Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zocoler, João Luís
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11143/tde-20200111-130546/
Resumo: Neste trabalho estudou-se o efeito do diâmetro da tubulação nos custos dos sistemas de recalque de água acionados por motores diesel e elétrico, sendo no segundo caso também consideradas as modalidades de tarifação da energia elétrica e os descontos especiais concedidos aos consumidores rurais com sistemas exclusivos para irrigação, a fim de se obter a estimativa e minimização do custo anual total através de um modelo matemático, que foi aplicado em uma situação real de recalque de água para comparação. Finalmente, efetuou-se a análise de sensibilidade do modelo diante da variação do comprimento da linha de alta tensão com o propósito de se verificar o comprimento em que ocorre equiparação de custos de um sistema à combustão com um sistema à eletricidade. Os resultados da aplicação à situação real mostraram que o modelo proposto estimou, em média, 100,9% do custo anual total do sistema na condição econômica comercial, fato devido, entre outros motivos, ao excelente ajuste da função tipo multiplicativa de custo versus diâmetro ou potência de cada equipamento do sistema. O custo de aquisição e os custos anuais fixos; de bombeamento; de manutenção e reparos; e total do sistema à combustão (diesel) foram superiores ao elétrico em todas as modalidades de tarifação da energia. Entre as modalidades de tarifação da energia elétrica, a horo-sazonal verde foi a que se apresentou mais vantajosa, seguida da convencional e da horo-sazonal azul. Também verificou-se, caso o sistema de recalque fosse utilizado exclusivamente para irrigação, que o proprietário deveria optar pelo desconto especial sobre a tarifa de consumo de energia elétrica durante o período das 23 as 5 horas, pois propiciaria, em média, 17,6%, 14,8% e 9,4% de redução no custo de bombeamento em relação à tarifa normal para as modalidades convencional, horo-sazonal verde e horo-sazonal azul. A análise de sensibilidade dos custos em relação ao comprimento da linha de alta tensão mostrou que, para um comprimento médio de 2.700 metros, o custo de aquisição entre o sistema à combustão (diesel) e à eletricidade seriam equivalentes. Porém, devido ao menor custo operacional, o sistema à eletricidade seria mais vantajoso até o limite de 14.186 metros, que corresponde à equiparação dos custos totais, embora neste caso o seu custo de aquisição fosse 131% superior.
id USP_218a5687c188952455803f5dece2d6cc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20200111-130546
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolasEconomic design of the water pumping systems in rural areasDIMENSIONAMENTODRENAGEM AGRÍCOLAIRRIGAÇÃOMODELOSSISTEMAS DE RECALQUENeste trabalho estudou-se o efeito do diâmetro da tubulação nos custos dos sistemas de recalque de água acionados por motores diesel e elétrico, sendo no segundo caso também consideradas as modalidades de tarifação da energia elétrica e os descontos especiais concedidos aos consumidores rurais com sistemas exclusivos para irrigação, a fim de se obter a estimativa e minimização do custo anual total através de um modelo matemático, que foi aplicado em uma situação real de recalque de água para comparação. Finalmente, efetuou-se a análise de sensibilidade do modelo diante da variação do comprimento da linha de alta tensão com o propósito de se verificar o comprimento em que ocorre equiparação de custos de um sistema à combustão com um sistema à eletricidade. Os resultados da aplicação à situação real mostraram que o modelo proposto estimou, em média, 100,9% do custo anual total do sistema na condição econômica comercial, fato devido, entre outros motivos, ao excelente ajuste da função tipo multiplicativa de custo versus diâmetro ou potência de cada equipamento do sistema. O custo de aquisição e os custos anuais fixos; de bombeamento; de manutenção e reparos; e total do sistema à combustão (diesel) foram superiores ao elétrico em todas as modalidades de tarifação da energia. Entre as modalidades de tarifação da energia elétrica, a horo-sazonal verde foi a que se apresentou mais vantajosa, seguida da convencional e da horo-sazonal azul. Também verificou-se, caso o sistema de recalque fosse utilizado exclusivamente para irrigação, que o proprietário deveria optar pelo desconto especial sobre a tarifa de consumo de energia elétrica durante o período das 23 as 5 horas, pois propiciaria, em média, 17,6%, 14,8% e 9,4% de redução no custo de bombeamento em relação à tarifa normal para as modalidades convencional, horo-sazonal verde e horo-sazonal azul. A análise de sensibilidade dos custos em relação ao comprimento da linha de alta tensão mostrou que, para um comprimento médio de 2.700 metros, o custo de aquisição entre o sistema à combustão (diesel) e à eletricidade seriam equivalentes. Porém, devido ao menor custo operacional, o sistema à eletricidade seria mais vantajoso até o limite de 14.186 metros, que corresponde à equiparação dos custos totais, embora neste caso o seu custo de aquisição fosse 131% superior.In this work it was studied the effect of the pipeline diameter in the water pumping system costs using combustion engine and electric engine to estimate and to minimize the annual total cost through mathematics model. In the electric engine case, it was considered the modality of the electric energy rate and the special rebate for rural consumers with exclusive irrigation systems. Too it was applied the model in real situation of pumping water