A construção de um paradigma existencial para a promoção da saúde junto a adolescentes no que respeita ao uso e abuso de substâncias psicoativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-01122020-151516/ |
Resumo: | Com o suporte de uma prática de trabalho na clínica psicanalítica, e no campo com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, refletimos em tomo da possibilidade da utilização de um novo paradigma \"existencial\" nos programas de promoção da saúde no que respeita a prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas. Esse nome provém das bases teóricas que o conformam - a Psicanálise e a Fenomenologia, elaboradas no cenário onde qualquer teorização ganha sentido: a dimensão Ética das ações humanas. Essa caracterização designa também seu conteúdo, que concerne justamente o projeto existencial de indivíduos em seus aspectos manifestos, seu comportamento visível/mensurável, e não manifestos/invisível, sua intenção. Através da noção de \"paradigma existencial\", desenhamos aspectos de um \"lugar\" para o qual acreditamos - nós, agentes dispostos a intermediar a passagem de adolescentes para uma vida adulta saudável - devam eles ser encaminhados a ocupar na sociedade, em sua família, em sua individualidade. Isto nos levou à reflexão acerca do processo saúde-doença e de seu significado na perspectiva da educação para a saúde aplicada a adolescentes: o inaugurar de um processo de autonomização. Compreendido em termos filosóficos e psicanalíticos, o sentido que conferimos a esse processo configura-se na escolha consciente de um caminho em sua vida que se realiza através de uma certa disciplina livremente seguida, uma atitude que paulatinamente· torna o indivíduo consciente de seus determinantes inconscientes, de seus condicionamentos - os quais, agora na forma de escolhas, ele se dispõe a infirmar ou confirmar. No caminho de tornar-se, esse seria, na melhor das hipóteses, o marco referencial para a promoção. de sua saúde. |
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A construção de um paradigma existencial para a promoção da saúde junto a adolescentes no que respeita ao uso e abuso de substâncias psicoativasAn existential paradigm to ·promote ·health in adolescents as far as the use and abuse of psychoactive substances are concernedAdolescentAdolescentesHealth PromotionMental HealthPromoção da SaúdeSaúde MentalCom o suporte de uma prática de trabalho na clínica psicanalítica, e no campo com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, refletimos em tomo da possibilidade da utilização de um novo paradigma \"existencial\" nos programas de promoção da saúde no que respeita a prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas. Esse nome provém das bases teóricas que o conformam - a Psicanálise e a Fenomenologia, elaboradas no cenário onde qualquer teorização ganha sentido: a dimensão Ética das ações humanas. Essa caracterização designa também seu conteúdo, que concerne justamente o projeto existencial de indivíduos em seus aspectos manifestos, seu comportamento visível/mensurável, e não manifestos/invisível, sua intenção. Através da noção de \"paradigma existencial\", desenhamos aspectos de um \"lugar\" para o qual acreditamos - nós, agentes dispostos a intermediar a passagem de adolescentes para uma vida adulta saudável - devam eles ser encaminhados a ocupar na sociedade, em sua família, em sua individualidade. Isto nos levou à reflexão acerca do processo saúde-doença e de seu significado na perspectiva da educação para a saúde aplicada a adolescentes: o inaugurar de um processo de autonomização. Compreendido em termos filosóficos e psicanalíticos, o sentido que conferimos a esse processo configura-se na escolha consciente de um caminho em sua vida que se realiza através de uma certa disciplina livremente seguida, uma atitude que paulatinamente· torna o indivíduo consciente de seus determinantes inconscientes, de seus condicionamentos - os quais, agora na forma de escolhas, ele se dispõe a infirmar ou confirmar. No caminho de tornar-se, esse seria, na melhor das hipóteses, o marco referencial para a promoção. de sua saúde.Based on psychoanalytical clinicai experience as well as on field experience with adolescents in vulnerable social situations, we reflected upon the possibility of using a new \"existential\" paradigm in health programs as far as the use and abuse of psychoactive substances are concerned. This name results from the theoretical basis that make it up - Psychoanalysis and Phenomenology existing in a scenery where theorizing makes sense: the Ethical djmension in human actions. Additionally, these fe.atures show its contents which concern precisely the individuais\' existential project in its manifest aspects, their visible/measurable behavior as well as their non manifest/invisible behavior. that- is their· intention. Through the concept· of \"existential paradigm\", we design aspects of a \"place\" where we - agents who are willing to help adolescents to walk along the path leading to a healthy adult life- believe they shall be led to in society, in their families, in their individuality. This made us think not only about the health-illness process but also about its meaning as far as education for health applied to adolescents is concemed: setting up a process of autonomy. Considered in philosophical and psychoanalytical terms, the meaning given to this process is created according. to a conscious. choice of a. path in his.life .undertaken freely with a certain discipline. ·Gradually, ·this attitude makes the individual aware of his unconscious determinants, of his conditionings, which now in the form of.choices, he is ready to· deny or confirm. In the path of becoming-being, this would be at best the reference landmark to promote his health.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSpinola, Aracy Witt de PinhoCacuro, Roberto2004-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-01122020-151516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-01T20:37:40Zoai:teses.usp.br:tde-01122020-151516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-01T20:37:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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