Regulação, Concorrência e Mercado de Mídia no Brasil: A Internet como Porta de Reentrada para o Direito Econômico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2132/tde-02072020-154827/ |
Resumo: | Sob a perspectiva do direito econômico enquanto técnica jurídica capaz de constantes adaptações para disciplinar estruturas econômicas também em transformação, este trabalho propõe a utilização da agenda do direito econômico para a Internet como ponto de partida para a elaboração de uma política econômica para o mercado de mídia brasileiro em sua totalidade, incluindo a \"velha\" e a \"nova\" mídia. Ao identificar que os meios de comunicação digitais retomam e reforçam desafios de adaptabilidade que tanto o direito antitruste quanto a intervenção regulatória tiveram dificuldade de superar já no contexto da mídia tradicional, a pesquisa busca demonstrar como soluções compartilhadas para o enfrentamento da concentração econômica na mídia e na Internet no Brasil podem ser elaboradas a partir da experimentação e da reformulação de paradigmas jurídicos de acordo com especificidades comuns a esses mercados, como a dificuldade de delimitar mercados relevantes, a complexidade do conceito de bem-estar do consumidor diante da relevância democrática do acesso à informação e do pluralismo de ideias, as dinâmicas de \"preço-zero\" e a necessidade de contar com um aparato normativo flexível o suficiente para que o interesse público prevaleça sobre o poder econômico privado concentrado que se reinventa e se perpetua em movimentos cíclicos no setor. A partir de tais sobreposições entre as demandas da Internet e do sistema de mídia como um todo para a aplicação eficaz do direito econômico e de seu potencial transformador, o trabalho conclui que a Internet permite não apenas a atualização do debate sobre a disciplina estatal das estruturas econômicas do mercado de mídia brasileiro, como também oferece uma janela de oportunidade singular para que o direito econômico reafirme sua posição dialética e relevante em face do mercado de mídia que, até aqui, se consolidou à revelia da elaboração de uma política econômica para as comunicações no Brasil. |
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Regulação, Concorrência e Mercado de Mídia no Brasil: A Internet como Porta de Reentrada para o Direito EconômicoRegulation, Competition and Media Markets in Brazil: The Internet as a Reopened Door to Economic LawCompetition lawConcentração econômicaDefesa da concorrênciaEconomic concentrationInternetInternetMediaMídiaRegulaçãoRegulationSob a perspectiva do direito econômico enquanto técnica jurídica capaz de constantes adaptações para disciplinar estruturas econômicas também em transformação, este trabalho propõe a utilização da agenda do direito econômico para a Internet como ponto de partida para a elaboração de uma política econômica para o mercado de mídia brasileiro em sua totalidade, incluindo a \"velha\" e a \"nova\" mídia. Ao identificar que os meios de comunicação digitais retomam e reforçam desafios de adaptabilidade que tanto o direito antitruste quanto a intervenção regulatória tiveram dificuldade de superar já no contexto da mídia tradicional, a pesquisa busca demonstrar como soluções compartilhadas para o enfrentamento da concentração econômica na mídia e na Internet no Brasil podem ser elaboradas a partir da experimentação e da reformulação de paradigmas jurídicos de acordo com especificidades comuns a esses mercados, como a dificuldade de delimitar mercados relevantes, a complexidade do conceito de bem-estar do consumidor diante da relevância democrática do acesso à informação e do pluralismo de ideias, as dinâmicas de \"preço-zero\" e a necessidade de contar com um aparato normativo flexível o suficiente para que o interesse público prevaleça sobre o poder econômico privado concentrado que se reinventa e se perpetua em movimentos cíclicos no setor. A partir de tais sobreposições entre as demandas da Internet e do sistema de mídia como um todo para a aplicação eficaz do direito econômico e de seu potencial transformador, o trabalho conclui que a Internet permite não apenas a atualização do debate sobre a disciplina estatal das estruturas econômicas do mercado de mídia brasileiro, como também oferece uma janela de oportunidade singular para que o direito econômico reafirme sua posição dialética e relevante em face do mercado de mídia que, até aqui, se consolidou à revelia da elaboração de uma política econômica para as comunicações no Brasil.Based on the idea of economic law as a legal tool capable of continuous adaptation in order to rule over economic structures which are also in transformation, this dissertation suggests using the economic law agenda for the Internet as starting point for conceiving a political economy for the Brazilian market as a whole, comprising both the \"old\" and the \"new\" media. As it identifies that digital media outlets reinstate and reinforce the adaptability challenges that both antitrust and economic regulation have struggled to overcome in the context of traditional media, the research aims to demonstrate how shared solutions to face economic concentration in the media and in the Internet in Brazil can be articulated from experimentation strategies and based on the reformulation of legal paradigms according to the specificities that are common to both environments, such as the difficulty of defining relevant markets, the complexity of the consumer welfare standard given the democratic relevance of access to information and pluralism, zero-price market dynamics, and the need to have a legal framework that is flexible enough to allow the public interest to prevail over the concentrated (private) economic power that reinvents and perpetuates itself in cyclical patterns within the media industry. Based on such overlapping requirements of the Internetbased media and the media outlets in general to allow an effective application of economic law and the fulfillment of its transformative potential, the dissertation concludes that the Internet not only triggers an updated debate of media policy in the Brazilian context, but also offers a unique window of opportunity for economic law to reaffirm its dialectic and relevant role in shaping the economic configuration of the Brazilian media market which, thus far, has established itself in complete disregard of any kind of meaningful policymaking effort to create a political economy plan for communications in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Vinicius Marques deTeodoro, Giovana Félix2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2132/tde-02072020-154827/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-02T12:59:16Zoai:teses.usp.br:tde-02072020-154827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-02T12:59:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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