Escrita em língua inglesa no ensino fundamental II: o contexto social dos gêneros textuais nos livros didáticos do PNLD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10012022-195558/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo a investigação da função social empregada nas atividades de escrita de ambas as edições da coleção didática, Way to English for Brazilian Learners, pertencente ao componente curricular de língua inglesa da rede pública, anos finais do fundamental II. Esse estudo tem como filiação teórica à Nova Retórica que, por sua vez, entende que os gêneros textuais devam ser molduras para a ação social (BAZERMAN, 2006; MILLER, 1984). A pesquisa tem como procedimentos de análise: a) Verificação de como a concepção de escrita da Base Nacional Comum Curricular foi materializada nas atividades de escrita nas obras didáticas e b) Identificação do contexto social a partir das categorias de análise propostas por Devitt, Reiff e Bawarshi (2004), que têm por finalidade descrever as cenas de escrita dos gêneros textuais. As categorias buscam, nessa cena de escrita, o lugar em que os gêneros estão, o assunto abordado, os participantes que os utilizam e o propósito de quem os escreve e os leem. Como resultado, foi constatado que a concepção de escrita processual e colaborativa, prevista pela BNCC, está sendo empregada pelas atividades de escrita da coleção didática. Quanto ao contexto social, os gêneros biográficos e resenhas tiveram resultados contrários. As atividades de escrita do gênero resenha preveem propósitos relacionados ao gênero e a sua escrita. Já os gêneros biográficos, a maioria de suas atividades não tem qualquer referência à finalidade de escrita. |
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