Modelo de automação de um sistema de controle de carga para a aduana nos portos brasileiros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Caio Fernando
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-21102024-113239/
Resumo: Esta dissertação visa estabelecer os parâmetros para o desenvolvimento de um sistema de controle de cargas portuário. A ótica deste sistema de controle será implementada sob o ponto de vista da Autoridade Aduaneira. Deve-se frisar que este sistema é totalmente inédito no sistema portuário nacional, tendo o Departamento de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP através do Grupo de Automação de Sistemas Industriais e Portuários (GAESI) desenvolvido soluções nesta área para os portos de Santos, Vitória, Sepetiba e Rio de Janeiro. Este projeto de troca eletrônica de dados é chamado de Supervia Eletrônica de Dados - SED. Nesta dissertação será apresentada a metodologia usada para a implementação da SED, bem como a avaliação de sua aplicação nos portos de Santos, Vitória, Sepetiba e Rio de Janeiro destacando as peculiaridades de cada um e suas necessidades de customização. No capítulo inicial será apresentado o estado da arte na área de controle de cargas de sistemas aduaneiros em portos brasileiros e internacionais. No segundo capitulo são apresentadas as dificuldades de implementação de projetos sui-generis, bem com o a importância para o comércio exterior brasileiro da existência de tal ferramenta. No terceiro capitulo apresentaremos a metodologia de desenvolvimento da SED e a integração de dados possível entre as diversas autoridades que atuam em um porto. No quarto capitulo serão apresentados as aplicações nos portos Santos Vitória, Sepetiba e Rio deJaneiro com comparações entre elas. No capítulo final serão apresentadas as conclusões desta dissertação bem como as possibilidades de trabalhos futuros sejam eles de mestrado ou doutorado. ) O sistema de controle de carga é um módulo da Supervia Eletrônica de Dados desenvolvido para prover soluções tecnológicas de informação que atenda a Autoridade Aduaneira, possibilitando assim maior controle e maior eficiência gerencial na localização e acompanhamento da movimentação de cargas nas correntes de importação e exportação. A Supervia pode ser vista como uma valorosa ferramenta para implantação de infra-estrutura tecnológica, e é adequada às necessidade de controle aduaneiro. Possibilita otimizar recursos, mas exige qualificação de usuários e parceiros para novas especialidades. O projeto se desenvolve segundo atividades que dizem respeito à implementação e demonstração de novas tecnologias às diversas empresas que participam da atividade portuária. Elimina processos manuais introduzindo operações automatizadas via Internet em todos os níveis de tarefas. O projeto é definido em etapas, identificam-se os sistemas de informação necessários e as áreas interrelacionadas, e assim avalia-se precisamente o grau dos diversos relacionamentos, para que o intercâmbio eletrônico siga alto padrão. Adotou-se o modo EDI (Electronic Data Intergenge), para a partir de então, buscar incorporá-lo em todas as entidades portuárias (públicas e privadas), estabelecendo troca de dadosentre sistemas de empresas distintas, com precisão e integridade, durante todos os processos de comunicação entre os diversos bancos de dados.
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Nesta dissertação será apresentada a metodologia usada para a implementação da SED, bem como a avaliação de sua aplicação nos portos de Santos, Vitória, Sepetiba e Rio de Janeiro destacando as peculiaridades de cada um e suas necessidades de customização. No capítulo inicial será apresentado o estado da arte na área de controle de cargas de sistemas aduaneiros em portos brasileiros e internacionais. No segundo capitulo são apresentadas as dificuldades de implementação de projetos sui-generis, bem com o a importância para o comércio exterior brasileiro da existência de tal ferramenta. No terceiro capitulo apresentaremos a metodologia de desenvolvimento da SED e a integração de dados possível entre as diversas autoridades que atuam em um porto. No quarto capitulo serão apresentados as aplicações nos portos Santos Vitória, Sepetiba e Rio deJaneiro com comparações entre elas. No capítulo final serão apresentadas as conclusões desta dissertação bem como as possibilidades de trabalhos futuros sejam eles de mestrado ou doutorado. ) O sistema de controle de carga é um módulo da Supervia Eletrônica de Dados desenvolvido para prover soluções tecnológicas de informação que atenda a Autoridade Aduaneira, possibilitando assim maior controle e maior eficiência gerencial na localização e acompanhamento da movimentação de cargas nas correntes de importação e exportação. A Supervia pode ser vista como uma valorosa ferramenta para implantação de infra-estrutura tecnológica, e é adequada às necessidade de controle aduaneiro. Possibilita otimizar recursos, mas exige qualificação de usuários e parceiros para novas especialidades. O projeto se desenvolve segundo atividades que dizem respeito à implementação e demonstração de novas tecnologias às diversas empresas que participam da atividade portuária. Elimina processos manuais introduzindo operações automatizadas via Internet em todos os níveis de tarefas. O projeto é definido em etapas, identificam-se os sistemas de informação necessários e as áreas interrelacionadas, e assim avalia-se precisamente o grau dos diversos relacionamentos, para que o intercâmbio eletrônico siga alto padrão. Adotou-se o modo EDI (Electronic Data Intergenge), para a partir de então, buscar incorporá-lo em todas as entidades portuárias (públicas e privadas), estabelecendo troca de dadosentre sistemas de empresas distintas, com precisão e integridade, durante todos os processos de comunicação entre os diversos bancos de dados.This dissertation aim to establish parameters to the development of a port load control system. The optic of this control system will be occur in respects of Customs Authority. It\'s necessary to emphasize that this system is totally original in the national port system, which the Electric Automation an Energy Engineering Department of Polytechnical School of University of São Paulo through Group of Automation of Port and Industries Systems (GAESI) developed solutions in this area to the Santos, Vitória, Sepetiba and Rio de Janeiro ports. This project of data electronic change is called Data Electronic Supervia - SED. In this dissertation will be presented the methodology used for the SED\'s implantation, as well as the valuation of it\'s application in Santos, Vitoria, Sepetiba and Rio de Janeiro ports detaching the peculiarities of each one and its customize necessity. In the first chapter will be presented the state of art in the custom systems of load control areas in Brazilian and International Ports. In the second chapter will be presented the difficulties of projects implantation sui-generis, as well as the importance to the Brazilian foreign trade of the existence of such tool. The third chapter shows the methodology of SED\'s development and the integration of possible data between the several authorities that work in a port. The fourth chapter shows the application in the Santos, Vitória, Sepetiba and Rio de Janeiro ports with comparison betweenthen. In the final chapter will be presented the conclusions of this dissertation as well as the possibilities of future works been in Master and Doctor degrees. The Load Control System is a Data Electronic Supervia module developed to promote technological solutions of information that heed the Customs Authority, making possible a bigger control and a bigger managerial efficacy in localization and tracing of load movement in the export and import chains. ) Supervia can be seen as a worthy tool to implantation of technologic infrastructure, and it is appropriate to the customs control necessities. Supervia allows to optimize resources, but require users qualification and partners to new specialties. The project is developed as the activities that concern to implantation and demonstration of new technologies to several companies that participate of port activities. This project eliminate manual processes introducing automatized operations through Internet in all task levels. The project is defined in stages, it identifies the information system necessary and the interrelated areas, to that the electronic interchange follows a high standard. It was adopted the EDI mode (Electronic Data Interchange), to look for incorporate in all port entity (public and private) establishing data changing between different companies systems, with precision and integrity, during all the communication process between de several data bank.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, Eduardo MarioFontana, Caio Fernando2004-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-21102024-113239/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-23T18:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-21102024-113239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-23T18:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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