Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Rodolfo Augusto da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-21082019-113700/
Resumo: A satisfação dos clientes é fundamental para a manutenção do relacionamento com a empresa. Quando eles precisam resolver algum problema, a empresa necessita proporcionar bom atendimento e ter capacidade de resolutividade. No entanto, o atendimento massificado, muitas vezes, impossibilita soluções sensíveis às necessidades dos clientes. A metodologia estatística pode ajudar a empresa na priorização de clientes com perfil a reclamar em um órgão de defesa ao consumidor (ODC), evitando assim uma situação de atrito. Neste projeto, foi realizada a modelagem do comportamento do cliente com relação à propensão ao atrito. Foram testadas as técnicas de Regressão Logística, Random Forest e Algoritmos Genéticos. Os resultados mostraram que os Algoritmos Genéticos são uma boa opção para tornar o modelo mais simples (parcimonioso), sem perda de performance, e que o Random Forest possibilitou ganho de performance, porém torna o modelo mais complexo, tanto do ponto de vista computacional quanto prático no que tange à implantação em sistemas de produção da empresa.
id USP_22067ce4d259bbbbe7e21ae1e8068de1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21082019-113700
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicaçõesModeling Attrition Propensity in the Telecommunication SectorAprendizado de máquinaAtritoAttritionMachine learningPropensity scoreScore de propensãoA satisfação dos clientes é fundamental para a manutenção do relacionamento com a empresa. Quando eles precisam resolver algum problema, a empresa necessita proporcionar bom atendimento e ter capacidade de resolutividade. No entanto, o atendimento massificado, muitas vezes, impossibilita soluções sensíveis às necessidades dos clientes. A metodologia estatística pode ajudar a empresa na priorização de clientes com perfil a reclamar em um órgão de defesa ao consumidor (ODC), evitando assim uma situação de atrito. Neste projeto, foi realizada a modelagem do comportamento do cliente com relação à propensão ao atrito. Foram testadas as técnicas de Regressão Logística, Random Forest e Algoritmos Genéticos. Os resultados mostraram que os Algoritmos Genéticos são uma boa opção para tornar o modelo mais simples (parcimonioso), sem perda de performance, e que o Random Forest possibilitou ganho de performance, porém torna o modelo mais complexo, tanto do ponto de vista computacional quanto prático no que tange à implantação em sistemas de produção da empresa.Customer satisfaction is key to maintaining the relationship with the company. When these need to solve some problem, the company needs to provide good service and have resolving capacity. However, the mass service often makes it impossible. The statistical methodology can help the company in the prioritization of clients with profile to complain in ODC, thus avoiding a situation of attrition. In this project was carried out the modeling of the behavior of the client in relation to the propensity to attrition. Logistic Regression, Random Forest and Genetic Algorithms were tested. The results showed that the Genetic Algorithms are a good option to make the model simpler (parsimonious) without loss of performance and that Random Forest allowed performance gain, but it makes the model more complex, both from the point of view computational and practical in relation to the implantation in production systems of the company.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLouzada Neto, FranciscoArruda, Rodolfo Augusto da Silva2019-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-21082019-113700/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-08-22T21:25:05Zoai:teses.usp.br:tde-21082019-113700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-08-22T21:25:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicações
Modeling Attrition Propensity in the Telecommunication Sector
title Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicações
spellingShingle Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicações
Arruda, Rodolfo Augusto da Silva
Aprendizado de máquina
Atrito
Attrition
Machine learning
Propensity score
Score de propensão
title_short Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicações
title_full Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicações
title_fullStr Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicações
title_full_unstemmed Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicações
title_sort Modelagem de propensão ao atrito no setor de telecomunicações
author Arruda, Rodolfo Augusto da Silva
author_facet Arruda, Rodolfo Augusto da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Louzada Neto, Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Rodolfo Augusto da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado de máquina
Atrito
Attrition
Machine learning
Propensity score
Score de propensão
topic Aprendizado de máquina
Atrito
Attrition
Machine learning
Propensity score
Score de propensão
description A satisfação dos clientes é fundamental para a manutenção do relacionamento com a empresa. Quando eles precisam resolver algum problema, a empresa necessita proporcionar bom atendimento e ter capacidade de resolutividade. No entanto, o atendimento massificado, muitas vezes, impossibilita soluções sensíveis às necessidades dos clientes. A metodologia estatística pode ajudar a empresa na priorização de clientes com perfil a reclamar em um órgão de defesa ao consumidor (ODC), evitando assim uma situação de atrito. Neste projeto, foi realizada a modelagem do comportamento do cliente com relação à propensão ao atrito. Foram testadas as técnicas de Regressão Logística, Random Forest e Algoritmos Genéticos. Os resultados mostraram que os Algoritmos Genéticos são uma boa opção para tornar o modelo mais simples (parcimonioso), sem perda de performance, e que o Random Forest possibilitou ganho de performance, porém torna o modelo mais complexo, tanto do ponto de vista computacional quanto prático no que tange à implantação em sistemas de produção da empresa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-21082019-113700/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-21082019-113700/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257246879186944