for check it. Finally, it was analyzed the model sensibility according to changed the high voltage line length to verify the value equalize the cost between systems. The results of the application (at real situation) showed that the model has estimated, in average, 100,9% of the annual total cost system in commercial economical condition, owing to the excellent potential function adjusted of the costs versus diameter equipment or power equipment used in the system. The acquisition cost, fixed annual cost, pumping annual cost, maintenance and repair annual cost and total annual cost of the system using combustion engine was larger electric engine in every modality of the electric energy rate. The green electric energy rate was cheaper than the conventional electric energy rate and this was cheaper than blue electric energy rate. In exclusive irrigation systems, the consumer ought to choose the special rebate allowed between 23 and 5 h, because it’d reduce the pumping cost 17,6%, 14,8% and 9,4%, in average, from normal electric energy rate for the conventional modality, green modality and blue modality. The analysis of the model sensibility according to changed the high voltage line length showed equal acquisition cost between system using combustion engine and electric engine for high voltage line length equal 2700 meters. Because the system using electric engine has smaller operation cost, however, it’ d be cheaper till 14186 meters of limit, which corresponds equal total cost between systems, though in this case its acquisition cost’d be 131% more expensive.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, EdneiaZocoler, João Luís1998-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11143/tde-20200111-130546/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-12T00:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-20200111-130546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-12T00:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolas
Economic design of the water pumping systems in rural areas
title Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolas
spellingShingle Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolas
Zocoler, João Luís
DIMENSIONAMENTO
DRENAGEM AGRÍCOLA
IRRIGAÇÃO
MODELOS
SISTEMAS DE RECALQUE
title_short Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolas
title_full Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolas
title_fullStr Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolas
title_full_unstemmed Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolas
title_sort Modelo para dimensionamento econômico de sistemas de recalque em projetos hidroagrícolas
author Zocoler, João Luís
author_facet Zocoler, João Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Edneia
dc.contributor.author.fl_str_mv Zocoler, João Luís
dc.subject.por.fl_str_mv DIMENSIONAMENTO
DRENAGEM AGRÍCOLA
IRRIGAÇÃO
MODELOS
SISTEMAS DE RECALQUE
topic DIMENSIONAMENTO
DRENAGEM AGRÍCOLA
IRRIGAÇÃO
MODELOS
SISTEMAS DE RECALQUE
description Neste trabalho estudou-se o efeito do diâmetro da tubulação nos custos dos sistemas de recalque de água acionados por motores diesel e elétrico, sendo no segundo caso também consideradas as modalidades de tarifação da energia elétrica e os descontos especiais concedidos aos consumidores rurais com sistemas exclusivos para irrigação, a fim de se obter a estimativa e minimização do custo anual total através de um modelo matemático, que foi aplicado em uma situação real de recalque de água para comparação. Finalmente, efetuou-se a análise de sensibilidade do modelo diante da variação do comprimento da linha de alta tensão com o propósito de se verificar o comprimento em que ocorre equiparação de custos de um sistema à combustão com um sistema à eletricidade. Os resultados da aplicação à situação real mostraram que o modelo proposto estimou, em média, 100,9% do custo anual total do sistema na condição econômica comercial, fato devido, entre outros motivos, ao excelente ajuste da função tipo multiplicativa de custo versus diâmetro ou potência de cada equipamento do sistema. O custo de aquisição e os custos anuais fixos; de bombeamento; de manutenção e reparos; e total do sistema à combustão (diesel) foram superiores ao elétrico em todas as modalidades de tarifação da energia. Entre as modalidades de tarifação da energia elétrica, a horo-sazonal verde foi a que se apresentou mais vantajosa, seguida da convencional e da horo-sazonal azul. Também verificou-se, caso o sistema de recalque fosse utilizado exclusivamente para irrigação, que o proprietário deveria optar pelo desconto especial sobre a tarifa de consumo de energia elétrica durante o período das 23 as 5 horas, pois propiciaria, em média, 17,6%, 14,8% e 9,4% de redução no custo de bombeamento em relação à tarifa normal para as modalidades convencional, horo-sazonal verde e horo-sazonal azul. A análise de sensibilidade dos custos em relação ao comprimento da linha de alta tensão mostrou que, para um comprimento médio de 2.700 metros, o custo de aquisição entre o sistema à combustão (diesel) e à eletricidade seriam equivalentes. Porém, devido ao menor custo operacional, o sistema à eletricidade seria mais vantajoso até o limite de 14.186 metros, que corresponde à equiparação dos custos totais, embora neste caso o seu custo de aquisição fosse 131% superior.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11143/tde-20200111-130546/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11143/tde-20200111-130546/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090920212070400