Moleculário: abordagens didáticas imersivas na disseminação científica da emergência climática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Gustavo Chagas de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-125021/
Resumo: Neste trabalho, adotamos a realidade virtual como ponte para o engajamento e ensino de fenômenos das mudanças climáticas em escalas fora do cotidiano. A realidade virtual tem o potencial de assimilar diversas experiências imersivas, oferecendo uma camada de percepção única e capaz representar cenários, situações, dados e comportamentos de forma flexível. Pesquisas anteriores envolvendo estruturas moleculares destacam a realidade virtual como ferramenta poderosa para visualizar e interagir com sistemas utilizando simulações, representando suas propriedades acuradamente. Através da concepção e criação da plataforma Moleculário, espaço não formal de educação físico e virtual, recebemos visitas de público de diferentes experiências e escolaridades, que experienciaram sistemas moleculares em realidade virtual com três graus de interatividade: visualização molecular, dinâmica molecular interativa e interação com rastreamento de mãos. Para análise, elaborou-se questionário que buscou a avaliação do público sobre a interatividade, experiência imersiva, engajamento e aprendizagem. A partir dos questionários, foi identificado potencial da realidade virtual na comunicação de fenômenos e percepção da nanoescala. Os dispositivos de realidade virtual proporcionaram resultados positivos especialmente ao engajamento do público com a tecnologia, que no geral proporcionou consistentemente alta imersão ao público. O Moleculário também apresentou pontes didáticas tanto na perspectiva docente quanto na percepção de aprendizado do público, com grande maioria identificando que aprendeu durante a experimentação e que aumentaram seu interesse nas questões abordadas. Em conclusão, a realidade virtual poderá se tornar uma ferramenta efetiva em aumentar de engajamento e disseminação de processos da nanoescala por meio do Moleculário, sendo esse um ponto de partida para pesquisas com público mais amplo nas pontes entre público e questões ligadas a emergência climática.
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Através da concepção e criação da plataforma Moleculário, espaço não formal de educação físico e virtual, recebemos visitas de público de diferentes experiências e escolaridades, que experienciaram sistemas moleculares em realidade virtual com três graus de interatividade: visualização molecular, dinâmica molecular interativa e interação com rastreamento de mãos. Para análise, elaborou-se questionário que buscou a avaliação do público sobre a interatividade, experiência imersiva, engajamento e aprendizagem. A partir dos questionários, foi identificado potencial da realidade virtual na comunicação de fenômenos e percepção da nanoescala. Os dispositivos de realidade virtual proporcionaram resultados positivos especialmente ao engajamento do público com a tecnologia, que no geral proporcionou consistentemente alta imersão ao público. O Moleculário também apresentou pontes didáticas tanto na perspectiva docente quanto na percepção de aprendizado do público, com grande maioria identificando que aprendeu durante a experimentação e que aumentaram seu interesse nas questões abordadas. Em conclusão, a realidade virtual poderá se tornar uma ferramenta efetiva em aumentar de engajamento e disseminação de processos da nanoescala por meio do Moleculário, sendo esse um ponto de partida para pesquisas com público mais amplo nas pontes entre público e questões ligadas a emergência climática.In this work, we adopted virtual reality to engage and teach about climate change phenomena on scales far removed from everyday life. Virtual reality has the potential to bridge diverse immersive experiences, offering a unique layer of perception capable of representing scenarios, situations, and data flexibly. Previous studies in virtual reality focused on molecular structures point to virtual reality as a powerful tool for visualizing and interacting with systems using simulations, accurately representing its properties. Through the conception and creation of the Molecularium platform, a physical and virtual non-formal educational space, we received visits from a variety of audiences with different backgrounds, who experienced molecular systems in virtual reality with three levels of interactivity: molecular visualization, interactive molecular dynamics, and hand-tracking interaction. To evaluate, a questionnaire was applied to investigate the audience\'s evaluation of interactivity, immersive experience, engagement, and learning. From the results, virtual reality was found to have the potential to communicate and perceive nanoscale phenomena. Virtual reality devices provided positive outcomes, especially in engaging the public with the technology, which generally provided consistently high immersion for the audience. The Molecularium also showed educational potential both from the teacher\'s perspective and in terms of the public\'s learning perception, with the vast majority identifying that they learned during the experimentation and that their interest in the addressed issues increased. In conclusion, virtual reality can be an effective tool in bridging engagement and dissemination of nanoscale processes through the Molecularium, making it a starting point for broader public research on the bridges between the public and issues related to the climate emergency.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiranda, Caetano RodriguesMorais, Gustavo Chagas de2024-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-125021/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-29T19:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-29112024-125021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-29T19:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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