Estudo do efeito da injeção de massa na esteira de um cilindro fixo e de um cilindro rotativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24102022-115817/ |
Resumo: | Um trabalho experimental foi realizado para medir o efeito da injeção de massa na esteira formada por um cilindro bidimensional fixo e rodando. Um jato fez a injeção de massa através de um pequeno cilindro localizado atrás do cilindro principal. A posição do jato podia ser mudada para assegurar que a injeção de massa fosse feita direto na esteira. Um túnel de vento de baixa turbulência foi usado para visualização do escoamento ao redor dos cilindros fixo e rotativo. A distribuição de velocidade atrás do cilindro foi medida com um anemômetro de fio quente a temperatura constante em uma malha de 100 pontos. Um túnel de vento de circuito aberto foi usado para a medição da força de arrasto gerada pelo cilindro fixo medido através de uma balança aerodinâmica especialmente construída. Resultados mostraram que pequenos jatos podiam reduzir a esteira dos cilindros fixo e rotativo significativamente levando à redução do arrasto. O jato e a esteira misturados medidos em detalhes à jusante do modelo mostraram que a camada de mistura do jato suavizava rapidamente o gradiente de velocidade entre o jato e a esteira. Como o jato soprava para fora do cilindro principal, este sistema poderia ser usado para controlar a formação do deslocamento de vórtices de estruturas como pontes, chaminé e torres. |
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Estudo do efeito da injeção de massa na esteira de um cilindro fixo e de um cilindro rotativoDetermination of the mass ínjection effect in the wake of a fíxed and rotating cylínderBluff bodiesCorpos rombudosdrag reductionefeito Magnusinjeção de massaMagnus effectmass injectionredução de arrastoUm trabalho experimental foi realizado para medir o efeito da injeção de massa na esteira formada por um cilindro bidimensional fixo e rodando. Um jato fez a injeção de massa através de um pequeno cilindro localizado atrás do cilindro principal. A posição do jato podia ser mudada para assegurar que a injeção de massa fosse feita direto na esteira. Um túnel de vento de baixa turbulência foi usado para visualização do escoamento ao redor dos cilindros fixo e rotativo. A distribuição de velocidade atrás do cilindro foi medida com um anemômetro de fio quente a temperatura constante em uma malha de 100 pontos. Um túnel de vento de circuito aberto foi usado para a medição da força de arrasto gerada pelo cilindro fixo medido através de uma balança aerodinâmica especialmente construída. Resultados mostraram que pequenos jatos podiam reduzir a esteira dos cilindros fixo e rotativo significativamente levando à redução do arrasto. O jato e a esteira misturados medidos em detalhes à jusante do modelo mostraram que a camada de mistura do jato suavizava rapidamente o gradiente de velocidade entre o jato e a esteira. Como o jato soprava para fora do cilindro principal, este sistema poderia ser usado para controlar a formação do deslocamento de vórtices de estruturas como pontes, chaminé e torres.Experimental work was performed for the measurement of the effect of mass injection in a wake of a fixed and a rotating two-dimensional cylinder. The jet was injected by means of a small cylinder located just behind the main cylinder. The jet position could be adjusted in arder to assure that the blowing was directed into the wake. A very low turbulence wind tunnel was used for flow visualization of both a fixed and rotating cylinder. The velocity distribution behind de cylinder was measured by a constant temperature hot wire anemometer in a grid of 100 points and at two downstream positions. A small open circuit wind tunnel was used for drag measurements using a special two component balance. Results showed that small jet flows could reduce significantly the wake of both fixed and rotating cylinders with the inherent recluction of the base drag. The jet and wake mixing measured in detail with a fine grid at the downstream positions showed that the jet mixing layer rapidly smoothes out the velocity gradient between jet and wake. As the jet was blowing outside the main cylinder this indicate that this system could be used to contrai the vortex sheddin~r of structures such as bridges, chimney and towers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatalano, Fernando MartiniCroce, José Antônio Garcia1998-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24102022-115817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-24T14:01:28Zoai:teses.usp.br:tde-24102022-115817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-24T14:01:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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