Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-16012024-144323/ |
Resumo: | a América Latina, as universidades públicas desempenharam um papel fundamental não só na esfera educacional, mas também na estruturação dos Estados nacionais. A extensão universitária, um pilar essencial do ensino superior, é o meio pelo qual a universidade interage com a sociedade. É necessário entender a extensão universitária na América Latina à luz de uma história marcada por nuances sociais, políticas e culturais específicas de cada país. Nesse cenário, os estudantes surgem como protagonistas, almejando uma extensão universitária que transcende a disseminação do conhecimento e aspira promover transformações sociais. Contudo, observa-se um crescente distanciamento dos estudantes em relação à formulação política dessa função acadêmica. Este estudo tem dois objetivos principais: investigar o papel dos estudantes na construção histórica da extensão universitária latino-americana no século XX e estabelecer um diálogo com estudantes universitários equatorianos sobre como alcançar uma extensão universitária transformadora sob uma perspectiva ético- pedagógica. Para abordar essa questão, recorremos às teorias do educador Paulo Freire, enfatizando que os estudantes devem estar no centro desse processo transformador. |
id |
USP_2487d60ce3e0aabe01c5bb8b358af568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16012024-144323 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e BrasilStudents and the construction of latin american university extensionAssessoria técnicaExtensão transformadoraExtensão universitáriaMovimento estudantilStudent movementTechnical assistanceTransformative extensionUniversity extensiona América Latina, as universidades públicas desempenharam um papel fundamental não só na esfera educacional, mas também na estruturação dos Estados nacionais. A extensão universitária, um pilar essencial do ensino superior, é o meio pelo qual a universidade interage com a sociedade. É necessário entender a extensão universitária na América Latina à luz de uma história marcada por nuances sociais, políticas e culturais específicas de cada país. Nesse cenário, os estudantes surgem como protagonistas, almejando uma extensão universitária que transcende a disseminação do conhecimento e aspira promover transformações sociais. Contudo, observa-se um crescente distanciamento dos estudantes em relação à formulação política dessa função acadêmica. Este estudo tem dois objetivos principais: investigar o papel dos estudantes na construção histórica da extensão universitária latino-americana no século XX e estabelecer um diálogo com estudantes universitários equatorianos sobre como alcançar uma extensão universitária transformadora sob uma perspectiva ético- pedagógica. Para abordar essa questão, recorremos às teorias do educador Paulo Freire, enfatizando que os estudantes devem estar no centro desse processo transformador.In Latin America, public universities have played a pivotal role not only in the educational realm but also in structuring national states. University extension, an essential pillar of higher education, is the means by which the university interacts with society. It is necessary to understand university extension in Latin America in light of a history marked by specific social, political, and cultural nuances of each country. In this scenario, students emerge as protagonists, aiming for a university extension that goes beyond the dissemination of knowledge and aspires to promote social transformations. However, there is a growing distance between students and the political formulation of this academic function. This study has two main objectives: to investigate the role of students in the historical construction of Latin American university extension in the 20th century and to establish a dialogue with Ecuadorian university students about how to achieve transformative university extension from an ethical-pedagogical perspective. To address this issue, we turn to the theories of educator Paulo Freire, emphasizing that students should be at the center of this transformative process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPD'Ottaviano, Maria Camila LoffredoEspinoza Riera, Hernán Roberto 2023-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-16012024-144323/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-23T19:05:03Zoai:teses.usp.br:tde-16012024-144323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-23T19:05:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil Students and the construction of latin american university extension |
title |
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil |
spellingShingle |
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil Espinoza Riera, Hernán Roberto Assessoria técnica Extensão transformadora Extensão universitária Movimento estudantil Student movement Technical assistance Transformative extension University extension |
title_short |
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil |
title_full |
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil |
title_fullStr |
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil |
title_full_unstemmed |
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil |
title_sort |
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil |
author |
Espinoza Riera, Hernán Roberto |
author_facet |
Espinoza Riera, Hernán Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
D'Ottaviano, Maria Camila Loffredo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espinoza Riera, Hernán Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assessoria técnica Extensão transformadora Extensão universitária Movimento estudantil Student movement Technical assistance Transformative extension University extension |
topic |
Assessoria técnica Extensão transformadora Extensão universitária Movimento estudantil Student movement Technical assistance Transformative extension University extension |
description |
a América Latina, as universidades públicas desempenharam um papel fundamental não só na esfera educacional, mas também na estruturação dos Estados nacionais. A extensão universitária, um pilar essencial do ensino superior, é o meio pelo qual a universidade interage com a sociedade. É necessário entender a extensão universitária na América Latina à luz de uma história marcada por nuances sociais, políticas e culturais específicas de cada país. Nesse cenário, os estudantes surgem como protagonistas, almejando uma extensão universitária que transcende a disseminação do conhecimento e aspira promover transformações sociais. Contudo, observa-se um crescente distanciamento dos estudantes em relação à formulação política dessa função acadêmica. Este estudo tem dois objetivos principais: investigar o papel dos estudantes na construção histórica da extensão universitária latino-americana no século XX e estabelecer um diálogo com estudantes universitários equatorianos sobre como alcançar uma extensão universitária transformadora sob uma perspectiva ético- pedagógica. Para abordar essa questão, recorremos às teorias do educador Paulo Freire, enfatizando que os estudantes devem estar no centro desse processo transformador. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-16012024-144323/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-16012024-144323/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257012243529728 |