Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espinoza Riera, Hernán Roberto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-16012024-144323/
Resumo: a América Latina, as universidades públicas desempenharam um papel fundamental não só na esfera educacional, mas também na estruturação dos Estados nacionais. A extensão universitária, um pilar essencial do ensino superior, é o meio pelo qual a universidade interage com a sociedade. É necessário entender a extensão universitária na América Latina à luz de uma história marcada por nuances sociais, políticas e culturais específicas de cada país. Nesse cenário, os estudantes surgem como protagonistas, almejando uma extensão universitária que transcende a disseminação do conhecimento e aspira promover transformações sociais. Contudo, observa-se um crescente distanciamento dos estudantes em relação à formulação política dessa função acadêmica. Este estudo tem dois objetivos principais: investigar o papel dos estudantes na construção histórica da extensão universitária latino-americana no século XX e estabelecer um diálogo com estudantes universitários equatorianos sobre como alcançar uma extensão universitária transformadora sob uma perspectiva ético- pedagógica. Para abordar essa questão, recorremos às teorias do educador Paulo Freire, enfatizando que os estudantes devem estar no centro desse processo transformador.
id USP_2487d60ce3e0aabe01c5bb8b358af568
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16012024-144323
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e BrasilStudents and the construction of latin american university extensionAssessoria técnicaExtensão transformadoraExtensão universitáriaMovimento estudantilStudent movementTechnical assistanceTransformative extensionUniversity extensiona América Latina, as universidades públicas desempenharam um papel fundamental não só na esfera educacional, mas também na estruturação dos Estados nacionais. A extensão universitária, um pilar essencial do ensino superior, é o meio pelo qual a universidade interage com a sociedade. É necessário entender a extensão universitária na América Latina à luz de uma história marcada por nuances sociais, políticas e culturais específicas de cada país. Nesse cenário, os estudantes surgem como protagonistas, almejando uma extensão universitária que transcende a disseminação do conhecimento e aspira promover transformações sociais. Contudo, observa-se um crescente distanciamento dos estudantes em relação à formulação política dessa função acadêmica. Este estudo tem dois objetivos principais: investigar o papel dos estudantes na construção histórica da extensão universitária latino-americana no século XX e estabelecer um diálogo com estudantes universitários equatorianos sobre como alcançar uma extensão universitária transformadora sob uma perspectiva ético- pedagógica. Para abordar essa questão, recorremos às teorias do educador Paulo Freire, enfatizando que os estudantes devem estar no centro desse processo transformador.In Latin America, public universities have played a pivotal role not only in the educational realm but also in structuring national states. University extension, an essential pillar of higher education, is the means by which the university interacts with society. It is necessary to understand university extension in Latin America in light of a history marked by specific social, political, and cultural nuances of each country. In this scenario, students emerge as protagonists, aiming for a university extension that goes beyond the dissemination of knowledge and aspires to promote social transformations. However, there is a growing distance between students and the political formulation of this academic function. This study has two main objectives: to investigate the role of students in the historical construction of Latin American university extension in the 20th century and to establish a dialogue with Ecuadorian university students about how to achieve transformative university extension from an ethical-pedagogical perspective. To address this issue, we turn to the theories of educator Paulo Freire, emphasizing that students should be at the center of this transformative process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPD'Ottaviano, Maria Camila LoffredoEspinoza Riera, Hernán Roberto 2023-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-16012024-144323/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-23T19:05:03Zoai:teses.usp.br:tde-16012024-144323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-23T19:05:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
Students and the construction of latin american university extension
title Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
spellingShingle Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
Espinoza Riera, Hernán Roberto
Assessoria técnica
Extensão transformadora
Extensão universitária
Movimento estudantil
Student movement
Technical assistance
Transformative extension
University extension
title_short Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
title_full Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
title_fullStr Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
title_full_unstemmed Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
title_sort Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
author Espinoza Riera, Hernán Roberto
author_facet Espinoza Riera, Hernán Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Ottaviano, Maria Camila Loffredo
dc.contributor.author.fl_str_mv Espinoza Riera, Hernán Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Assessoria técnica
Extensão transformadora
Extensão universitária
Movimento estudantil
Student movement
Technical assistance
Transformative extension
University extension
topic Assessoria técnica
Extensão transformadora
Extensão universitária
Movimento estudantil
Student movement
Technical assistance
Transformative extension
University extension
description a América Latina, as universidades públicas desempenharam um papel fundamental não só na esfera educacional, mas também na estruturação dos Estados nacionais. A extensão universitária, um pilar essencial do ensino superior, é o meio pelo qual a universidade interage com a sociedade. É necessário entender a extensão universitária na América Latina à luz de uma história marcada por nuances sociais, políticas e culturais específicas de cada país. Nesse cenário, os estudantes surgem como protagonistas, almejando uma extensão universitária que transcende a disseminação do conhecimento e aspira promover transformações sociais. Contudo, observa-se um crescente distanciamento dos estudantes em relação à formulação política dessa função acadêmica. Este estudo tem dois objetivos principais: investigar o papel dos estudantes na construção histórica da extensão universitária latino-americana no século XX e estabelecer um diálogo com estudantes universitários equatorianos sobre como alcançar uma extensão universitária transformadora sob uma perspectiva ético- pedagógica. Para abordar essa questão, recorremos às teorias do educador Paulo Freire, enfatizando que os estudantes devem estar no centro desse processo transformador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-16012024-144323/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-16012024-144323/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257012243529728