Validação do módulo específico diabetes mellitus dos instrumentos DISABKIDS: estudo colaborativo internacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-17032021-092159/ |
Resumo: | O projeto DISABKIDS foi originado por meio do programa Quality of Life and Management of Living Resources Fifth Framework da União Europeia. É uma cooperação entre especialistas de sete países: Alemanha, Áustria, França, Grécia, Holanda, Reino Unido e Suécia. Tem como objetivo desenvolver instrumentos de medida do impacto de uma condição crônica na qualidade de vida de crianças e adolescentes, dando voz a elas, bem como a seus pais e cuidadores sendo, portanto, destinados à medida da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde. No Brasil, o projeto DISABKIDS vem sendo desenvolvido por pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, cadastrado no diretório de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Além dos processos de adaptação cultural e validação dos Instrumentos DISABKIDS para o Brasil, o grupo tem como uma de suas metas a disponibilização de instrumentos válidos e fidedignos para medida de construtos seguindo método padronizado internacionalmente. O presente projeto, metodológico, multicêntrico internacional, teve como objetivo geral validar internacionalmente o Módulo Específico Diabetes, escalas Patient Reported Outcomes e Observer Reported Outcomes dos Instrumentos DISABKIDS. A população do estudo foi constituída por crianças e adolescentes com diabetes Mellitus e seus pais ou responsáveis. Os dados são oriundos de estudos de validação do módulo Diabetes, do conjunto de Instrumentos DISABKIDS, em sete diferentes países, quais sejam: Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, Islândia, Israel e Portugal, categorizados, para a realização desse estudo nas seguintes cinco regiões: Norte da Europa: Suécia, Islândia e Dinamarca; Europa Média; Alemanha; América do Sul: Brasil; Mediterrâneo Oriental: Israel e Sudoeste da Europa: Portugal e Espanha. Os bancos de dados internacionais foram disponibilizados pela coordenação do grupo DISABKIDS Europeu. As coletas de dados foram realizadas entre 2006 e 2018. Para análise do desempenho dos itens foram utilizadas Curvas Características dos Itens, obtidas segundo modelo de Resposta Gradual. Para descrição da estrutura fatorial dos Instrumentos foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória. As propriedades psicométricas foram descritas segundo efeitos floor e ceiling, validade de construto por meio da análise multitraço-multimétodo, fidedignidade segundo as estatísticas Alpha de Cronbach e Ômega de McDonald. Para a escala Patient Reported Outcomes, a Análise Fatorial Confirmatória foi utilizada para analisar a qualidade de ajustamento de do modelo sendo considerados índices de modificação tais como X2/graus de liberdade, Goodness of Fit, Comparative Fit Index, Tucker-Lewis-Index e Root Mean Suqare Error of Approximation. Foi realizada a análise de resíduos e dos índices de modificação. A Análise da Invariância do Modelo Fatorial foi feita por meio da Análise Multigrupos segundo sexo, faixa etária e região dos participantes. Todos os aspectos éticos foram contemplados. Em sua reestruturação, o item 5 foi excluído do cálculo dos escores mas não do Instrumento. Para ambas as versões, todos os resultados relacionados à análise pscicométrica foram satisfatórios, com o modelo apresentando ajuste globalmente e segundo região. Em relação à sua invariância, esta foi refutada apenas para os grupos segundo região. O Instrumento mostrou-se válido e fidedigno para disponibilizar informações referentes aos atributos associados à Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de crianças e adolescentes com diabetes Mellitus, que poderão ser analisadas e comparadas internacionalmente e que subsidiarão profissionais da saúde e gestores na definição de diretrizes clínicas, protocolos de cuidado e elaboração de políticas públicas. |
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Validação do módulo específico diabetes mellitus dos instrumentos DISABKIDS: estudo colaborativo internacionalValidation of the specific diabetes mellitus module of DISABKIDS questionnaires: An international collaborative studyAdolescentAdolescentesChildCriançaDiabetesDiabetesEstudos de validaçãoQualidade de vidaQuality of lifeValidation studiesO projeto DISABKIDS foi originado por meio do programa Quality of Life and Management of Living Resources Fifth Framework da União Europeia. É uma cooperação entre especialistas de sete países: Alemanha, Áustria, França, Grécia, Holanda, Reino Unido e Suécia. Tem como objetivo desenvolver instrumentos de medida do impacto de uma condição crônica na qualidade de vida de crianças e adolescentes, dando voz a elas, bem como a seus pais e cuidadores sendo, portanto, destinados à medida da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde. No Brasil, o projeto DISABKIDS vem sendo desenvolvido por pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, cadastrado no diretório de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Além dos processos de adaptação cultural e validação dos Instrumentos DISABKIDS para o Brasil, o grupo tem como uma de suas metas a disponibilização de instrumentos válidos e fidedignos para medida de construtos seguindo método padronizado