paredão phases.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNeves, Eduardo GoesLima, Helena Pinto2008-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-22092008-125315/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-22092008-125315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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