Uma luta científico-social desproporcional: colonialidade e branquitude na fundação da USP e ensino superior na Imprensa Negra Paulista (1924 1937)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-09102023-100310/ |
Resumo: | À luz dos estudos críticos da branquitude e de perspectivas críticas sobre a colonialidade, o presente trabalho interpreta a maneira como o racismo influenciou a concepção da Universidade de São Paulo (USP) e analisa as referências ao ensino superior presentes nas agendas políticas de seus fundadores e da Imprensa Negra Paulista entre os anos de 1924 e 1937. A pesquisa foi elaborada a partir de dois conjuntos de fontes, o primeiro constituído por textos e discursos dos fundadores da USP e o segundo composto pelos jornais O Clarim da Alvorada, Progresso e A Voz da Raça. Verificou-se que em ambos os grupos o ensino superior esteve conectado aos seus respectivos ideais de nação definidos a partir de posições radicalmente distintas a respeito dos sentidos de raça, do lugar dos negros na sociedade brasileira e do papel da ciência ou da cultura douta na sociedade. A relação de proximidade com o Estado possibilitou que um desses grupos configurasse suas perspectivas na forma de uma instituição. A fundação da USP concretizou, aprofundou e institucionalizou a diferença entre eles constituindo-se como parte importante do processo brasileiro de construção social da raça nos anos 1930. |
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Uma luta científico-social desproporcional: colonialidade e branquitude na fundação da USP e ensino superior na Imprensa Negra Paulista (1924 1937)A disproportionate scientific-social struggle: coloniality and whiteness in the founding of USP and higher education in the Imprensa Negra Paulista (1924 1937)Black PressBranquitudeHistória da UniversidadeHistory of the UniversityImprensa NegraRaçaRaceUSPUSPWhitenessÀ luz dos estudos críticos da branquitude e de perspectivas críticas sobre a colonialidade, o presente trabalho interpreta a maneira como o racismo influenciou a concepção da Universidade de São Paulo (USP) e analisa as referências ao ensino superior presentes nas agendas políticas de seus fundadores e da Imprensa Negra Paulista entre os anos de 1924 e 1937. A pesquisa foi elaborada a partir de dois conjuntos de fontes, o primeiro constituído por textos e discursos dos fundadores da USP e o segundo composto pelos jornais O Clarim da Alvorada, Progresso e A Voz da Raça. Verificou-se que em ambos os grupos o ensino superior esteve conectado aos seus respectivos ideais de nação definidos a partir de posições radicalmente distintas a respeito dos sentidos de raça, do lugar dos negros na sociedade brasileira e do papel da ciência ou da cultura douta na sociedade. A relação de proximidade com o Estado possibilitou que um desses grupos configurasse suas perspectivas na forma de uma instituição. A fundação da USP concretizou, aprofundou e institucionalizou a diferença entre eles constituindo-se como parte importante do processo brasileiro de construção social da raça nos anos 1930.This study stems from critical whiteness studies and and critical perspectives on coloniality. It interprets how racism influenced the conception of the University of São Paulo (USP) and analyzes the references to higher education present in its founders and the Imprensa Negra Paulistas political agendas between 1924 and 1937. The research adopted two sets of sources. The first constituted by a group of the University of São Paulo founders texts and speeches and the second composed by the newspapers O Clarim da Alvorada, Progresso and A Voz da Raça. In both groups it was found that Higher Education was connected to their singular ideals of nation which were defined from radically different positions regarding perspectives on race, black peoples position in Brazilian society, and the role of science or scholarly culture in society. The close relationship with the State made it possible for one of these groups to configure its point of view into the creation of an educational institution. The foundation of USP materialized, deepened and institutionalized the difference between them. The new university became an important part of the Brazilian social construction of race in the 1930s.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Ana Luiza Jesus daRocha, Mariana Machado2023-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-09102023-100310/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-11T18:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-09102023-100310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-11T18:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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