internacionalmente. O presente projeto, metodológico, multicêntrico internacional, teve como objetivo geral validar internacionalmente o Módulo Específico Diabetes, escalas Patient Reported Outcomes e Observer Reported Outcomes dos Instrumentos DISABKIDS. A população do estudo foi constituída por crianças e adolescentes com diabetes Mellitus e seus pais ou responsáveis. Os dados são oriundos de estudos de validação do módulo Diabetes, do conjunto de Instrumentos DISABKIDS, em sete diferentes países, quais sejam: Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, Islândia, Israel e Portugal, categorizados, para a realização desse estudo nas seguintes cinco regiões: Norte da Europa: Suécia, Islândia e Dinamarca; Europa Média; Alemanha; América do Sul: Brasil; Mediterrâneo Oriental: Israel e Sudoeste da Europa: Portugal e Espanha. Os bancos de dados internacionais foram disponibilizados pela coordenação do grupo DISABKIDS Europeu. As coletas de dados foram realizadas entre 2006 e 2018. Para análise do desempenho dos itens foram utilizadas Curvas Características dos Itens, obtidas segundo modelo de Resposta Gradual. Para descrição da estrutura fatorial dos Instrumentos foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória. As propriedades psicométricas foram descritas segundo efeitos floor e ceiling, validade de construto por meio da análise multitraço-multimétodo, fidedignidade segundo as estatísticas Alpha de Cronbach e Ômega de McDonald. Para a escala Patient Reported Outcomes, a Análise Fatorial Confirmatória foi utilizada para analisar a qualidade de ajustamento de do modelo sendo considerados índices de modificação tais como X2/graus de liberdade, Goodness of Fit, Comparative Fit Index, Tucker-Lewis-Index e Root Mean Suqare Error of Approximation. Foi realizada a análise de resíduos e dos índices de modificação. A Análise da Invariância do Modelo Fatorial foi feita por meio da Análise Multigrupos segundo sexo, faixa etária e região dos participantes. Todos os aspectos éticos foram contemplados. Em sua reestruturação, o item 5 foi excluído do cálculo dos escores mas não do Instrumento. Para ambas as versões, todos os resultados relacionados à análise pscicométrica foram satisfatórios, com o modelo apresentando ajuste globalmente e segundo região. Em relação à sua invariância, esta foi refutada apenas para os grupos segundo região. O Instrumento mostrou-se válido e fidedigno para disponibilizar informações referentes aos atributos associados à Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de crianças e adolescentes com diabetes Mellitus, que poderão ser analisadas e comparadas internacionalmente e que subsidiarão profissionais da saúde e gestores na definição de diretrizes clínicas, protocolos de cuidado e elaboração de políticas públicas.The DISABKIDS project was originated through the European Union\'s Quality of Life and Management of Living Resources Fifth Framework program. It is a cooperation between experts from seven countries: Germany, Austria, France, Greece, the Netherlands, the United Kingdom and Sweden. It aims to develop instruments to measure the impact of a chronic condition on the quality of life of children and adolescents, giving voice to them, as well as to their parents and caregivers, intended to measure Health-Related Quality of Life. In Brazil, the DISABKIDS project has been developed by researchers from the Research Group on Health Measures at the Ribeirão Preto College of Nursing, University of São Paulo, registered in the research directory of the National Council for Scientific and Technological Development. In addition to the processes of cultural adaptation and validation of DISABKIDS Instruments for Brazil, one of the goals of the group is to provide valid and reliable instruments for measuring constructs following an internationally standardized method. The present international methodological, multicenter project aimed to internationally validate the Patient Reported Outcomes and Observer Reported Outcomes scales of the Diabetes Module, of DISABKIDS Instruments. The study population consisted of children and adolescents with diabetes Mellitus and their parents or guardians. Data come from validation studies of the Diabetes module, from the set of DISABKIDS Instruments, in 7 different countries: Germany, Brazil, Denmark, Spain, Iceland, Israel and Portugal, categorized in 5 regions: Northern Europe: Sweden, Iceland and Denmark; Middle Europe; Germany; South America: Brazil; Eastern Mediterranean: Israel and Southwest Europe: Portugal and Spain. International databases were made available by the coordination of the European DISABKIDS group. Data were collected between 2006 and 2018. For item performance analysis, Item Characteristic Curves were used, obtained according to the Gradual Response model. To describe the factorial structure of the Instruments, the Confirmatory Factor Analysis was used. The psychometric properties were described according to floor and ceiling effects, construct validity according to multitrait-multimethod analysis, reliability according to Cronbach\'s Alpha and McDonald\'s Omega statistics. For the Patient Reported Outcomes scale, the Confirmatory Factor Analysis was used to analyze the quality of fit of the model being considered modification indices such as X2 / degrees