Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Jorge Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26032021-120835/
Resumo: A inserção de tecnologias educacionais vem provocado transformações no cenário atual de ensino. Como exemplo dessas novas tecnologias, destacam-se os MOOCs (Massive Open Online Courses), cursos abertos e on-line, disponibilizados em provedores em parceria com universidades conceituadas. Em sua maioria, são cursos gratuitos que possibilitam a construção de comunidades de aprendizagem, a atualização profissional e o enriquecimento do currículo. Os SPOCs (Small Private Online Courses) são uma variação dos MOOCs, diferenciando-se destes por se tratarem de cursos privados e restritos a um pequeno número de participantes, o que proporciona maior interação entre alunos e os instrutores. Os MOOCs e os SPOCs são recursos ainda utilizados de forma escassa no ensino de Engenharia de Software, pois existe um número reduzido de cursos abertos e não uma há uma diretriz para a sua produção e aplicação. Além disso, o processo de produção é extenso e custoso, havendo poucas estratégias de reutilização de materiais abertos para diminuir o tempo e o esforço desta etapa. Este trabalho tem como objetivo principal investigar como o desenvolvimento distribuído e colaborativo de MOOCs e SPOCs pode contribuir ao ensino de Engenharia de Software. Nesse contexto, um processo (denominado DD-SMOOC) que apoia o ciclo de vida de MOOCs e SPOCs foi estabelecido no intuito de facilitar o planejamento, desenvolvimento, execução e evolução desses cursos. Com o intuito de validar o DD-SMOOC, um estudo de caso foi conduzido a partir da sua instanciação. O resultado final foi um curso em que os resultados obtidos indicam que a aplicação do processo pode ser útil no apoio ao ensino de Engenharia de Software. Outras contribuições incluem o estabelecimento de diretrizes no suporte ao desenvolvimento distribuído e colaborativo de cursos, que podem ser aplicados em outros domínios; e a formação de comunidades e redes de colaboração dispostas a contribuir em novos projetos.
id USP_21b9462060ac09579687b0b40f45f43d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26032021-120835
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de SoftwareA contribution to the distributed development and evolution of MOOCs and SPOCs for the teaching of Software EngineeringEnsino de Engenharia de SoftwareMOOCsMOOCsSoftware Engineering teachingSPOCsSPOCsA inserção de tecnologias educacionais vem provocado transformações no cenário atual de ensino. Como exemplo dessas novas tecnologias, destacam-se os MOOCs (Massive Open Online Courses), cursos abertos e on-line, disponibilizados em provedores em parceria com universidades conceituadas. Em sua maioria, são cursos gratuitos que possibilitam a construção de comunidades de aprendizagem, a atualização profissional e o enriquecimento do currículo. Os SPOCs (Small Private Online Courses) são uma variação dos MOOCs, diferenciando-se destes por se tratarem de cursos privados e restritos a um pequeno número de participantes, o que proporciona maior interação entre alunos e os instrutores. Os MOOCs e os SPOCs são recursos ainda utilizados de forma escassa no ensino de Engenharia de Software, pois existe um número reduzido de cursos abertos e não uma há uma diretriz para a sua produção e aplicação. Além disso, o processo de produção é extenso e custoso, havendo poucas estratégias de reutilização de materiais abertos para diminuir o tempo e o esforço desta etapa. Este trabalho tem como objetivo principal investigar como o desenvolvimento distribuído e colaborativo de MOOCs e SPOCs pode contribuir ao ensino de Engenharia de Software. Nesse contexto, um processo (denominado DD-SMOOC) que apoia o ciclo de vida de MOOCs e SPOCs foi estabelecido no intuito de facilitar o planejamento, desenvolvimento, execução e evolução desses cursos. Com o intuito de validar o DD-SMOOC, um estudo de caso foi conduzido a partir da sua instanciação. O resultado final foi um curso em que os resultados obtidos indicam que a aplicação do processo pode ser útil no apoio ao ensino de Engenharia de Software. Outras contribuições incluem o estabelecimento de diretrizes no suporte ao desenvolvimento distribuído e colaborativo de cursos, que podem ser aplicados em outros domínios; e a formação de comunidades e redes de colaboração dispostas a contribuir em novos projetos.The insertion of educational technologies has caused changes in the current teaching scenario. As an example of these new technologies, we highlight the MOOCs (Massive Open Online Courses), open and online courses, available from providers in partnership with reputable universities. Most of them are free courses that enable the construction of learning communities, professional updating and enrichment the curriculum. Small Private Online Courses (SPOCs) are a variation of MOOCs. However, they are private courses and restricted to a small number of participants, which