"Conhecimento dos conceitos de erros de medicação, entre auxiliares de enfermagem como fator de segurança do paciente na terapêutica medicamentosa"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-02062004-165118/ |
Resumo: | O preparo e a administração de medicamentos são práticas realizadas no cotidiano pela equipe de enfermagem. Para que haja segurança aos pacientes na utilização dos medicamentos, faz-se necessário que os profissionais envolvidos no sistema de medicação tenham o conhecimento e o entendimento do conceito de erro na medicação de maneira clara, para que possam identificar o erro bem como as situações facilitadoras para sua ocorrência. O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento dos auxiliares de enfermagem de um hospital de ensino sobre o conceito de erro na medicação antes e após a implantação de uma oficina de capacitação. A pesquisa foi realizada em um hospital universitário situado na Região Noroeste do Estado do Paraná. A amostra foi constituída de 47 auxiliares de enfermagem que estavam regularmente matriculados no curso de formação profissionalizante em técnico de enfermagem e que exerciam a atividade assistencial, tendo a medicação como rotina em sua prática. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa de uma universidade estadual, em conformidade com a Resolução n.º 196/96. Trata-se de um estudo quantitativo com delineamento quase-experimental, tendo como referencial teórico a abordagem sistêmica do erro. A coleta dos dados ocorreu em três etapas: 1. pré-teste, 2. desenvolvimento de uma oficina dinâmica de estudos fundamentada na metodologia da problematização, e 3. pós-teste. Os resultados foram agrupados em sete categorias, as quais seguem: 1. comunicação entre a equipe de saúde; 2. cumprimento do horário da administração de medicamentos; 3. execução do procedimento técnico; 4. dispensação e distribuição dos medicamentos; 5. sistemas de medicação; 6. administração de medicamentos propriamente dita e 7. complicações relacionadas aos medicamentos. Os resultados apontaram que os participantes não perceberam o atraso na administração de medicamentos e a falta de monitoramento pós-administração como erro na medicação, demonstrando uma confiança na regra dos cinco certos e pouco conhecimento dos protocolos de preparo e conservação dos fármacos. Constatou-se a existência de situações facilitadoras para a ocorrência de erro no sistema de medicação, destacando-se que o processo de seleção e prescrição tem maior risco de promover um erro e o processo de dispensação e distribuição possui menor possibilidade em desencadear erro na medicação. |
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"Conhecimento dos conceitos de erros de medicação, entre auxiliares de enfermagem como fator de segurança do paciente na terapêutica medicamentosa" Knowledge about medication error concepts among nursing auxiliaries as a patient safety factor in medication therapy.adverse effectsefeitos adversoerro de medicaçãomedicaçãomedicationmedication errormedication systemsistema de medicaçãoO preparo e a administração de medicamentos são práticas realizadas no cotidiano pela equipe de enfermagem. Para que haja segurança aos pacientes na utilização dos medicamentos, faz-se necessário que os profissionais envolvidos no sistema de medicação tenham o conhecimento e o entendimento do conceito de erro na medicação de maneira clara, para que possam identificar o erro bem como as situações facilitadoras para sua ocorrência. O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento dos auxiliares de enfermagem de um hospital de ensino sobre o conceito de erro na medicação antes e após a implantação de uma oficina de capacitação. A pesquisa foi realizada em um hospital universitário situado na Região Noroeste do Estado do Paraná. A amostra foi constituída de 47 auxiliares de enfermagem que estavam regularmente matriculados no curso de formação profissionalizante em técnico de enfermagem e que exerciam a atividade assistencial, tendo a medicação como rotina em sua prática. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa de uma universidade estadual, em conformidade com a Resolução n.º 196/96. Trata-se de um estudo quantitativo com delineamento quase-experimental, tendo como referencial teórico a abordagem sistêmica do erro. A coleta dos dados ocorreu em três etapas: 1. pré-teste, 2. desenvolvimento de uma oficina dinâmica de estudos fundamentada na metodologia da problematização, e 3. pós-teste. Os resultados foram agrupados em sete categorias, as quais seguem: 1. comunicação entre a equipe de saúde; 2. cumprimento do horário da administração de medicamentos; 3. execução do procedimento técnico; 4. dispensação e distribuição dos medicamentos; 5. sistemas de medicação; 6. administração de medicamentos propriamente dita e 7. complicações relacionadas aos medicamentos. Os resultados apontaram que os participantes não perceberam o atraso na administração de medicamentos e a falta de monitoramento pós-administração como erro na medicação, demonstrando uma confiança na regra dos cinco certos e pouco conhecimento dos protocolos de preparo e conservação dos fármacos. Constatou-se a existência de situações facilitadoras para a ocorrência de erro no sistema de medicação, destacando-se que o processo de seleção e prescrição tem maior risco de promover um erro e o processo de dispensação e distribuição possui menor possibilidade em desencadear erro na medicação.The preparation and administration of medication are daily practices carried out by the nursing team. In order to grant safety to patients in medication use, it becomes necessary for professionals involved in the medication system to possess clear knowledge and understanding about the concept of medication error for them to be able to identify the error, as well as the situations that facilitate its occurrence. This study aimed to analyze the knowledge of nursing auxiliaries at a school hospital with respect to the medication error concept before and after the implantation of a training workshop. The research was carried out at a university hospital located in the northwestern region of Paraná, Brazil. The sample consisted of 47 nursing auxiliaries, who were regularly enrolled in a nursing technician professional formation course and active in nursing care, so that medication was part of their routine practice. The research project was approved by the Research Ethics Committee in accordance with Resolution nº 196/96 - CNS. This is a quantitative and exploratory study with quasi-experimental outlines, adopting the systemic error approach as a reference framework. Data collection involved three phases: 1. pre-test, 2. development of a dynamic study workshop based on problem methodology, and 3. post-test. Results were grouped into seven categories as follows: 1. communication among health team members; 2. accomplishment of medication administration time; 3. technical procedure realization; 4. medication dispensation and distribution; 5. medication systems; 6. medication administration in itself and 7. complications related to medication. We highlighted that, according to the results, the participants did not perceive the delay in medication administration and the lack of post-administration monitoring as a medication error, demonstrating excessive trust in the five rights and little knowledge about the preparation and conservation protocols for pharmaceutical products. We observed the existence of situations that facilitate the occurrence of errors in the medication system, emphasizing that the selection and prescription process contains greater risk of leading to error and that a smaller possibility of medication error is contained in the dispensation and distribution process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCassiani, Silvia Helena de BortoliCoimbra, Jorseli Angela Henriques2004-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-02062004-165118/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-02062004-165118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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