of freedom, Goodness of Fit, Comparative Fit Index, Tucker-Lewis-Index and Root Mean Suqare Error os Approximation. Analysis of residues and modification indexes was carried out. The Analysis of the Invariance of the Factorial Model was realized through the Multigroup Analysis according to sex, age group and region of the participants. All ethical aspects were considered. In its restructuring, item 5 was excluded from the calculation of scores but not from the Instrument. For both versions, all results related to psychometric analysis were satisfactory, with the model showing adjustment globally and according to region. Regarding their invariance, this was refuted only for groups according to region. The Instrument proved to be valid and reliable to provide information regarding the attributes associated with the Health-Related Quality of Life of children and adolescents with diabetes Mellitus, which can be analyzed and compared internationally and which will assist health professionals and managers in defining clinical guidelines , care protocols and public policy development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Claudia Benedita dosConacci, Beatriz Juliana2020-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-17032021-092159/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-13T19:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-17032021-092159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-13T19:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O projeto DISABKIDS foi originado por meio do programa Quality of Life and Management of Living Resources Fifth Framework da União Europeia. É uma cooperação entre especialistas de sete países: Alemanha, Áustria, França, Grécia, Holanda, Reino Unido e Suécia. Tem como objetivo desenvolver instrumentos de medida do impacto de uma condição crônica na qualidade de vida de crianças e adolescentes, dando voz a elas, bem como a seus pais e cuidadores sendo, portanto, destinados à medida da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde. No Brasil, o projeto DISABKIDS vem sendo desenvolvido por pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, cadastrado no diretório de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Além dos processos de adaptação cultural e validação dos Instrumentos DISABKIDS para o Brasil, o grupo tem como uma de suas metas a disponibilização de instrumentos válidos e fidedignos para medida de construtos seguindo método padronizado internacionalmente. O presente projeto, metodológico, multicêntrico internacional, teve como objetivo geral validar internacionalmente o Módulo Específico Diabetes, escalas Patient Reported Outcomes e Observer Reported Outcomes dos Instrumentos DISABKIDS. A população do estudo foi constituída por crianças e adolescentes com diabetes Mellitus e seus pais ou responsáveis. Os dados são oriundos de estudos de validação do módulo Diabetes, do conjunto de Instrumentos DISABKIDS, em sete diferentes países, quais sejam: Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, Islândia, Israel e Portugal, categorizados, para a realização desse estudo nas seguintes cinco regiões: Norte da Europa: Suécia, Islândia e Dinamarca; Europa Média; Alemanha; América do Sul: Brasil; Mediterrâneo Oriental: Israel e Sudoeste da Europa: Portugal e Espanha. Os bancos de dados internacionais foram disponibilizados pela coordenação do grupo DISABKIDS Europeu. As coletas de dados foram realizadas entre 2006 e 2018. Para análise do desempenho dos itens foram utilizadas Curvas Características dos Itens, obtidas segundo modelo de Resposta Gradual. Para descrição da estrutura fatorial dos Instrumentos foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória. As propriedades psicométricas foram descritas segundo efeitos floor e ceiling, validade de construto por meio da análise multitraço-multimétodo, fidedignidade segundo as estatísticas Alpha de Cronbach e Ômega de McDonald. Para a escala Patient Reported Outcomes, a Análise Fatorial Confirmatória foi utilizada para analisar a qualidade de ajustamento de do modelo sendo considerados índices de modificação tais como X2/graus de liberdade, Goodness of Fit, Comparative Fit Index, Tucker-Lewis-Index e Root Mean Suqare Error of Approximation. Foi realizada a análise de resíduos e dos índices de modificação. A Análise da Invariância do Modelo Fatorial foi feita por meio da Análise Multigrupos segundo sexo, faixa etária e região dos participantes. Todos os aspectos éticos foram contemplados. Em sua reestruturação, o item 5 foi excluído do cálculo dos escores mas não do Instrumento. Para ambas as versões, todos os resultados relacionados à análise pscicométrica foram satisfatórios, com o modelo apresentando ajuste globalmente e segundo região. Em relação à sua invariância, esta foi refutada apenas para os grupos segundo região. O Instrumento mostrou-se válido e fidedigno para disponibilizar informações referentes aos atributos associados à Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de crianças e adolescentes com diabetes Mellitus, que poderão ser analisadas e comparadas internacionalmente e que subsidiarão profissionais da saúde e gestores na definição de diretrizes clínicas, protocolos de cuidado e elaboração de políticas públicas. |
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