Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Bianca Maria Santana de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102012-103931/
Resumo: As tecnologias digitais compõem um cenário de mudanças em diversas esferas da sociedade. O objetivo deste trabalho foi investigar a presença de tais tecnologias na EJA (educação de jovens e adultos), por meio dos usos que estudantes dizem fazer dessas tecnologias e as possíveis relações desses usos com o processo de escolarização e as aprendizagens que vivenciam. Foram aplicados trinta questionários a jovens e adultos matriculados em salas de EJA de escolas públicas da região da Freguesia do Ó e Brasilândia, na zona noroeste de São Paulo, e realizadas entrevistas de profundidade com cinco dos sujeitos que responderam aos questionários. Os resultados indicam que a maior parte dos sujeitos utiliza as tecnologias digitais fora das escolas para se comunicarem, para se divertirem e aprenderem sobre temas relacionados a projetos pessoais e conteúdos culturais de seu interesse. Também é possível afirmar que a apropriação das tecnologias, explorando suas diversas possibilidades para a realização de projetos individuais ou coletivos, depende de saberes prévios aprendidos na escola. Sem estarem alfabetizados, por exemplo, a capacidade de navegação pela rede fica comprometida, e quanto mais escolarizados, mais os sujeitos da EJA se apropriam das tecnologias digitais. A partir das análises destes resultados são desenhadas recomendações de como os projetos de EJA, as escolas e as políticas públicas podem contribuir para a ampliação dos usos das tecnologias digitais, e para que estes usos auxiliem nos processos de aprendizagem ao longo da vida dos sujeitos da educação de jovens e adultos.
id USP_253b4b4bc8355244fce1ebe417ef00ae
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01102012-103931
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?Youth and adults in the schooling process and the digital technologies: who uses them, in favor of whom, and for what?Aprendizagem ao longo da vidaEducação de jovens e adultosEducational technologyICTInformation and communication technologiesLife-long learningTecnologia educacionalTecnologias de informação e comunicaçãoTICYouth and adult educationAs tecnologias digitais compõem um cenário de mudanças em diversas esferas da sociedade. O objetivo deste trabalho foi investigar a presença de tais tecnologias na EJA (educação de jovens e adultos), por meio dos usos que estudantes dizem fazer dessas tecnologias e as possíveis relações desses usos com o processo de escolarização e as aprendizagens que vivenciam. Foram aplicados trinta questionários a jovens e adultos matriculados em salas de EJA de escolas públicas da região da Freguesia do Ó e Brasilândia, na zona noroeste de São Paulo, e realizadas entrevistas de profundidade com cinco dos sujeitos que responderam aos questionários. Os resultados indicam que a maior parte dos sujeitos utiliza as tecnologias digitais fora das escolas para se comunicarem, para se divertirem e aprenderem sobre temas relacionados a projetos pessoais e conteúdos culturais de seu interesse. Também é possível afirmar que a apropriação das tecnologias, explorando suas diversas possibilidades para a realização de projetos individuais ou coletivos, depende de saberes prévios aprendidos na escola. Sem estarem alfabetizados, por exemplo, a capacidade de navegação pela rede fica comprometida, e quanto mais escolarizados, mais os sujeitos da EJA se apropriam das tecnologias digitais. A partir das análises destes resultados são desenhadas recomendações de como os projetos de EJA, as escolas e as políticas públicas podem contribuir para a ampliação dos usos das tecnologias digitais, e para que estes usos auxiliem nos processos de aprendizagem ao longo da vida dos sujeitos da educação de jovens e adultos.Digital technologies form a scenario of changes in many spheres of society. The objective of this study is to investigate the existence of such technologies in youth and adult education, through the uses of technologies that students report and the relationship between these uses and the schooling process they experience. Thirty questionnaires were answered by young people and adults registered in adult education classrooms of public schools in the region of Freguesia do Ó and Brasilândia, in the northwest of São Paulo city, and five of these students were interviewed aftwerwards. The results indicate that most of the students uses digital technologies outside schools to communicate, have fun and to learn about topics related to their personal projects and cultural content of their interest. It is also possible to say that the appropriation of technologies, exploring its many possibilities for the implementation of individual and group projects, depends on prior knowledge learned at school. Without being literate, as an example, the ability to navigate through internet is compromised, and the more people are educated in school, more they appropriate the digital technologies. The analysis of these results bring some recommendations to adult education projects, schools and public policies, to try to expand the uses of digital technologies for life-long learning of brazilian youngsters and adults.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPierro, Maria Clara diBrito, Bianca Maria Santana de2012-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102012-103931/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:32Zoai:teses.usp.br:tde-01102012-103931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?
Youth and adults in the schooling process and the digital technologies: who uses them, in favor of whom, and for what?
title Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?
spellingShingle Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?
Brito, Bianca Maria Santana de
Aprendizagem ao longo da vida
Educação de jovens e adultos
Educational technology
ICT
Information and communication technologies
Life-long learning
Tecnologia educacional
Tecnologias de informação e comunicação
TIC
Youth and adult education
title_short Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?
title_full Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?
title_fullStr Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?
title_full_unstemmed Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?
title_sort Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?
author Brito, Bianca Maria Santana de
author_facet Brito, Bianca Maria Santana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pierro, Maria Clara di
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Bianca Maria Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida
Educação de jovens e adultos
Educational technology
ICT
Information and communication technologies
Life-long learning
Tecnologia educacional
Tecnologias de informação e comunicação
TIC
Youth and adult education
topic Aprendizagem ao longo da vida
Educação de jovens e adultos
Educational technology
ICT
Information and communication technologies
Life-long learning
Tecnologia educacional
Tecnologias de informação e comunicação
TIC
Youth and adult education
description As tecnologias digitais compõem um cenário de mudanças em diversas esferas da sociedade. O objetivo deste trabalho foi investigar a presença de tais tecnologias na EJA (educação de jovens e adultos), por meio dos usos que estudantes dizem fazer dessas tecnologias e as possíveis relações desses usos com o processo de escolarização e as aprendizagens que vivenciam. Foram aplicados trinta questionários a jovens e adultos matriculados em salas de EJA de escolas públicas da região da Freguesia do Ó e Brasilândia, na zona noroeste de São Paulo, e realizadas entrevistas de profundidade com cinco dos sujeitos que responderam aos questionários. Os resultados indicam que a maior parte dos sujeitos utiliza as tecnologias digitais fora das escolas para se comunicarem, para se divertirem e aprenderem sobre temas relacionados a projetos pessoais e conteúdos culturais de seu interesse. Também é possível afirmar que a apropriação das tecnologias, explorando suas diversas possibilidades para a realização de projetos individuais ou coletivos, depende de saberes prévios aprendidos na escola. Sem estarem alfabetizados, por exemplo, a capacidade de navegação pela rede fica comprometida, e quanto mais escolarizados, mais os sujeitos da EJA se apropriam das tecnologias digitais. A partir das análises destes resultados são desenhadas recomendações de como os projetos de EJA, as escolas e as políticas públicas podem contribuir para a ampliação dos usos das tecnologias digitais, e para que estes usos auxiliem nos processos de aprendizagem ao longo da vida dos sujeitos da educação de jovens e adultos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102012-103931/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102012-103931/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256588167938048