provides more significant interaction between students and instructors. MOOCs and SPOCs are resources that are still rarely used in the teaching of Software Engineering, as there are a reduced number of open courses and there are no guidelines for their production and application. Besides, the production process is extensive and costly, with few strategies for reusing open materials to decrease the time and effort of this stage. This work aims to investigate how the distributed and collaborative development of MOOCs and SPOCs may contribute to Software Engineering teaching. In this context, a process (named DD-SMOOC) that supports the life cycle of MOOCs and SPOCs was established to facilitate the planning, development, execution and evolution of these courses. A case study was conducted to validate the DDSMOOC; the final result is a course in which the obtained results indicate that it can be useful in supporting Software Engineering teaching. Other contributions include establishment guidelines to support the distributed and collaborative development of courses, which can be applied in other domains, and the formation of communities and networking willing to contribute to new projects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaldonado, José CarlosPrates, Jorge Marques2021-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26032021-120835/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-24T21:33:37Zoai:teses.usp.br:tde-26032021-120835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-24T21:33:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software
A contribution to the distributed development and evolution of MOOCs and SPOCs for the teaching of Software Engineering
title Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software
spellingShingle Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software
Prates, Jorge Marques
Ensino de Engenharia de Software
MOOCs
MOOCs
Software Engineering teaching
SPOCs
SPOCs
title_short Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software
title_full Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software
title_fullStr Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software
title_full_unstemmed Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software
title_sort Uma contribuição para o desenvolvimento e evoluçãodistribuídos de MOOCs e SPOCs para o ensino de Engenharia de Software
author Prates, Jorge Marques
author_facet Prates, Jorge Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maldonado, José Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Jorge Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Engenharia de Software
MOOCs
MOOCs
Software Engineering teaching
SPOCs
SPOCs
topic Ensino de Engenharia de Software
MOOCs
MOOCs
Software Engineering teaching
SPOCs
SPOCs
description A inserção de tecnologias educacionais vem provocado transformações no cenário atual de ensino. Como exemplo dessas novas tecnologias, destacam-se os MOOCs (Massive Open Online Courses), cursos abertos e on-line, disponibilizados em provedores em parceria com universidades conceituadas. Em sua maioria, são cursos gratuitos que possibilitam a construção de comunidades de aprendizagem, a atualização profissional e o enriquecimento do currículo. Os SPOCs (Small Private Online Courses) são uma variação dos MOOCs, diferenciando-se destes por se tratarem de cursos privados e restritos a um pequeno número de participantes, o que proporciona maior interação entre alunos e os instrutores. Os MOOCs e os SPOCs são recursos ainda utilizados de forma escassa no ensino de Engenharia de Software, pois existe um número reduzido de cursos abertos e não uma há uma diretriz para a sua produção e aplicação. Além disso, o processo de produção é extenso e custoso, havendo poucas estratégias de reutilização de materiais abertos para diminuir o tempo e o esforço desta etapa. Este trabalho tem como objetivo principal investigar como o desenvolvimento distribuído e colaborativo de MOOCs e SPOCs pode contribuir ao ensino de Engenharia de Software. Nesse contexto, um processo (denominado DD-SMOOC) que apoia o ciclo de vida de MOOCs e SPOCs foi estabelecido no intuito de facilitar o planejamento, desenvolvimento, execução e evolução desses cursos. Com o intuito de validar o DD-SMOOC, um estudo de caso foi conduzido a partir da sua instanciação. O resultado final foi um curso em que os resultados obtidos indicam que a aplicação do processo pode ser útil no apoio ao ensino de Engenharia de Software. Outras contribuições incluem o estabelecimento de diretrizes no suporte ao desenvolvimento distribuído e colaborativo de cursos, que podem ser aplicados em outros domínios; e a formação de comunidades e redes de colaboração dispostas a contribuir em novos projetos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26032021-120835/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26032021-120835/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257354009051136